Rede de enfrentamento capacita agentes de saúde no Norte de Mato Grosso

Rede de enfrentamento capacita agentes de saude no Norte de Mato Grosso

Atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica, com empatia na abordagem de modo a evitar a revitimização. Esse é o tema da capacitação que vem sendo promovida pela Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Sorriso (a 420km de Cuiabá) aos seus integrantes. Na última sexta-feira (5), o treinamento foi ministrado aos agentes de saúde do município, no auditório da OAB – 17ª Subseção de Sorriso.

A capacitação aborda estatísticas da violência contra a mulher, os tipos de violência, o ciclo da violência, por que é difícil sair de uma relação violenta e as causas da permanência, informações sobre como denunciar e quem pode ajudar. Na edição voltada aos agentes de saúde, foram abordados também o papel desses profissionais, quando suspeitar dos casos de violência, queixas gerais das vítimas, sinais e sintomas que podem ser percebidos durante o atendimento.

“Procuramos sempre destacar a importância da empatia no momento do acolhimento. Uma vez iniciada a abordagem, é fundamental uma escuta atenta, sem julgamentos, que garanta o sigilo e a não vitimização”, conta a promotora de Justiça Fernanda Pawelec Vasconcelos, acrescentando que ouvir atentamente o relato da vítima é mais importante, em um primeiro momento, do que o registro em si.