Categoria: CUIABÁ

  • Obra avança e ponte sobre o Rio Paciência deve ser entregue ainda neste ano

    Obra avança e ponte sobre o Rio Paciência deve ser entregue ainda neste ano

    f8dbc7da541718bd71dbd3b77cd895c2A construção da ponte de concreto sobre o Rio Paciência, na região do Coxipó do Ouro, avança para mais uma etapa. Com mais de 36 metros de extensão e pelo menos quatro metros de largura, a estrutura está em fase final de edificação e deve ser entregue para uso de centenas de famílias que habitam nas comunidades vizinhas até o fim deste ano. Neste momento, a equipe com cerca de 10 operários atua no levantamento do guarda-corpo, a fim de garantir a segurança necessária durante a travessia de veículos e pedestres.

    Iniciada em maio deste ano, a obra recebe um investimento de mais de R$ 680 mil, sendo parte proveniente da própria Prefeitura de Cuiabá e outra arrecadada via Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). A construção faz parte do programa Pontes de Concreto, que tem levado a melhoria para diversas comunidades da zona rural. O programa tomou como ponto de partida a comunidade Ecoville II e, atualmente, atende ainda as comunidades Bandeira e Monjolo, esta última localizada na região do Distrito do Aguaçu.

    A partir da edificação dessas pontes, o Município busca oferecer as condições necessárias para que a população residente no perímetro rural tenha, de forma digna e segura, o acesso garantido à área urbana da Capital. Além da estrutura já entregue e as outras três em andamento, outras duas ainda serão levantadas, até o ano de 2020. De acordo com o planejamento, as localidades do Rio Aricázinho e Rio dos Médicos – Estrada Comunidade dos Médicos – também serão contempladas.

    “Em todas essas comunidades, os moradores costumam enfrentar dificuldades ao se deslocar de uma região para outra. No período chuvoso, essa situação acaba se agravando. Diante disso, o prefeito Emanuel Pinheiro nos deu a missão de solucionar esse problema por completo. Sendo assim, estabelecemos o programa Pontes de Concreto, mapeamos as demandas mais urgente e colocamos em prática a construção dessas grandes estruturas. Temos a obrigação de dar a devida atenção às demandas da população que habita na zona rural também”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

    Outras ações

    No intuito de solucionar problemas referentes às travessias existentes sobre rios e córregos da zona urbana e, principalmente, no perímetro rural da Capital, a Prefeitura de Cuiabá implantou, ainda em 2017, um grande plano de atuação para reforma, substituição e construção de novas estruturas em diversas comunidades. As intervenções nas edificações fazem parte do planejamento de trabalho do Executivo, a fim de promover a melhoria na infraestrutura viária em todas as regiões.

    Levando em consideração as especificidades de cada comunidade, o corpo de engenharia técnica da Secretaria de Obras Públicas conseguiu mapear as demandas mais urgentes e atender de forma efetiva cada uma delas. Dessa forma, a partir desse trabalho, a Secretaria conseguiu executar em comunidades e bairros reformas de pontes de madeira, construção de pontes novas, além da substituição de estruturas antigas de madeira por Bueiro Duplo Celular, Bueiro Simples Celular, Bueiro Duplo Tubular, Bueiro Simples Tubular e Bueiro Triplo Tubular.

  • Documentário que reverencia trajetória de Mestre Ignácio estreia no Misc

    Documentário que reverencia trajetória de Mestre Ignácio estreia no Misc

    Autor de centenas de rasqueados, o músico Ignácio Constantino de Siqueira, Mestre Ignácio, marcou a história cuiabana ao consagrar o estilo como uma das principais representações de nossa cultura. Em reverência a seu legado, o documentário “Mestre Ignácio – Rasqueado do Baú” leva ao Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), um compilado de registros do início do século XX, resgatando memórias importantes deste período. A estreia acontece na sexta-feira (23), às 20h.

    Tendo como pano de fundo as tradicionais festas de santo, o projeto foi contemplado pelo edital da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e será exibido também em diferentes paróquias da Capital. Outras 30 ações foram contempladas com recursos do Fundo Municipal de Cultura em 2017. “Os editais são anuais e abrangem sete setores, com propostas aprovadas no ano passado, pagas e realizadas este ano.”, explica o titular da Pasta, Francisco Vuolo.

    De acordo com a pesquisadora e diretora da produção, Meire Pinheiro, até o início do século passado o rasqueado estava restrito às comunidades ribeirinhas, sendo incorporado a estas festividades a partir do trabalho do Mestre. “A cidade sempre teve um grande apelo religioso, que se mantém até hoje, especialmente no bairro Baú, por conta da Igreja do Rosário e São Benedito. À época, sob o ritmo do Mestre, também ganhou força o culto a Santa Cecília, venerada por seus pais”, diz.

    Cuiabano, nascido em 1892, Mestre Ignácio tornou-se músico multi-instrumentista começando seu aprendizado pelo pé-de-bode (sanfona pequena, de 04 e 08 baixos). Passou ainda pelo clarinete, cavaquinho, trombone, trompete e baixo. No início da década de 20 criou a primeira banda civil de Cuiabá, a Lira Operária de Santa Cecília, e tocou nos mais importantes eventos da Capital, como comícios, festas religiosas, bailes e também na posse do governador Fernando Corrêa da Costa, em 1951.

    Meire destaca a importância do músico no cenário político local, ao lembrar que ele chegou a ser presidente do subdiretório do partido União Democrática Nacional (UDN).  Assim, para além dos eventos políticos, mantinha contato com personalidades como o governador Garcia Neto. “Devido à sua influência, muitos candidatos o procuravam para pedir apoio. Estas são algumas partes da história que acabam ficando em segundo plano e nem todo mundo conhece”, explica.

    Produzido em quatro meses, o documentário reúne imagens de museu e de acervo pessoal para delinear o cenário da Cuiabá antiga. A tarefa contou com auxílio da tecnologia e resulta em cenas que remontam, por exemplo, o cenário da Rua 13 de Junho, ainda no século XIX. “Nosso principal desafio foi reunir essas imagens, porque as pessoas quase não tinham fotografias naquela época. Com a família dele, por exemplo, havia uma única foto.”

    Mestre Ignácio compôs ainda valsas, maxixes, chorinhos, marchas e rasqueados, sendo este último seu predileto. A sua banda, além dos ritmos já mencionados, executava também, jazz, blues, boleros, foxtrot. Algumas de suas obras são: “Recordando Sempre”, “Festa no Bandeira”, “Tanque do Baú” e “Pega Pra Capa”.

    A exibição faz parte da programação do mês da Consciência Negra, promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Alinhado à proposta, o Misc recebe até o dia 30 a exposição “Bença”, que reverencia o saber popular por meio do resgate de sabedorias antigas. No último sábado (17), o espaço foi palco para o 10º encontro do Ciranda de Crioula. Já na terça-feira (20), foi a vez do Museu do Rio sediar o festival Kwanza, com apresentações de dança, música, teatro e poesia.

  • Audiência pública para debater o transporte público é adiada

    Audiência pública para debater o transporte público é adiada

    O adiamento segue as recomendações do TCE e o debate se realizará em 10 de dezembro

    A Prefeitura de Cuiabá informa que a audiência pública para debater sobre o transporte coletivo da Capital, que se realizaria na noite desta sexta-feira (23), foi adiada. A  sessão, após análise do prefeito Emanuel Pinheiro, foi remarcada para o dia 10 de dezembro. O adiamento segue as recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT).

    O órgão fiscalizador sugeriu ao Município que a divulgação do evento, publicado no Diário de Contas no dia 7 de novembro, fosse realizada dentro de um espaço de tempo maior. Diante disso, o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, reitera o convite para que a população participe do importante debate, contribuindo, assim, para o bom desenvolvimento de Cuiabá.

    “Em razão de interpretação legal do prazo de divulgação prévio da sessão, em concordância com o TCE e pensando no bem comum de todos, o evento foi remarcado. Ressalto que a participação de todos é de grande relevância para que o município construa o processo licitatório de contração do novo modal, atendendo, com a máxima qualidade, os anseios dos cuiabanos, como determina o nosso prefeito”, frisa Antenor.

    O local e horário que se realizará a audiência será definido e divulgado nos próximos dias neste site.

     

     

     

     

  • Reeducandos iniciam trabalhos com o desejo de traçarem um novo caminho

    Reeducandos iniciam trabalhos com o desejo de traçarem um novo caminho

    O início de um novo caminho a ser traçado. Assim ficou marcada a quinta-feira (22) de 30 reeducando do Centro de Ressocialização de Cuiabá, antiga Penitenciária do Carumbé. Com uma diária rotina de reclusão na unidade onde cumprem suas penas, logo nas primeiras horas do dia os homens embarcaram em um ônibus da Prefeitura de Cuiabá, partindo em direção ao local escolhido para o primeiro dia de trabalho. A medida é o resultado da parceria firmada entre o Executivo e a Fundação Nova Chance (Funac), visando contribuir para a ressocialização de recuperandos do Sistema Prisional de Mato Grosso.

    Consolidada em agosto deste ano, a união entre as diversas esferas do poder público tem como objetivo principal a contratação de até 600 pessoas, para atender à demanda da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Conforme estabelecido no Termo de Cooperação serão empregados 350 homens, em estado de regime fechado e outros 200, que fazem parte do sistema semiaberto. Também são asseguradas pelo menos 50 vagas para mulheres. O Termo é válido por 12 meses, podendo ser prorrogado conforme o interesse das partes.

    Um desses reeducandos é Luciano Douglas, de 41 anos. Tendo como experiência o fato de já ter trabalhado como motorista, Luciano acredita que, independente de qual função for dada aos atendidos pelo programa, essa é uma oportunidade única e que deve ser agarrada com grande presteza e vontade. Segundo ele, essa é a chance que os escolhidos para participar da iniciativa têm de demonstrar para a sociedade que estão pagando pelos erros cometidos e merecem uma oportunidade para mudar o rumo de suas histórias.

    “É a primeira vez que estou sendo incluído em um programa como esse e acredito que ele seja muito importante para todos nós que estamos em reclusão. Hoje está iniciando um grupo de pessoas que tenho certeza que realmente querem fazer a diferença. Estamos esperançosos que esse projeto vai dar certo e que nós, que estamos aqui neste momento, abriremos a porta de um novo caminho para os outros que estão na penitenciária e também desejam uma mudança”, comentou o reeducando.  

    Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, a ideia é trabalhar com equipes de 30 a 40 reeducando distribuídos em diferentes regiões. Ele destaca que esses primeiros contratados passarão por uma semana de treinamento e, a partir disso, será feito uma avaliação e direcionamento de cada um deles para as funções que mais demonstrarem aptidão. Stopa conta que os reeducando poderão trabalhar como varredores, pintores, pedreiros, operadores de máquinas e outras atividades que compõem o quadro de atribuições da Secretaria.

    “Sem dúvida, esse é um dos maiores programas de inclusão social do Centro-Oeste. Ele une a melhoria na qualidade dos serviços de zeladoria com o processo de ressocialização de centenas de recuperandos. É bom para a cidade, para a Prefeitura e também para os contratados. Além disso, temos uma série de empresas terceirizadas e, obviamente, estamos buscando um entendimento para que, no momento que a liberdade daqueles que tiverem interesse for decretada, eles consigam dar continuidade no trabalho que hoje estão iniciando”, salientou Stopa.

    De acordo com o diretor do Centro de Ressocialização, Winkler de Freitas, existem outros que já participaram de ações parecidas como esta, prestando serviço para diversos setores. Para ele, diante das experiências já vivenciadas, é possível afirmar que essa parceria com Prefeitura, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e o Conselho da Comunidade de Cuiabá tem tudo para dar certo e colaborar para a inclusão social daqueles que realmente demonstrarem vontade de trabalhar e traçar um caminho diferente.  

    “Costumo falar que para a ressocialização aconteça de fato é necessário que três coisas estejam alinhadas. O trabalho, o estudo e a religião. O trabalho promove a dignificação do ser humano e, nesse caso específico, eles ainda têm o benefício de ter um dia de pena abatido a cada três dias trabalhados. Outro ponto importante desse trabalho com a Prefeitura é que ele alcança também as famílias desses homens, que terão uma ajuda financeira”, disse o diretor.

    Carga horária e salário

    Todos eles terão o período de prestação de serviços limitado de 44 horas semanais, com oito horas diárias, de segunda a sexta-feira e, no máximo, quatro horas aos sábados. Durante a execução dos serviços, fiscais do Município estarão responsáveis pelo controle e comprovação da execução das atividades delegadas. Os selecionados para a prestação do serviço à Prefeitura receberão, pelo trabalho, a remuneração equivalente a R$ 954,00 (um salário mínimo).

  • Plano de Operação e Ordenamento na área central de Cuiabá deve iniciar nos próximos dias

    Plano de Operação e Ordenamento na área central de Cuiabá deve iniciar nos próximos dias

    Tendo como principal finalidade combater a ocupação desordenada de vendedores ambulantes na área central de Cuiabá, a Secretaria Municipal de Ordem Pública elaborou um plano de operação para o ordenamento da área central de Cuiabá, a fim de regularizar as atividades comerciais com planejamento e execução de ações contínuas de fiscalização dirigidas a esse tipo de atividade que além de irregular é ilegal.

    Para que a ação seja executada, o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales fez a entrega do planejamento de execução ao prefeito Emanuel Pinheiro durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira (21), no gabinete do novo Pronto Socorro de Cuiabá.

    O plano recebeu a aprovação do prefeito que pediu que seja uma ação pacífica e contínua. “Essa ampliação do comércio irregular na área central de Cuiabá não está correta. Que esse seja um trabalho firme e efetivo. Quero contar com a participação e o envolvimento de todas as secretarias, além da parceria da Polícia Militar, a fim de garantir a lei e a ordem pública do Município”, declarou o prefeito.  

    “Entendo que todos que ali ocupam essas vagas estão em busca de trabalho e sustento de suas famílias, mas temos que fazer valer os direitos daqueles que pagam os impostos para funcionamento das lojas e que geram emprego para a nossa população. O que estamos em busca é de um ordenamento correto do comércio local. Precisamos alinhar e adequar às normas e obrigações de cada um. A ocupação em massa desses vendedores ambulantes nas calçadas e ruas no Centro Histórico da Capital tem causado preocupação e considerável prejuízo aos comerciantes regulares.”, disse Pinheiro.

    O secretário foi bem claro e objetivo ao dizer que os fiscais irão trabalhar de forma permanente. A presença deles será percebida diariamente pelos comerciantes e pela população. As ações serão executadas de forma a retirar esses ambulantes de forma definitiva das portas dos comércios. Segundo Sales, esse é um plano que terá continuidade nas ações. “Vamos iniciar e só vamos interromper quando o prefeito assim determinar. A minha esperança é que não encontraremos resistência e sim pleno entendimento da necessidade e urgência desse ordenamento público, entendendo que ordenar é garantir o funcionamento daquilo que a lei permite e impedir a prática daquilo que é proibido por lei. Não vamos voltar atrás nesse combate pacífico, porém com firmeza. Esse trabalho tem que ser definitivo”, destacou.

    O secretário lembrou ainda que esses ambulantes já foram retirados das ruas e realocados no Centro Comercial Popular, mas retornam ao centro da Capital alegando a falta de movimentação no local. “A prefeitura tem esse local disponível e adequado. O que não será permitida é a permanência desses ambulantes atuando de forma irregular, contrariando a lei municipal”.

    As ações fiscalizadoras do Plano de Operação, serão executadas por trinta agentes de Regulação e Fiscalização da Secretaria de Ordem Pública, divididos em duas equipes que desenvolverão as atividades operacionais nos dois períodos, matutino, das 06 às 12 horas e vespertino, das 12 às 18 horas. “Os agentes fiscais irão percorrer o perímetro de atuação conforme escala de serviço e, se constatada alguma irregularidade, farão a identificação do infrator mediante lavratura do auto de infração. O vendedor ambulante, bem como os produtos apreendidos, serão encaminhados à Delegacia de Defesa do Consumidor (DECON) para os procedimentos legais visando apurar as devidas responsabilidades”, explicou o secretário de Ordem Pública.

    “O problema é bem complexo. A dificuldade não está em tirar os ambulantes, mas em conseguir fazer com que eles não retornem. Estamos tratando de vendedores de produtos clandestinos, provenientes de contrabando ou descaminho, o que configura prática criminosa e provocam danos comprometedores a toda sociedade”, finalizou o secretário.

    O plano de ordenamento está previsto para iniciar nos próximos dias e será executado nos principais pontos do centro: como praças, avenidas, travessas e calçadões.  

    Estão envolvidos no Plano de Operação as secretarias municipais de Ordem Pública, de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Mobilidade Urbana, Inovação e Comunicação, a coordenadoria da Vigilância Sanitária Municipal, Polícia Militar e Delegacia do Consumidor. 

     

    Centro Comercial Popular – Os interessados em adquirir um espaço no Centro Comercial Popular devem procurar a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico para ter acesso à lista de documentos necessários, como certidão de casamento e certidões negativas com o Município. É preciso também fazer a abertura do Microempreendedor Individual (MEI), facilitada pela Equipe do Centro de Atendimento ao Empreendedor (CAE), que atua no mesmo prédio. O processo leva cerca de dois meses e inclui uma filtragem com visita de assistentes sociais à casa dos candidatos.

    Isso garante a segurança e transparência do procedimento, que privilegia cidadãos de baixa renda. No final é emitido um parecer que aponta se a pessoa está apta a preencher o termo de permissão de uso provisório. Depois disso os beneficiários precisarão seguir algumas regras, como a frequência e o pagamento de uma taxa de R$ 80 repassados para a Associação dos Permissionários para a manutenção do espaço. Nenhuma quantia é repassada à Prefeitura de Cuiabá.

  • Quase 30% da população de Cuiabá pretende fazer compras na Black Friday em Cuiabá, diz CDL

    Quase 30% da população de Cuiabá pretende fazer compras na Black Friday em Cuiabá, diz CDL

    Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) aponta que 27,5% da população de Cuiabá pretende fazer compras nesta sexta-feira (23), na Black Friday, que acontece em todo o país.

    A maioria entre os que planejam gastar tem interesse em adquirir roupas (36%) e os demais, eletrodomésticos (26%), eletrônicos (24%), celulares (22%) e móveis e artigos para casa (14%).

    Segundo o levantamento feito em parceria com o Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais da Universidade Federal de Mato Grosso (NuPES/FE/UFMT), entre os que pretendem comprar, 67% esperam adquirir um ou dois produtos, com um gasto médio de R$ 474,84 cada um deles.

    As principais formas de pagamento, segundo os entrevistados, serão dinheiro (46%) e cartão de crédito (44%), além disso, os principais lugares apontados para realização dos gastos foram shopping centers (44%), lojas instaladas no centro da cidade (38%) e compras virtuais (28%).

    Ao todo, a pesquisa entrevistou 338 pessoas acima de 14 anos, sendo 55% homens e 45% mulheres. O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 13 de novembro de 2018.

    Veja 10 dicas para não entrar em roubadas nas compras da Black Friday e, mais abaixo, as orientações dos especialistas:

    1. Planejamento, pesquisa e monitoramento – faça lista de compras, estabeleça prioridades e estipule valor máximo
    2. Reputação da loja – pesquise se a loja é de confiança antes de fazer a compra
    3. Desconfie de megadescontos – página pode ser golpe, ou produto falsificado
    4. Cautela nos gastos – não gaste além do que pode pagar
    5. Formas de pagamento – atenção para as formas mais vantajosas em cada caso
    6. Atenção ao frete – verifique o custo antes de finalizar a compra
    7. Prazo de entrega – compras feitas nesse período podem demorar a ser entregues
    8. Arrependimento da compra – consumidor tem até 7 dias para desistir de compra feita pela web
    9. Problemas com a internet – atenção para possíveis lentidões nos sites por conta da alta demanda
    10. Segurança – na compra online, use computador com antivírus e sistema atualizado
  • É FAKE: formulário online pede dados pessoais para receber cesta do Natal Sem Fome

    É FAKE: formulário online pede dados pessoais para receber cesta do Natal Sem Fome

    Em virtude da fake news que circula as redes sociais, especificamente na plataforma de mensagens instantânea WhatsApp, o Núcleo de Apoio à Primeira-dama, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, vem esclarecer os seguintes fatos:

    Não existe nenhuma outra forma de recebimento das cestas além da logística de entrega para a Casa de Conselhos, composta pelos oito conselhos municipais que possuem em seu rol de atuação mais de 120 entidades sociais quais estão presentes o cadastro das famílias em vulnerabilidade social.

    A campanha Natal Sem Fome NÃO possui nenhum site ou meio digital para cadastrar os beneficiários das cestas. Qualquer cidadão em condições de vulnerabilidade social pode procurar as centenas de entidades sociais presentes nos bairros de Cuiabá ou mesmo qualquer um dos oito Conselhos Municipais.

    A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, idealizadora da campanha, lamenta esse tipo de atitude que aproveita de situações sensíveis para obter vantagens indevidas.

    “No ano passado tivemos denúncias de pessoas vendendo cestas em sites como o OLX e esse ano vem esse absurdo à tona. É muito triste porque são famílias, são pessoas que no Natal, muitas vezes, não têm o que comer, enquanto nós estamos ceando com nossos familiares com a mesa farta. É lamentável e vamos procurar os responsáveis porque não serão eles que atrapalharão essa grande campanha do bem”, externou Márcia.

    A mensagem falsa leva um link que direciona para um formulário online que solicita dados pessoais para o recebimento de cestas. A equipe da campanha volta a reforçar que não existe nenhuma plataforma ou mesmo de recebimento de cestas a não ser pela Casa de Conselho.

  • Permissionários conhecem projeto do Mercado do Porto e aprovam iniciativa da Prefeitura

    Permissionários conhecem projeto do Mercado do Porto e aprovam iniciativa da Prefeitura

    “A requalificação deste equipamento público visa a melhoria da qualidade do prédio e das condições de atendimento à população com ampliação de 6 mil metros quadrados de área construída para atender com conforto e segurança a mesma quantidade de permissionários hoje existentes”. Esse foi o objetivo do projeto de revitalização do Mercado do Porto apresentado durante audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (21), no local. Mais de 140 participantes entre permissionários, moradores e autoridades tiveram a oportunidade de dar sugestões e ideias sobre como vai ser o processo de reforma e o funcionamento com as novas instalações do prédio.

    Após uma rica explanação sobre o assunto feito pelo superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Márcio Puga, a principal preocupação apresentada pelos envolvidos foi em relação ao tempo da obra, forma de execução e se o projeto terá começo, meio e fim.

    Essa indagação foi reforçada por uma das 150 permissionárias, popularmente conhecida como Verônica da barraca do queijo. “Essa reforma é por nós muito esperada. É um sonho antigo, uma vez que esse mercado tem mais de 20 anos de criação. A nossa única preocupação é se essa obra vai começar e terminar. Estamos muito satisfeitos com a iniciativa do prefeito, mas queremos ter a certeza que teremos de fato essas melhorias”, disse ela.

    Márcio Puga foi claro ao responder que é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro executar essa obra com rapidez, precisão e baseado num planejamento de trabalho acordado entre as três partes, prefeitura, permissionários e empresa que será a responsável pela execução. “É um pedido do prefeito Emanuel Pinheiro transformar esse local no melhor mercado, sendo referência para outros Estados. Tudo que for preciso pode ser feito. Cuiabá e a população merece um local adequado”, declarou.

    Na oportunidade, Márcio Puga informou que assim que a licitação encerrar e tiver o conhecimento da empresa vencedora, uma nova reunião será realizada, para definição de um cronograma de trabalho. “As obras serão feitas com vocês trabalhando. Sabemos da importância desse local para a maioria das família, muitas delas tem como única fonte de renda. Podem ficar tranquilos, nenhuma decisão será tomada sem o consentimento de vocês”.

    O presidente da Associação dos Permissionários do Mercado do Porto, José Ismar de Azevedo Filho agradeceu a participação em massa dos feirantes. “Essas melhorias irão beneficiar a todos. Iremos poder atender com mais qualidade nossos clientes. Temos a certeza que teremos um crescimento nas vendas. Por isso a participação e envolvimento de todos é muito importante. Para que todo o trabalho a ser executado seja de amplo conhecimento de todos”, ressaltou José Ismar.

    A coordenadora das Ações do Mercado do Porto, Rosilma Tibaldi disse que todo um trabalho vem sendo realizado de forma a esclarecer de fato como será o projeto. Segundo ela, nesses 22 anos de criação do mercado, nunca uma reforma desse porte foi feita. “A expectativa é muito grande. Estamos todos esperançosos com essa reforma a ser executada pela prefeitura de Cuiabá. Estamos muito agradecidos e esperançosos. Temos a certeza que será benéfica para todos nós”, destacou Rosilma.

    Ao todo, o projeto está orçado em R$ 14,4 milhões sendo R$ 8 milhões contemplados com recursos do Ministério do Turismo, Ministério da Agricultura e Ministério da Integração Nacional, além de emendas da bancada federal e recursos próprios da prefeitura na ordem de R$ 6,4 milhões.

     

    PROJETO– Esse é mais um projeto do conjunto de obras para os 300 Anos da nossa Capital, a ser comemorado em abril de 2019.

    O Mercado do Porto será todo reformado e ampliado para melhor atender a população. A obra do mercado varejista “Antônio Moisés Nadaf”, localizado às margens do córrego Oito de Abril, terá início ainda este ano, sendo elaborado pelo IPDU, responsável pela revitalização do local.

    O prazo de entrega está estimado em 12 meses, sendo previsto o início das obras ainda este ano.

    O Mercado do Porto está localizado na Avenida 08 de Abril, n° 143, Bairro Porto, Cuiabá – MT.

  • Vigilância em Saúde emite alerta sobre Febre Amarela para quem vai viajar no fim do ano

    Vigilância em Saúde emite alerta sobre Febre Amarela para quem vai viajar no fim do ano

    A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde do município de Cuiabá, faz um alerta a toda a população que nunca se vacinou contra a Febre Amarela. O aviso vale principalmente para pessoas que estão planejando viajar para o litoral e que não tenham tomado nenhuma dose de vacina contra a febre amarela. Essas pessoas devem receber uma dose da vacina até 10 dias antes da viagem.

    A Vigilância em Saúde decidiu emitir este alerta diante da ocorrência de casos da doença no Estado de São Paulo, que somaram 502 pacientes apenas este ano, dentre os quais 175 vieram a óbito. “A Febre Amarela é uma doença que pode matar. Apesar de não termos casos humanos em Cuiabá, estamos fazendo este alerta porque no período de férias muitas pessoas viajam e aquelas que não foram imunizadas, especialmente as que viajarão para o litoral podem ser infectadas”, explicou Moema Blatt, gestora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

    Apesar do alerta, Moema esclareceu que aqueles que já foram imunizados pelo menos uma vez na vida não têm necessidade de receber a vacina novamente. “Não recomendamos tomar mais do que uma dose, pois podem ocorrer reações adversas, como dor de cabeça, febre e mal estar. Além de não ter nenhum benefício, receber mais do que uma dose de vacina contra esta doença é se expor desnecessariamente”, comentou.

     

    Sobre a doença

    A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, de curta duração e gravidade variável, podendo ser fatal. É causada por um arbovírus transmitido por mosquitos e tem elevado potencial de disseminação, sobretudo em regiões de matas, pois nessas áreas o mosquito transmissor pode picar as pessoas, que caso não estejam vacinadas poderão adoecer. Os sintomas mais comuns são febre, náuseas, vômitos, dor de cabeça, calafrios, pele e olhos amarelados. Também podem ocorrer sangramentos pelo nariz, gengiva, estômago, intestino e urina, além da evolução para o óbito.

    Uma única dose da vacina além do uso de repelentes contra mosquitos em áreas de matas são suficientes para evitar a febre amarela humana.

  • Plataforma substituirá locação de veículos administrativos pela Prefeitura; economia será de R$ 6 mi

    Plataforma substituirá locação de veículos administrativos pela Prefeitura; economia será de R$ 6 mi

    O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, inaugurou nesta quarta-feira (21) o serviço de transporte “Táxi Pref”, que substituirá a locação de carros para serviços administrativos por corridas realizadas por taxistas. Ainda em fase de testes, a novidade conectará servidores a motoristas por meio da plataforma Meia Bandeirada, aumentando o controle sobre percursos e diminuindo despesas. A totalidade de sua implantação representará economia de quase R$ 6 milhões para a Prefeitura.

    De acordo com Pinheiro, iniciativas semelhantes já dão resultados em capitais como Brasília, Fortaleza, São Paulo e Curitiba, apresentando-se também como solução à crise enfrentada por milhares de taxistas. Na manhã de ontem ele se reuniu em seu escritório com a secretária de Gestão, Ozenira Félix, para definir os últimos detalhes do projeto. Dali, utilizou o aplicativo para seguir ao novo Pronto Socorro Municipal, no bairro Ribeirão do Lipa, onde vem realizando atendimentos diários.

    “Antes de adotarmos o Táxi Pref realizamos uma série de estudos e comparações, que comprovaram sua viabilidade. Atualmente a empresa da qual locamos os veículos administrativos é de Goiânia, então esta também é uma forma de distribuir melhor a renda aqui na nossa cidade”, disse. Neste contexto, a contratação de cerca de 200 carros, estimada em R$ 11,9 milhões anuais, deverá sofrer redução de até 43% no valor.

    Assim, no futuro, será mantido apenas o aluguel de veículos como ambulâncias e carros de fiscalização. A substituição também considera o fim de eventuais irregularidades e de veículos da Prefeitura parados pelas ruas, trazendo maior transparência e segurança para à execução de trabalhos externos. Com relação aos motoristas que integram o quadro da administração, Pinheiro garantiu que eles passarão a atender a frota de veículos próprios da Prefeitura.

    Segundo o coordenador de Serviços, Rafael Pinho de Campos, a mudança é gradual e em algumas semanas deverá estar disponível para todas as pastas. Neste primeiro momento, contudo, o serviço foi liberado apenas para os colaboradores das secretarias de Gestão de Governo.  “Esse período de adaptação e teste é necessário para que possamos diagnosticar possíveis falhas e resolvê-las antes da adesão completa” afirma.

    Ele destaca ainda que para solicitar uma corrida é necessário que o servidor justifique o motivo da saída, registrando-o em um sistema ao qual a coordenação tem acesso. “Pela plataforma temos acesso ao percurso, preço, horário de saída e chegada e justificativa da chamada.” Diante disso, a recomendação é de que os pedidos sejam feitos pelos diretores de setor, sendo possível liberar o acesso direto a outros trabalhadores a depender das demandas de cada um.

    Quem pode participar

    A titular da Gestão, Ozenira Felix, reforça que qualquer taxista pode se cadastrar no Meia Bandeirada, desde que esteja com alvará e documentação regularizados. Para isso é preciso baixar o aplicativo, disponível tanto para Android quanto para IOS, e preencher as informações solicitadas. “É importante destacar que esse cadastro é feito exclusivamente pela empresa, não havendo possiblidade de realizá-lo aqui, junto à Prefeitura”, conta.

    Deste modo, os repasses aos profissionais serão feitos pela própria plataforma, a cada dois dias, por meio de um cartão corporativo. O pagamento realizado pela Prefeitura ao empreendimento, por sua vez, será mensal, conforme o que foi estabelecido no processo de licitação.