Alunas do IFMT de Lucas do Rio Verde conquistam medalhas em evento de química

alunas IFMT LRV

Dez alunas do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Avançado de Lucas do Rio Verde, foram premiadas na Olimpíada Mato-grossense de Química (OMTQ) 2022. As provas foram realizadas em outubro e o resultado divulgado pela coordenação na última semana.

Além das dez medalhas (1 ouro, 3 prata e 6 bronze) as estudantes luverdenses receberam 24 menções honrosas. É a primeira vez que estudantes do campus avançado Lucas do Rio Verde são premiados nessa modalidade.

A estudante Manuela Morais Alcântara, que conquistou a medalha de ouro, participar da competição foi uma forma de provar a sua capacidade para si mesma. “Gosto de me colocar em provações que me mostram que sou capaz de enfrentar grandes desafios. A minha medalha e o meu destaque, junto com as outras alunas premiadas, são provas de que a capacidade de qualquer aluna de escola pública não deve jamais ser subestimada, até porque o nosso lugar é onde quisermos estar”, salientou.

Participar de competições, como a Olimpíada Mato-grossense de Química é importante para o aprendizado. Representante escolar do campus na OMTQ, professor Wesley Vaz, observa que o aluno, ao participar dessas competições, tem uma melhora significativa do seu rendimento acadêmico em todas as áreas. “Ele se torna um estudante mais concentrado e motivado, enfrentando cada vez com mais facilidade os problemas e questões do cotidiano escolar. Tem mais criatividade e segurança para lidar com qualquer obstáculo”, ressalta.

A Olimpíada Mato-grossense de Química (OMTQ) , evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, é uma promoção da Associação Brasileira de Química (ABQ). Sua realização tem o objetivo de estimular o ensino, o estudo e a pesquisa de Química e o intercâmbio entre professores e estudantes da Educação Básica. Os alunos que conquistaram medalhas concorrem, automaticamente, à Seletiva Estadual para a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2023 – Fase III.