Educadores da rede municipal de Lucas do Rio Verde participam de oficinas para abertura do ano letivo

educadores da rede municipal de lucas do rio verde participam de oficinas para abertura do ano letivo

Para a abertura do ano letivo 2023, professores da rede municipal de Lucas do Rio Verde contaram com uma programação especial preparada pelo Programa A União Faz a Vida, no dia 26 de janeiro.

Foram realizadas oficinas pedagógicas sob a temática “Educar: uma jornada de transformação“, com o objetivo de oferecer a cerca de 700 educadores um aprofundamento em conteúdos que são considerados desafios do processo de ensino e aprendizagem atualmente.

O professor Júlio Furtado, parceiro do programa, ministrou a palestra “O desenvolvimento de competências socioemocionais na escola.” “O tema da palestra aborda o desenvolvimento das competências socioemocionais, ou seja, dessa nova tarefa que o professor tem de auxiliar o aluno a se desenvolver não só cognitiva, mas emocionalmente. O professor precisa estar de certa forma em contato com o seu mapa emocional para que ele possa ver de verdade a emoção daquela criança”, explicou.

A assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Ouro Verde MT, Lauriessa Cristina Vargas, disse que “esta é mais uma oportunidade de troca de vivências e aprendizados para contribuir com a formação dos professores e impactar positivamente na educação das crianças e adolescentes”.

Também participaram professores de outras modalidades de redes de ensino particular e APAE.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, falou dos planejamentos para 2023. “Nós somos um município, na parte pedagógica, em muito inconformismo porque acreditamos que sempre podemos melhorar. O Programa A União Faz a Vida sempre busca o melhor nas suas ações para ir ao encontro do que é necessário pedagogicamente de formação humana para os nossos colaboradores. Outra ação do Sicredi, que são as Cooperativas Escolares, está dando uma movimentação muito importante para as nossas unidades a ponto que expandimos de uma para cinco unidades, e este ano estará trabalhando com um afinco ainda maior”.