Servidores públicos de Mato Grosso têm acesso a capacitações gratuitas em Governo Digital

Servidores públicos de Mato Grosso têm acesso a capacitações gratuitas em Governo Digital

Servidores públicos estaduais de Mato Grosso podem realizar pré-inscrição em cursos gratuitos de Governo Digital, oferecidos de forma totalmente online. As capacitações fazem parte de uma iniciativa da Escola de Governo do estado, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a plataforma Coursera, com apoio de uma gigante da tecnologia.

As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de maio por meio de um sistema digital. Após essa etapa, o interessado receberá um e-mail com o link para confirmar a vaga, com prazo de 72 horas para confirmação. Caso contrário, a oportunidade será direcionada a outro candidato na lista de espera.

Temas e vagas

Ao todo, são seis trilhas formativas, com carga horária que varia de 8 a 209 horas, abrangendo áreas como análise de dados, projetos, inteligência artificial, experiência do usuário, suporte em TI, marketing digital e comércio eletrônico.

Veja abaixo a distribuição de vagas:

  • Análise de Dados130 vagas + 100 em lista de espera

  • Gerenciamento de Projetos150 vagas + 100 em lista de espera

  • Fundamentos de Inteligência Artificial110 vagas + 100 em lista de espera

  • Marketing Digital e Comércio Eletrônico130 vagas + 100 em lista de espera

  • Suporte de Tecnologia da Informação130 vagas + 100 em lista de espera

  • User Experience Design170 vagas + 100 em lista de espera

A jornada mais curta, Fundamentos de Inteligência Artificial, possui carga de 8 horas. As demais têm entre 148h e 209h. Todos os cursos combinam vídeos, textos, exercícios e um projeto final, com certificação emitida pela Escola de Governo.

Histórico e controle em Mato Grosso

No primeiro ciclo da iniciativa, realizado no segundo semestre de 2024, quase 1.700 servidores participaram, com destaque para o curso de Gerenciamento de Projetos, que atraiu mais de 300 cursistas.

A Escola de Governo de Mato Grosso será responsável pelo acompanhamento dos participantes. O servidor que não cumprir os requisitos do curso perderá a vaga, que será destinada a outro interessado da lista de espera.