Alunos da Escola Paulo Freire participam de ação em promoção da paz

20230428 0914221

Centenas de alunos atendidos pelo Centro Educacional Paulo Freire, em Lucas do Rio Verde, participaram de um ato nesta sexta-feira para expandir as ações de paz na escola. São alunos de 3 a 5 anos que participaram do ato que envolvem ainda toda a equipe que atua na unidade escolar.

De acordo com a gestora da CEI Paulo Freire, Edineia Rocha Bezerra, a ideia de trazer arte à escola tem como objetivo transmitir uma mensagem de paz, harmonia e respeito. Ela ganha força e importância em meio ao clima de tensão vivido recentemente por escolas de todo o país com riscos e ameaças de violência.

“A escola continua produzindo arte, produzindo conhecimento e a criança continua se sentindo bem”, descreveu a gestora.

Pintura coletiva

Orientadas pelos professores, as crianças pegaram nos pinceis e coloriram os desenhos feitos numa faixa de aproximadamente 50 metros. Em poucos minutos o material foi ganhando cores alegres, demonstrando o interesse e curiosidade dos pequenos pelo projeto que expande a mensagem de paz na escola.

“A ideia é a gente expor essa faixa na frente da escola, na grade. E assim, mais pessoas também que queiram vir nos ajudar a pintar, porque é um desenho coletivo, uma pintura coletiva”, observa Edineia.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, lembra que o ambiente escolar deve ser um espaço de convivência harmoniosa. Ela descreve que em todos os projetos, político pedagógico das escolas são trabalhados conceitos como coletividade, cooperação, respeito e amor entre as pessoas.

“Nós acreditamos que são base para uma escola segura. Se eu respeito o meu colega, se eu olho com meu colega com compaixão, com empatia dificilmente eu vou fazer algo agressivo para esse meu colega. Então, essa é a abordagem, a maneira que a escola Paulo Freire utiliza através da pintura coletiva desta grande faixa que será colocada na escola para materializar para a sociedade Luverdense”, assinalou a secretária.

Atuação conjunta

Ao ser convidado a participar do projeto, Leonardo Gomes não pensou duas vezes. Como já atua há alguns anos trabalhando com arte, aprovou e apoiou a iniciativa. Ele acredita que essa é uma maneira de combater os atos que se propagaram pela mídia nos últimos dias, de ameaças violentas.

“Nós chegamos à conclusão desse projeto de fazer essa faixa envolvendo as crianças para elas também se alegrarem. As crianças agora estão desfrutando desse projeto que busca deixar uma marca para o município”, disse Leonardo, que mostrou feliz em participar da iniciativa.

CEI Paulo Freire

O Centro Educacional Infantil Paulo Freire atende cerca de 450 alunos nos turnos matutino e vespertino. São atendidas crianças de 3 a 5 anos, que correspondem a creche, infantil 3, 4 e 5 e pré-escola.