Politec-MT é tema de aula de Ciências Forenses para estudantes do Ensino Médio

politec mt e tema de aula de ciencias forenses para estudantes do ensino medio

Os estudantes do Ensino Médio do Instituto Presbiteriano de Educação Simonton (IPES), de Tangará da Serra, tiveram uma aula com a participação dos profissionais da Gerência Regional da Politec do município, após convite realizado pela direção da escola. A atividade ocorreu nesta quarta-feira (23.03) e está relacionada à disciplina de “itinerário formativo”, a qual envolve temas voltados à Criminalística e Identificação Técnica.

Os peritos criminais e papiloscopistas promoveram a divulgação da Politec e a coordenadoria de Tangará da Serra, responderam aos questionamento dos alunos e professores. Eles ainda explicaram sobre as reações químicas presentes no componente químico “luminol”, utilizado pela perícia, que ao entrar em contato com o sangue é capaz de revelar vestígios ocultos, e realizaram uma dinâmica envolvendo impressões papilares.

Para a professora Alessandra dos Santos Januário, que leciona a disciplina de Química, a experiência foi positiva, e recebeu vários elogios dos estudantes. “No novo Ensino Médio temos os itinerários formativos, que permitem ao estudante se aprofundar nos campos com os quais mais se identifica. Trabalho com o Itinerário de Ciências da Natureza, Química, o tema do primeiro semestre é ciência forense. Durante as aulas temos contato com conhecimentos teóricos associados a aulas práticas e através da aula com a presença dos peritos e papiloscopistas, tivemos um importante momento de integração e aquisição de novos conhecimentos com profissionais que estão a serviço da nossa sociedade e habilitados para falar com propriedade sobre o assunto. Os alunos ficaram empolgadíssimos e motivados”, explicou.

Conforme a perita oficial Nelígia Picinini que também participou da atividade, durante as explanações os servidores citaram as semelhanças e diferenças entre a Politec e o famoso seriado norte-americano CSI: Crime Scene Investigation.

“Vários alunos demonstraram grande interesse pela área, e a gente vê também que desperta também o interesse pela ciência. E ao apontar também as diferenças entre a ficção e a realidade, observamos que muitas das coisas que eles fazem ali na série fictícia, nós realizamos na Politec. Foi um trabalho bem interessante e estaremos sempre dispostos neste tipo de trabalho para divulgar o nosso trabalho que é tão importante e tão interessante”, comentou.