Sintomas de desidratação: o que acontece com seu corpo quando falta água?

Sintomas de desidratação: o que acontece com seu corpo quando falta água?

Quais são os sintomas de desidratação? Não espere até sentir sede para beber. Existem outros sintomas, como boca seca ou fadiga, que avisam que você não está se hidratando o suficiente. Vamos ver como, quanto e com que frequência beber líquidos.

Você sabia que o fenômeno ‘tenho na ponta da língua’ ocorre, na maioria das vezes, por falta de água no corpo? Quando a desidratação excede 2% do seu peso corporal , o desempenho e a capacidade de trabalho diminuem , ainda mais quando se trabalha no calor.

Dicas CenárioMT: Remédios para ressaca que funcionam

É por isso que algo tão óbvio como beber água ao longo do dia é tão importante. No entanto, não o fazemos, ou pelo menos não como deveríamos: 75% dos espanhóis não cumprem as recomendações de ingestão diária de água propostas pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) .

SINTOMAS DE DESIDRATAÇÃO

Às vezes, a falta de hidratação pode passar despercebida e causar dores de cabeça, cansaço, falta de concentração, etc. Se você sentir esses sintomas , é porque você está com falta de água:

  1. Boca seca
  2. Fraqueza
  3. Dor de cabeça
  4. secura da pele
  5. Confusão
  6. Fadiga

Outro fato curioso da falta de hidratação é a cor da urina : quanto mais clara, mais hidratação.

VOCÊ TEM QUE BEBER A CADA DUAS HORAS

Os especialistas do IIAS aconselham beber água regularmente , mesmo que você não esteja com sede. A recomendação? Cerca de 330 ml a cada duas horas, aproximadamente. Você não precisa esperar até ter sede para beber porque se sentirmos sede nosso corpo já está desidratado.

É importante beber a água em pequenos goles, lentamente e a uma temperatura entre 10 e 15°C para favorecer a sua absorção.

INGESTÃO DE ÁGUA DE ACORDO COM A IDADE

Idosos, lactentes, crianças e mulheres grávidas ou lactantes são mais vulneráveis ​​à desidratação, por isso é importante prestar mais atenção aos sinais para evitar a desidratação.

Quanto aos pequenos da casa, o Guia de Hidratação do IIAS informa que, além dos alimentos que contenham água , as crianças devem beber:

  • Dos 6 aos 12 meses : entre 600 e 800 ml por dia.
  • De 1 a 3 anos : de 900 a 1.300 ml por dia.
  • Dos 4 aos 8 anos: entre 1,3 a 1,7 litros por dia.
  • Dos 9 aos 14 anos : Meninos entre 1,8 a 2,4 litros por dia e meninas entre 1,6 a 2,1 litros por dia.
  • A partir de 14 anos : Meninos entre 2 e 2,5 litros por dia e meninas entre 1,8 e 2,3 litros por dia.

As crianças aprendem com seus pais e pessoas de referência, por isso é muito importante que as crianças vejam suas mães e pais beberem água. Eles devem adquirir o hábito desde muito cedo. Além disso, é fundamental que as crianças carreguem sempre uma garrafa de água na mochila.

ÁGUA NA GRAVIDEZ E LACTAÇÃO

De acordo com o Guia de Hidratação do IIAS:

  • Durante o primeiro trimestre de gravidez : 2,3 e 2,5 litros por dia.
  • Durante o segundo e terceiro trimestre de gravidez: entre 2,5 e 3 litros por dia.
  • Durante a lactação : 3 litros por dia.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!