Começam hoje, sexta-feira (15) multas em Lombadas eletrônicas de Lucas do Rio Verde

multas por excesso de velocidade nas lombadas eletronicas comecam nesta sexta feira 15

As lombadas eletrônicas instaladas em Lucas do Rio Verde, em funcionamento desde fevereiro, começam a emitir as multas por excesso de velocidade a partir de hoje, sexta-feira (15). São, ao todo, 22 equipamentos instalados em pontos fixos da cidade, localizados na Avenida Brasil, Avenida das Nações, Avenida Universitária e Rodovia MT-449.

Segundo o Departamento de Trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, as lombadas eletrônicas passam a autuar de maneira automática a todos os condutores que passarem acima da velocidade permitida no local, de 40 km/h. Os equipamentos eletrônicos começam a funcionar após o período educativo de 60 dias.

“O posicionamento das lombadas foi feito em locais considerados críticos por excesso de velocidade, com registro de acidentes de trânsito monitorados pela Guarda Municipal e a Polícia Militar. Foram identificados 29 pontos, no total, e selecionamos os mais críticos para fazer a primeira etapa de instalação desses equipamentos”, explicou o engenheiro de trânsito da pasta, Igor Ataídes.

As multas serão emitidas conforme o art. 218 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB):
Infração média (quando a velocidade for superior à máxima em até 20%); valor da multa é de R$ 130,16 mais 4 pontos na carteira.
Infração grave (quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20% até 50%); a multa é de R$ 195,23 mais 5 pontos na carteira.
Infração gravíssima (quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50%); a multa é de R$ 880, 41 mais 7 pontos. Exceder a velocidade acima de 50% em relação ao limite, também gera a suspensão da CNH, e o condutor fica de dois a oito meses sem poder dirigir.

Em todos os pontos em que os aparelhos foram implantados, o Departamento de Trânsito instalou placas indicando a velocidade permitida, tachões, pintura dos sinalizadores, linha de redução de velocidade e área zebrada.

O especialista da pasta explica que, após um ano do funcionamento dos primeiros pontos, outros equipamentos serão posicionados em uma segunda etapa. “Vamos usar os outros pontos descritos no edital para o posicionamento, em uma segunda etapa, de novos equipamentos”, pontuou o servidor.

Ele destacou ainda a diferença entre as lombadas eletrônicas e as consideradas físicas, em relação ao posicionamento de cada uma nas vias e a respectiva velocidade a ser atendida por cada uma.

A lombada eletrônica é a mais indicada para locais onde a velocidade de circulação média é acima de 50km/h, de acordo com o CTB são consideradas vias arteriais. Já as ondulações transversais, que são as lombadas, e as faixas de travessia elevada, são consideradas para vias com velocidade de circulação menor, entre 30 e 40 km/h.

“A orientação é que seja redobrada a atenção e o cuidado dos motoristas, tentar evitar o excesso de velocidade nas vias e, principalmente, se atentar aos ciclistas e pedestres, pois o maior precisa cuidar do menor no trânsito”, finalizou o especialista em trânsito.