Adolescentes participam do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso

adolescentes participam do circuito itinerante da ciencia de mato grosso

Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Cuiabá, antigo Pomeri, participaram nesta terça-feira (31.05) do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT). Na oportunidade, os participantes puderam conhecer na prática diferentes conceitos de ciência e tecnologia.

A exposição faz parte do Programa de Formação Continuada (POS) dos adolescentes em conflito com a lei do Centro de Socioeducativo de Cuiabá, que em parceria com Seciteci levou os experimentos científicos e tecnológicos aos internos da unidade, a fim de ampliar o acesso à cultura e lazer dos internos.

A exposição foi montada na quadra de esportes da unidade e cada um dos menores vivenciou na prática os diferentes conceitos de ciência e tecnologia que estão diretamente relacionados ao cotidiano e com o conteúdo de sala de aula. O Circuito Itinerante levou sete temas, relacionados à energia estática, força motriz, além de misturas heterogêneas.

Conforme o diretor da internação masculina, Urias Avelino Dantas, todas as iniciativas promovidas pela unidade estão alinhadas com a meta de reduzir a reincidência dos menores em atos infracionais, a promoção e o desenvolvimento dos adolescentes em conflitos com a lei ao ambiente social e familiar.

“O foco da atual gestão é levar cultura, conhecimento e lazer aos adolescentes, também mostrar a eles a ampla rede de serviços para que, quando forem reintegrados à sua família, possam saber onde buscar seus direitos necessários para continuar sua evolução como cidadão de bem”, disse.

A coordenadora de Popularização da Ciência (Seciteci), Marilene Borges Passos, lembrou que a ideia do circuito itinerante é descomplicar a ciência na rotina dos estudantes. “Nós trazemos a ciência de uma forma descomplicada, divertida e didática para popularizar a ciência. Aqui os adolescentes podem experimentar e entender na prática os conceitos aprendidos em sala de aula”.