Integrantes do Pró-família participam de palestra sobre o meio ambiente

pref lrv 174

Os graves problemas ambientais decorrentes da degradação constante da natureza por parte da ação irresponsável da população foi tema da palestra dirigida aos participantes do Programa Pró-Família presentes na manhã de quarta-feira (26), no Auditório dos Pioneiros, em atividade promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A apresentação foi feita pelas engenheiras sanitarista e ambiental Letícia Maria de Siqueira Nonato e Elis Cristiane da Silva, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

A reunião mensal familiar busca, a partir de temas que possam fortalecer as relações familiares e comunitárias, especialmente do público beneficiário do programa, servindo, inclusive, como forma de agregação de valores e critério de permanência dos integrantes do Pró-Família.

De acordo com a supervisora do programa, Gisele Bellotti de Rezende, além disso, a assistente social responsável pelo Pró-Família realiza um acompanhamento sistemático visando estimular o empoderamento por meio da melhoria da autoestima, o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais e a aquisição de bens e serviços, tendo sempre como referencial o percurso da própria vivência das pessoas atendidas pelo benefício.

De acordo com a palestrante Letícia Nonato, a atividade também fez parte da programação dedicada à comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que será concluída nesta quinta-feira, e que, entre outras iniciativas, incluiu palestras, principalmente em escolas, para chamar a atenção de amplos setores da comunidade para as questões ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, ainda considerados inesgotáveis para a maioria das pessoas. “Tendo como plano de fundo a conscientização, foram abordados temas como desmatamento, poluição, água, coleta seletiva, lixo e boas práticas de preservação e gestão ambiental, sem esquecer dos 5 R’s: repensar, recusar, reduzir, reciclar e reutilizar”, ressalta.

Instituído pelo governo estadual, o Pró-Família está vinculado à Secretaria de Assistência Social e tem por finalidade reduzir as desigualdades sociais mediante ações de promoção da cidadania, bem como inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de situações de pobreza e risco social, com a finalidade de auxiliar os destinatários na superação de tais fatores.