Após exigência do “passaporte da vacina”, mais de 16 mil pessoas se vacinaram em Rondonópolis

apos exigencia do passaporte da vacina mais de 16 mil pessoas se vacinaram em rondonopolis 1071108

A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis vacinou com a primeira dose contra a Covid-19, 16.035 pessoas com mais de 18 anos durante a repescagem realizada na cidade após a publicação do Decreto Municipal 10.294, que tornou obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação para acessar qualquer estabelecimento público ou privado na cidade.

O chefe do Departamento de Saúde Coletiva, Paulo Padin, entende que o chamado “passaporte da vacina” fez com que o número de pessoas que buscaram receber a primeira dose na última semana aumentasse consideravelmente, chegando a mais de 16 mil pessoas que receberam a vacina em apenas sete dias.

Mesmo com a vacina disponível para maiores de 18 anos há cerca de um mês e depois de vários dias de repescagem realizadas, ainda havia na cidade um grande número de pessoas que não haviam buscado um ponto de vacinação para receber a primeira dose. Com a instituição do “passaporte da vacina”, muitos acabaram se imunizando contra a Covid-19 na última semana.

Até esta segunda-feira (6), o sistema LocalizaSUS do Ministério da Saúde mostra que 161.226 pessoas tomaram pelo menos a primeira dose em Rondonópolis, ou seja, 84,3% da estimativa do público com mais de 18 anos a ser vacinado na cidade. Contudo, devido a grande quantidade de pessoas vacinadas na última semana na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde ainda trabalha na atualização dos dados constantes no sistema LocalizaSUS.

Ainda há cerca de 10 mil pessoas vacinadas com a primeira dose em Rondonópolis, cujos dados não integram o sistema e precisam ser incluídos.