Banda do Corpo de Bombeiros Militar lança três projetos sociais no Sesc Arsenal

banda do corpo de bombeiros militar lanca tres projetos sociais no sesc arsenal 5c9f6b4c584d2

Crianças dos ensinos fundamental e médio de escolas de Cuiabá assistiram, na tarde desta sexta-feira (29.03), à apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso no teatro do Sesc Arsenal. O concerto marcou o lançamento de três projetos sociais que começam na próxima semana, coordenados pela banda.

O projeto Musicalizar visa ensinar música e disciplina a crianças de 8 a 16 anos. As aulas serão realizadas no ginásio Aecim Tocantins, com vagas para 40 alunos que estejam matriculados e cursando o ensino regular. No início os estudantes aprenderão conceitos de música e a iniciação instrumental a partir da flauta e instrumentos percussivos.

No projeto Concertos Didáticos a banda irá a escolas públicas e privadas realizar apresentações. O regente da banda, Tenente BM Josuel Vieira, é o coordenador dos projetos e conta que os Consertos Didáticos mostrarão aos estudantes os elementos da música de concerto. A composição de uma orquestra, os naipes e o ambiente de apreciação da arte.

O terceiro se chama Tocando Vidas e será realizado em hospitais com o objetivo de promover musicoterapia para pessoas em situação de internação. “O objetivo é dar um alento a quem está numa situação indesejada, já que na literatura da educação musical ela é apontada como um fator de recuperação da saúde”, conta o regente.

O 1º Comando Regional também é parceiro do Musicalizar e dará apoio ao projeto com instruções de prevenção de acidentes. “A criança e o adolescente muitas vezes são vítimas de acidentes perfeitamente evitáveis com informações de segurança preventiva. Vamos aproveitar esse engajamento do Musicalizar para dar mais conhecimento sobre segurança e cidadania a esses jovens”, afirmou o Coronel BM Ricardo Bezerra Costa, comandante do CR1.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Alessandro Borges, destacou que a postura proativa é uma característica dos Bombeiros Militares. “Com o Corpo Musical não é diferente, a proposta dos projetos sociais extrapola as obrigações dos músicos para atender a sociedade. Eles irão trabalhar mais para fazer mais que a missão”, afirmou.

O repertório da apresentação desta sexta incluiu temas famosos do cinema e uma suite de músicas típicas de Mato Groso. As inscrições para o projeto Musicalizar serão realizadas no ginásio Aecim Tocantins, na sede do Corpo Musical do CBMMT e no 1º Batalhão de Bombeiro Militar, entre os dias 01 e 05 de abril. As aulas e atividades do Musicalizar seguem até o mês de dezembro.