Categoria: TECNOLOGIA

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  • Xbox Cloud Gaming chegará às TVs LG em abril com novas possibilidades

    Xbox Cloud Gaming chegará às TVs LG em abril com novas possibilidades

    Confira também mais sobre o Xbox enquanto aguarda as novidades do mundo dos games! A Microsoft acaba de anunciar que o Xbox Cloud Gaming, sua plataforma de jogos na nuvem, será disponibilizada para as Smart TVs da LG a partir de abril. A notícia anima os fãs que aguardavam a expansão do serviço para outros dispositivos além da Samsung, e agora se confirma que o ecossistema da LG será o próximo a receber essa funcionalidade.

    Expansão além da Samsung: o Xbox na nuvem ganha terreno

    Desde seu lançamento, o Xbox Cloud Gaming era acessível apenas através de dispositivos da Samsung, como televisores e monitores mais recentes. Posteriormente, a compatibilidade foi ampliada para o Amazon Fire TV Stick, levando a experiência de jogos via streaming para mais lares. Com a chegada do app às TVs LG, o serviço da Microsoft dá mais um passo importante rumo à democratização dos jogos em nuvem, alcançando uma nova base de usuários que utiliza os televisores da marca coreana.

    Quais modelos de TV LG receberão o app?

    Embora já esteja confirmado que o lançamento acontecerá em abril, ainda não há uma lista oficial de quais modelos da LG serão compatíveis com o Xbox Cloud Gaming. A expectativa é que o aplicativo seja incluído inicialmente nas TVs da linha 2025, mas modelos anteriores com recursos avançados e suporte ao webOS atualizado também podem receber o app futuramente.

    LG aposta no futuro dos jogos em nuvem

    Nos últimos anos, a LG tem investido cada vez mais no segmento gamer, adicionando recursos como latência reduzida, suporte ao NVIDIA G-Sync e ao AMD FreeSync, além de painéis com taxas de atualização elevadas. A integração com o Xbox Cloud Gaming reforça esse compromisso, permitindo que os usuários joguem títulos do Game Pass diretamente da TV, sem a necessidade de um console físico.

    Um novo capítulo para o Xbox Cloud Gaming

    O fim da exclusividade com a Samsung marca uma nova fase para o Xbox Cloud Gaming. Com a chegada à LG, outros fabricantes podem seguir o mesmo caminho, tornando os jogos em nuvem cada vez mais acessíveis. Enquanto isso, os fãs aguardam ansiosos por mais detalhes sobre compatibilidade e funcionalidades adicionais que poderão vir junto com esse lançamento.

    Fique atento para mais novidades sobre a expansão do Xbox Cloud Gaming e outras atualizações do universo gamer!

  • Pixar anuncia oficialmente “Os Incríveis 3” com retorno de Brad Bird

    Pixar anuncia oficialmente “Os Incríveis 3” com retorno de Brad Bird

    Apesar da tradição da Pixar de evitar sequências prolongadas de seus clássicos, o estúdio segue atendendo aos pedidos dos fãs ao confirmar novas aventuras de personagens icônicos. Após a confirmação de Toy Story 5 e Coco 2, agora é a vez da família Parr retornar em “Os Incríveis 3”, encerrando a trilogia com um capítulo final aguardado por quase duas décadas.

    Retorno heróico Confirmado

    A confirmação foi feita durante o evento D23, da Disney, onde foi revelado que a sequência já está em produção. Para alegria dos fãs, Brad Bird, diretor dos dois primeiros filmes, está de volta para comandar o projeto. A conta oficial da Pixar no X (antigo Twitter) divulgou que o projeto está “oficialmente em andamento”, reacendendo a empolgação dos admiradores da família de super-heróis.

    Embora o enredo e a data de lançamento ainda estejam sob sigilo, especula-se que a produção levará vários anos para ser concluída, considerando o tempo de desenvolvimento típico de animações desse porte.

    Uma espera longa, mas promissora

    O primeiro filme da franquia foi lançado em 2004, enquanto a sequência chegou apenas em 2018, tornando-se um fenômeno de bilheteria com arrecadação superior a US$ 1,24 bilhão, sendo superado apenas por Divertida Mente 2. Mesmo com o sucesso estrondoso, a confirmação do terceiro filme levou mais de cinco anos, o que deixou os fãs incertos quanto à continuidade da história.

    O que esperar do Capítulo Final?

    Embora ainda não haja pistas sobre a linha do tempo da trama, é provável que os personagens mantenham a mesma idade, assim como foi feito entre o primeiro e o segundo filme. A Pixar parece comprometida em preservar a essência da família Parr enquanto prepara uma conclusão épica para a jornada de seus heróis.

    Agora, resta aguardar por mais anúncios oficiais nos próximos eventos da Disney, onde possivelmente serão revelados detalhes do enredo, elenco e uma janela de lançamento para o aguardado “Os Incríveis 3”.

  • Facebook expandirá monetização para Stories na Plataforma

    Facebook expandirá monetização para Stories na Plataforma

    O Facebook, rede social da Meta, está prestes a dar um passo importante para criadores de conteúdo: a plataforma começará a testar a monetização de Stories. A novidade faz parte da expansão do programa lançado em outubro de 2024, que já permitia gerar receita com Reels, vídeos, fotos e postagens de texto. Agora, as Histórias também passam a integrar esse ecossistema lucrativo para criadores.

    Novas oportunidades para criadores

    De acordo com o comunicado oficial da Meta, usuários selecionados para o beta poderão começar a ganhar dinheiro com as histórias publicadas em seus perfis. A empresa incentiva os criadores a “ganhar dinheiro com vídeos, reels, fotos e postagens de texto”, destacando que o novo recurso trará ainda mais possibilidades de engajamento e monetização.

    Essa atualização amplia significativamente o leque de ferramentas disponíveis para quem produz conteúdo na plataforma, incluindo criadores iniciantes e influenciadores mais estabelecidos.

    Dicas para aumentar a receita com conteúdo

    Para maximizar os ganhos, a Meta recomenda diversificar os formatos utilizados nas publicações. Testar diferentes tipos de conteúdo, como vídeos verticais, fotos impactantes e textos envolventes, pode ajudar a descobrir o que mais atrai e engaja o público.

    • Use Reels para alcançar novos públicos;
    • Priorize vídeos em formato vertical;
    • Crie conteúdos originais e autênticos;
    • Adapte os posts aos gostos e hábitos do seu público no Facebook;
    • Incentive interações: curtidas, comentários e compartilhamentos aumentam o alcance e o desempenho das publicações.

    Com a monetização de Stories entrando em fase de testes, os criadores podem esperar uma plataforma ainda mais robusta e rentável para compartilhar suas ideias e conteúdos com o mundo.

  • OpenAI e Google querem usar conteúdo com Copyright para treinar suas IAs

    OpenAI e Google querem usar conteúdo com Copyright para treinar suas IAs

    A OpenAI e o Google, responsáveis por tecnologias como o ChatGPT e o Gemini, estão pressionando o governo dos Estados Unidos por uma autorização especial que lhes permita utilizar materiais protegidos por direitos autorais no treinamento de suas inteligências artificiais. As gigantes da tecnologia defendem que o acesso a esse tipo de conteúdo é crucial para o avanço da IA generativa e para manter os EUA na vanguarda global da inovação.

    Uso justo em debate

    Em resposta ao “Plano de Ação de IA” elaborado durante a administração Trump, a OpenAI apresentou um documento reforçando a importância de dispositivos legais como o uso justo e as exceções para mineração de dados e textos. Segundo a empresa, essas ferramentas legais são indispensáveis para que os modelos possam aprender a partir de dados públicos, mesmo quando esses dados forem protegidos por copyright, sem causar prejuízos significativos aos detentores dos direitos.

    O Google também expressou apoio à ideia, alertando que normas de copyright muito restritivas podem frear o desenvolvimento científico e barrar inovações no setor tecnológico.

    Controvérsias judiciais em curso

    Tanto a OpenAI quanto o Google estão no centro de processos judiciais relacionados ao uso de conteúdo protegido por copyright em seus treinamentos de IA. A OpenAI, por exemplo, enfrenta ações movidas por escritores e empresas de mídia que alegam que suas obras foram utilizadas sem autorização. Já o Google, apesar de também ter sido alvo de acusações semelhantes, obteve vitórias judiciais fundamentadas no argumento de uso justo.

    O debate sobre o uso de conteúdo com copyright para alimentar IAs levanta questões éticas e legais que devem moldar o futuro da tecnologia. Para empresas como OpenAI e Google, o desafio será equilibrar inovação com o respeito à propriedade intelectual.

  • Homem-Aranha ganha poderes do Juggernaut em nova saga surpreendente

    Homem-Aranha ganha poderes do Juggernaut em nova saga surpreendente

    O universo do Homem-Aranha continua a surpreender os fãs com narrativas ousadas e criativas. A mais recente, intitulada As 8 Mortes do Homem-Aranha, vem explorando o lado mais sombrio e fantástico do herói. Nesta história, Peter Parker não apenas encara sua própria mortalidade, como também adquire habilidades de outros personagens icônicos da Marvel — incluindo o imbatível Juggernaut, dos X-Men.

    Uma Fusão Inesperada de Poderes

    Homem-Aranha
    Homem-Aranha

    Na trama, Doutor Destino assume o manto de novo Feiticeiro Supremo e designa ao Aranha a missão de proteger o mundo contra uma ameaça mística: Cyttorak. Para cumprir essa tarefa, Doom cria um traje que permite a Peter “renascer” a cada morte, mas com profundas mudanças em sua forma e habilidades. Em meio a essas transformações, nos volumes 68, 69 e 70 de The Amazing Spider-Man, testemunhamos o herói se tornar nada menos que o próprio Juggernaut.

    A metamorfose dá a ele não só a força bruta e a invulnerabilidade típicas do vilão dos X-Men, como também insere o Aranha em conflitos mais intensos e violentos do que o habitual.

    Impacto Temporário, Mas Marcante

    Apesar de não ser a primeira vez que heróis da Marvel passam por alterações inusitadas, essa fusão com o Juggernaut adiciona um tom épico à história. A transformação não se estende por muitos capítulos, mas o suficiente para causar impacto entre os leitores e gerar debates sobre o destino do personagem nesta saga ainda em andamento.

    Fica claro que a série busca oferecer experiências novas e ousadas, mesmo que à primeira vista possam parecer improváveis. Essas experimentações continuam conectando os fãs com o lado mais criativo e imprevisível do universo Marvel.

    Outros Destaques do Aranhaverso

    • Na série Demolidor: Born Again, há pistas intrigantes sobre o futuro do Aranha no MCU.
    • Além disso, uma atriz de Stranger Things foi confirmada no elenco de Homem-Aranha 4, o que pode indicar novos rumos para Peter Parker nas telonas.
  • GDC 2025: Xbox Cloud Gaming (Beta): Expandindo Seu Alcance, Aprimorando Seu Jogo

    GDC 2025: Xbox Cloud Gaming (Beta): Expandindo Seu Alcance, Aprimorando Seu Jogo

    No universo do Xbox, nossa visão é clara: permitir que jogadores acessem seus títulos favoritos, com quem quiserem, em qualquer lugar do mundo. Desde o lançamento do Projeto xCloud há seis anos, temos evoluído com o objetivo de oferecer aos criadores uma rota acessível e eficiente para levar seus jogos a todos os dispositivos imagináveis. Hoje, com o Xbox Cloud Gaming (Beta), essa missão ganha um novo capítulo, tanto para desenvolvedores quanto para jogadores.

    De Consoles à Nuvem: Uma Nova Era de Acesso

    Antes, era preciso ter um console ou um PC gamer potente para curtir os principais lançamentos. Agora, com o Xbox Cloud Gaming, isso mudou. Desenvolvedores podem alcançar um público muito mais amplo, entregando seus jogos diretamente em dispositivos que já fazem parte do cotidiano das pessoas — como celulares, tablets, TVs e até headsets de realidade virtual.

    Entre outubro e dezembro de 2024, foram transmitidas impressionantes 140 milhões de horas de jogos via Xbox Cloud Gaming, em plataformas como iOS, Android, Chromebooks, PCs simples, TVs Samsung com app Xbox, dispositivos Fire TV, Meta Quest e, em breve, TVs LG.

    Jogabilidade Flexível para Todos os Estilos

    Nosso objetivo não é substituir os consoles tradicionais, mas expandir as possibilidades. Muitos jogadores usam o streaming para testar jogos antes de baixá-los, o que diminui as barreiras de entrada e estimula a descoberta de novos títulos. Quem joga no Xbox One também pode acessar jogos da geração Xbox Series X|S, sem precisar trocar de console.

    Para os desenvolvedores, isso representa um novo público mais diverso, além de estender o ciclo de vida e aumentar a rentabilidade de seus games.

    Uma Experiência Unificada em Todos os Dispositivos

    Com o Xbox, a continuidade da experiência é garantida. Progresso salvo, compras e complementos funcionam de maneira fluida entre console, PC e nuvem. A estrutura multiplayer — incluindo lista de amigos e chat — também é mantida em todas as plataformas. Através do Xbox Game Pass, os usuários têm acesso a uma vasta biblioteca de títulos, incluindo lançamentos no dia da estreia.

    O novo recurso Stream Your Own Game (SYOG) permite que os jogadores comprem e transmitam jogos específicos fora do Game Pass em qualquer dispositivo compatível, mantendo expansões e compras in-game sincronizadas entre todas as plataformas.

    Mais Opções de Controle, Mais Liberdade

    Além da flexibilidade de dispositivos, oferecemos suporte a vários tipos de controles: controles Bluetooth como os do Xbox, PlayStation DualSense/DualShock e até Nintendo Switch Pro. Em celulares, é possível jogar usando controles de toque personalizados. Para jogos compatíveis, o suporte a mouse e teclado na nuvem também está disponível, oferecendo ainda mais maneiras de jogar.

    Atualmente, o Xbox Cloud Gaming está ativo em 28 grandes mercados globais e seguimos expandindo, levando os jogos para cada vez mais pessoas ao redor do planeta.

    Latência: Uma Missão de Otimização Contínua

    Latência é um dos principais desafios dos jogos na nuvem, e por isso desenvolvemos ferramentas de teste automatizadas para simular diversos cenários reais. Isso nos permite identificar rapidamente gargalos e melhorar constantemente a experiência de jogo.

    Avanços recentes que melhoraram a performance:

    • Captura Direta: Redução de 16 a 72ms na latência de entrada, agora suportando quase todo o catálogo de jogos.
    • Otimizações por dispositivo: Melhorias específicas para decodificadores de vídeo integrados que eliminaram milissegundos valiosos para alguns usuários.
    • Uso de WebRTC: Menor latência e maior resiliência, graças ao melhor gerenciamento de perda de pacotes.
    • Ajustes de buffer: Transições mais suaves e resposta mais rápida sem prejudicar o desempenho.
    • Parcerias com fabricantes: Colaboração com marcas de hardware para aplicar configurações otimizadas (como o Modo Jogo), proporcionando sessões com menor latência.
    • Expansão dos datacenters: Mais servidores espalhados pelo mundo significam conexões mais rápidas para mais pessoas.

    Esses avanços estão tornando os jogos na nuvem tão responsivos que até os jogadores mais exigentes estão se rendendo à tecnologia. E não estamos falando só de jogos casuais — jogadores estão curtindo tudo, de FPSs cheios de ação a RPGs imersivos e títulos esportivos intensos.

    Nossos dados mostram que os gêneros mais jogados se mantêm consistentes entre as plataformas — seja no console, PC ou nuvem. Claro, há nuances: RPGs fazem sucesso nos celulares, enquanto jogos esportivos bombam nas TVs. No geral, quem joga via nuvem está explorando um universo vasto de possibilidades.

  • Formação para novas tecnologias passará a fazer parte da EJA

    Formação para novas tecnologias passará a fazer parte da EJA

    Habilidades como enviar mensagens de texto em redes sociais, identificar golpes e informações falsas online, usar aplicativos bancários e até mesmo fazer perfis em apps de namoro deverão fazer parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Neste mês, começou em todo o país a formação voltada para os alfabetizadores da EJA e a educação midiática está entre os tópicos abordados.

    “A gente defende que essas tecnologias possam ser exploradas de uma forma crítica, para que esse sujeito seja um utilizador delas. Não que ele tenha a tecnologia como a solucionadora de todos os problemas, mas que ele compreenda essa tecnologia como algo que pode auxiliar, que pode facilitar a vida dele”, diz a professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Daniele Dias.

    Dias coordena o Programa de Formação de Alfabetizadores e Docentes dos Anos Iniciais do ensino fundamental, desenvolvido pela UFPB em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com a Cátedra Unesco de EJA. Trata-se da primeira formação ampla de âmbito nacional ofertada aos alfabetizadores da EJA. O curso é voltado para 1,3 mil formadores regionais, que, por sua vez, são responsáveis por repassar os conhecimentos para as redes de ensino até chegar a coordenadores e professores, que levarão os conteúdos para as salas de aula. A formação, que é online, começou este mês e segue até 2026.

    O programa faz parte do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, o Pacto EJA, lançado no ano passado pelo governo federal como uma iniciativa inédita para dar ênfase e visibilidade à educação voltada para jovens, adultos e idosos.

    O foco dessa formação é capacitar as redes de ensino para que se possa garantir a alfabetização de jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade, quando crianças, de aprender a ler, escrever e fazer contas simples. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 11,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade, não sabem ler e escrever sequer um bilhete simples.

    “Essas pessoas precisam que alguém faça o Tinder [aplicativo de namoro] delas. Ou seja, o analfabetismo, tem um impacto inclusive sobre a vida afetiva. Percebe que você está entrando em outra dimensão da cidadania? Essas pessoas não escrevem e não leem no WhatsApp, elas só mandam áudios. Essas pessoas precisam inventar alguma estratégia para pegar o ônibus, dizer que elas não estão enxergando bem, porque elas não querem expor esse analfabetismo. Então, tem a ver com a cidadania, não é?”, defende Dias.

    Além disso, aprender a usar as novas tecnologias também evita golpes e outros crimes. “São essas mesmas pessoas que, muitas vezes, caem em golpes na internet. Tantas pessoas têm seus dados roubados, por exemplo. Elas precisam receber orientações, precisam ser educadas para usar esse espaço e compreender também que esse espaço virtual tem questões que precisam ser analisadas antes de ser reproduzidas”, diz Dias.

    Valorizar a história dos estudantes

    A formalização de uma educação voltada para adultos no Brasil começou nos anos 1940, diante da demanda por alfabetização e formação daqueles que não haviam concluído os estudos na idade esperada.

    A EJA é dividida em duas etapas: ensino fundamental, que inclui do 1º ao 9º ano e é cursado em pelo menos dois anos no caso dos jovens e adultos, e o ensino médio, que é cursado em 1 ano e 6 meses. Podem se matricular no ensino fundamental da EJA estudantes com idade mínima de 15 anos e, no médio, estudantes com 18 anos ou mais.

    Um dos maiores desafios da EJA, de acordo com Dias, é conseguir manter os estudantes nas escolas para que concluam os estudos. Para se ter ideia, no Brasil, segundo o IBGE, pouco menos da metade (46,8%) da população com 25 anos de idade ou mais não concluiu o ensino médio.

    Apesar dessa urgência, a EJA é uma etapa da educação que, em época recente, perdeu alunos e investimentos. Em 2019, a etapa contava com 3,2 milhões de estudantes, número que caiu para 2,5 milhões em 2023. Já o investimento, que chegou a R$ 1,4 bilhão em 2012, caiu para R$ 5,4 milhões em 2021. Em 2022, o número voltou a subir, para R$ 38,9 milhões, mas ainda é aquém do patamar de 10 anos atrás. Os dados são do dossiê Em busca de saídas para a crise das políticas públicas de EJA, do Movimento Educação pela Base.

    Ensinar jovens, adultos e idosos a ler e escrever é diferente de alfabetizar crianças, de acordo com a professora, e é isso que o curso de formação pretende mostrar.

    “Na maior parte das vezes, [esse estudante] não fica na escola. Para ele, não é um espaço onde ele se sinta abraçado. Algumas vezes, o formador, o professor que atua com ele, não tem a percepção das suas necessidades. [O formador] Trabalha de forma infantilizada, trabalha sem considerar, inclusive, a peculiaridade do adulto ou do idoso. Então, o aluno sai da escola”, diz Dias.

    Para mudar esse cenário, o curso aborda uma perspectiva defendida pelo educador e filósofo Paulo Freire, de valorizar os conhecimentos que os estudantes já possuem: “Uma concepção de alfabetização em que a gente entenda que esse sujeito já traz conhecimentos com ele. Ele tem conhecimentos prévios que precisam ser valorizados, mas, sobretudo, ele precisa também ser reconhecido enquanto agente transformador da sua própria realidade, a partir da leitura que ele tem”, diz a coordenadora.

    Quem são os professores da EJA?

    O auxiliar técnico pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos (SP) Marco Antonio de Souza é um dos que tem participado dos encontros como formador regional. Ele conta que, muitas vezes, quem atua na EJA não conta com formação específica.

    “A maioria das prefeituras não tem esse professor da EJA, como tem o professor da educação infantil ou o professor do ensino fundamental. As redes quase sempre oferecem aos professores dar aulas na EJA como carga suplementar, como algo para complementar a sua renda ou para complementar a sua jornada”, diz.

    Falta, então, formação a esses profissionais. Segundo Souza, uma das maiores dificuldade relatadas é justamente dar aulas para um público diverso.

    “Às vezes, em uma turma, você tem jovem, você tem adulto e você tem idoso. E essa convivência de jovem, adulto e idoso não é uma coisa fácil. Tem pessoas com deficiência, tem pessoas LGBTQIA+, tem mulheres negras que estão no mercado de trabalho, tem trabalhadores que estão na informalidade. O público da EJA é hoje muito variado”.

    Ele diz que o município já oferecia, por conta própria, uma formação a esses professores. A cada 15 dias, os docentes cursavam uma hora. É esse espaço que hoje está sendo preenchido pela formação nacional. Segundo Souza, o município pretende levar ao Conselho Municipal de Educação uma proposta para que o curso seja considerado um curso de atualização para os docentes. Além disso, no longo prazo, a intenção é que se torne uma formação obrigatória para quem quer atuar na EJA.

    Em Teixeira, na Paraíba, a formadora local Luzia Nadja Carneiro, que também participa dos encontros, diz que na escola onde atua, a Escola Maria das Graças Vasconcelos Guedes, a formação é repassada aos docentes nos finais de semana, para não prejudicar as aulas dos estudantes.

    “Eu digo que é um momento histórico na educação brasileira essa questão de voltar o olhar para a educação de jovens, adultos e idosos, que era um segmento que era tido como um que só dava despesas aos municípios. Hoje, a gente tem essa oportunidade de trabalhar bem os professores a partir dessas formações. Com o professor qualificado, toda a equipe se qualifica junto”, diz.

    Carneiro, que já foi professora do ensino regular antes de atuar na EJA, diz que se apaixonou pela etapa de jovens, adultos e idosos.

    “Eu sou de uma cidade pequena. Aqui, a gente tem a oportunidade de conversar com esses alunos e conhecer um pouco da vida desses alunos, e a gente vê que eles chegam a dizer que antes do no início dos estudos, eles eram cegos. Viam as frases e textos, mas não sabiam absolutamente nada. E, com o estudo, eles passam a ver o mundo de outra forma. É o conhecimento, ele transforma”, diz.

    Formação inédita

    Segundo a secretária da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, Zara Figueiredo, todos os estados, o Distrito Federal e 91% dos municípios já aderiram ao Pacto EJA. As adesões ainda estão abertas.

    Nesta semana, o MEC deverá publicar, de acordo com a secretária, uma portaria instituindo um grupo técnico que terá três meses para definir as metas e os indicadores que serão levados em consideração no monitoramento do Pacto EJA. “Esses indicadores são mais demorados, por que precisam de uma modulação. O Ministério do Planejamento e a CGU [Controladoria-Geral da União] estão nesse GT. São indicadores que inclusive têm impacto em financiamento e auditorias”, explica.

    Além disso, de acordo com Figueiredo, a pasta encomendou um estudo sobre os impactos econômicos para o país da alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos, que deverá ser divulgado neste semestre.

    “A alfabetização, do ponto de vista da cidadania, do ponto de vista da economia, do ponto de vista da democracia, é absolutamente necessária, insubstituível e inegociável”, diz. “Você pode colocar a automação que você quiser na sua fábrica, você pode ter as parcerias que você tiver, mas se você não cuidar da alfabetização das pessoas, isso não tem o retorno econômico que você prevê”.

  • Microsoft aprimora suporte ao Xbox portátil com novos recursos no Windows 11

    Microsoft aprimora suporte ao Xbox portátil com novos recursos no Windows 11

    A Microsoft segue reforçando os alicerces para um futuro Xbox portátil ao introduzir melhorias no uso de controles do Xbox dentro do Windows 11 — uma atualização que facilita a digitação e navegação durante os jogos, sem depender do teclado virtual tradicional.

    Graças aos códigos QR que aparecem automaticamente para facilitar o login ou o preenchimento de dados de pagamento, muitos jogadores já escapam do incômodo de digitar manualmente com o controle. Ainda assim, em alguns momentos, o temido teclado QWERTY na tela continua atrapalhando a jogabilidade.

    Oferta imperdível no PS5 Pro

    Enquanto isso, quem está de olho no console da Sony pode aproveitar uma queda de preço significativa no PS5 Pro: com o código promocional GAMING10 aplicado na finalização da compra via Argos, é possível economizar £70 — o menor preço já registrado até o momento para o console de última geração.

    Controles adaptados para facilitar a digitação

    A nova atualização do Windows 11 permite que o jogador utilize botões físicos do controle para digitar de maneira mais prática. Por exemplo, o botão ‘X’ agora funciona como backspace, enquanto o ‘Y’ serve como barra de espaço, evitando a navegação lenta pelo teclado virtual usando os analógicos.

    Essas mudanças foram pensadas para replicar a experiência fluida do Xbox nos PCs com Windows, especialmente visando futuros dispositivos portáteis da marca que contarão com uma versão adaptada do sistema e suporte a toque, mas que priorizam o uso dos botões físicos para uma interação mais confortável.

    “Essa atualização traz a capacidade de digitar usando o controle do Xbox”, explicou a Microsoft em publicação no blog do Windows Insider (via Engadget). “Inclui atalhos nos botões — como X para apagar e Y para espaço — e um layout vertical de teclas que melhora a navegação com o controle.”

    A novidade será distribuída em breve para todos os usuários.

  • Microsoft pode integrar Steam aos consoles Xbox em futura versão do sistema

    Microsoft pode integrar Steam aos consoles Xbox em futura versão do sistema

    A Microsoft sugeriu discretamente que uma futura atualização do sistema operacional Xbox, com integração em múltiplos dispositivos, poderá incluir acesso à loja de jogos Steam — o que, indiretamente, permitiria rodar títulos originalmente lançados no PlayStation nos consoles Xbox.

    Em uma publicação detalhando como está “abrindo um universo de possibilidades com o Xbox”, a empresa ressaltou seu compromisso com a ideia de “oferecer experiências incríveis de forma fluida em qualquer plataforma”.

    Interface sugere integração com Steam

    Para reforçar essa visão de transformar “todas as telas em uma experiência Xbox”, a Microsoft compartilhou uma imagem que mostra uma interface de usuário com uma aba da Steam exibida em uma TV. A aba estava posicionada ao lado de outras opções já conhecidas como Adicionados recentemente, Instalados, Game Pass e Adquiridos, conforme reportado pelo site The Verge.

    A imagem parece representar um novo layout da interface Xbox, e pode se tratar de um protótipo ou conceito visual — sem garantias de que será exatamente o que chegará aos dispositivos no futuro. Ainda assim, a presença da Steam nas versões voltadas para TVs, portáteis e tablets foi notável.

    Imagem removida gera especulações

    Curiosamente, a Microsoft acabou substituindo a imagem original por uma versão atualizada, sem qualquer menção ou visual da Steam — o que reforça a possibilidade de que tenha revelado mais do que pretendia.

    Isso alimenta rumores de que o próximo console Xbox poderá realmente ser mais próximo de um PC com visual adaptado para TVs, funcionando com base em uma versão customizada do Windows e permitindo o acesso a lojas como a Steam.

    Um eventual dispositivo portátil com a marca Xbox também poderia seguir essa mesma lógica, competindo diretamente com produtos como o Steam Deck e ampliando ainda mais a convergência entre plataformas de jogos.

  • Copilot for Gaming: Novo assistente com IA do Xbox vai revolucionar sua experiência nos Jogos

    Copilot for Gaming: Novo assistente com IA do Xbox vai revolucionar sua experiência nos Jogos

    Nova tecnologia promete economizar tempo, melhorar habilidades e tornar o jogo mais acessível

    No Podcast Oficial do Xbox, Fatima Kardar apresentou o Copilot for Gaming, um assistente de IA revolucionário que promete ajudar os jogadores a otimizar seu tempo, melhorar suas habilidades e se conectar melhor com suas comunidades.

    Durante o episódio, Jason Ronald também anunciou que a biblioteca do Xbox Play Anywhere já ultrapassou 1.000 títulos, com mais jogos chegando em breve.

    O que é o Copilot for Gaming?

    O Copilot for Gaming é um novo assistente de IA criado para aprimorar a experiência dos jogadores no Xbox. Atualmente disponível para prévia entre os Xbox Insiders no celular, o assistente foi projetado para ser um companheiro personalizado, auxiliando os jogadores a acessar seus jogos favoritos mais rapidamente, melhorar suas habilidades e interagir com amigos e comunidades.

    “Os jogos são a única forma de entretenimento em que você pode ficar preso”, afirmou Fatima Kardar no podcast. “Então é aí que você quer que algo apareça para dizer: ‘vamos ajudá-lo a superar isso’.”

    Como o Copilot for Gaming vai te ajudar?

    • Recomendações Personalizadas: Sugere jogos com base nas suas preferências e hábitos.
    • Treinamento Inteligente: Oferece dicas específicas para melhorar sua jogabilidade.
    • Assistência no Jogo: Fornece soluções em tempo real para desafios e missões difíceis.
    • Gerenciamento de Tempo: Reduz o tempo gasto em downloads e atualizações, ajudando você a jogar mais rápido.
    • Conectividade Aprimorada: Facilita interações com amigos e comunidades dentro do ecossistema Xbox.

    Controle Total do Jogador

    O Copilot for Gaming foi projetado para ser uma ferramenta opcional, permitindo que os jogadores escolham como e quando interagir com ele. Kardar enfatizou que a IA aparecerá apenas no momento certo, sem interromper a experiência de jogo.

    O Futuro do Copilot for Gaming

    Uma das funções mais esperadas do assistente é sua assistência no jogo em tempo real. No podcast, Kardar demonstrou como a IA pode interpretar comandos em linguagem natural para fornecer dicas e estratégias sob demanda.

    O recurso será disponibilizado inicialmente no celular para os membros do Programa Xbox Insider e, posteriormente, expandido para outros dispositivos.

    Xbox Play Anywhere: 1.000 Jogos e Contando

    Além do Copilot for Gaming, Jason Ronald anunciou que o Xbox Play Anywhere atingiu um marco significativo: agora, mais de 1.000 jogos suportam o recurso, permitindo que os jogadores aproveitem seus títulos no Xbox e PCs com Windows 10/11 sem custo adicional.

    “Os títulos compatíveis com o Xbox Play Anywhere apresentam 20% mais tempo de jogo porque os jogadores têm a flexibilidade de jogar onde quiserem”, destacou Ronald.

    Conclusão

    O Copilot for Gaming promete revolucionar a forma como os jogadores interagem com seus jogos, tornando a experiência mais fluida, intuitiva e social. Com o apoio da comunidade Xbox Insider, a Microsoft busca aprimorar ainda mais essa inovação antes de seu lançamento oficial.

    Fique ligado para mais novidades e prepare-se para uma nova era de jogos com assistência inteligente no Xbox!