Dia 25 de Novembro, ‘Dia de Combate ao Feminicídio” em Lucas do Rio Verde

WhatsApp Image 2020 11 25 at 08.23.35

No dia oito de março de 2020, quando se celebra o Dia da Mulher, um crime bárbaro de assassinato de uma senhora na cidade de Lucas do Rio Verde levou várias mulheres a protestarem por justiça.

Elas se reuniram em uma sessão solene da Câmara de Vereadores na qual se celebrava as mulheres destaques do município, e em silêncio levaram seus cartazes pedindo por mais segurança e políticas públicas para as mulheres.

Pouco tempo depois, sancionou-se no município a lei de autoria do vereador Marcos Paulista que institui o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio, a ser comemorado anualmente no dia 25 de novembro, passando a integrar o calendário de eventos da cidade. O dia foi escolhido por ser a mesma data internacionalmente instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da não violência contra a Mulher.

Segundo o parlamentar, o projeto é importante para incentivar a conscientização da sociedade para a proteção da mulher e da família.

“Esta é uma demanda da população de Lucas do Rio Verde, a vida é preciosa, precisamos conscientizar as pessoas. Fiz uma moção de pesar para Dona Salvina, foi uma injustiça muito grande o que aconteceu com essa senhora, que possamos desenvolver um trabalho onde as mulheres de Lucas do Rio Verde estejam seguras e protegidas”, explicou.

O feminicídio é considerado um qualificador do homicídio, incluído no Código Penal em 2015. Em Mato Grosso, durante a pandemia, os casos registrados entre março e abril cresceram 150% e o Brasil ocupa o 5.º lugar no ranking mundial de Feminicídio, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), o telefone para denúncias e atendimento qualificado à mulher vítima de violência é 180, e em caso de necessidade de intervenção imediata, ligar 190.

Matéria produzida pela jornalista Camila Galvão