85% dos leitos de UTI adulto, exclusivos para pacientes com covid, estão ocupados

85 dos leitos de uti adulto exclusivos para pacientes com covid estao ocupados 925212

Mato Grosso chegou, neste domingo (21), a 9.776 casos confirmados da covid-19, sendo que 5.681 pessoas infectadas estão em isolamento domiciliar e 3.319 estão recuperados. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a covid-19, há 388 pessoas internadas, sendo 205 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 183 em enfermaria. A taca de ocupação está em 81,3% para UTIs e em 22,4% para enfermarias. Considerando apenas as UTIs adulto, o índice de ocupação já passa de 85%.

De acordo com o último boletim da secretária de Estado de Saúde (SES), na tarde deste domingo havia cinco vagas de UTI para pacientes covid-19 no interior do Estado, sendo três no Hospital Regional de Sinop (500 km ao norte em Cuiabá), uma no Hospital São Luiz, em Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá) e uma no Hospital Regional de Alta Floresta.

As outras vagas estão todas em Cuiabá e Várzea Grande. Até às 16 horas de hoje, o Hospital Metropolitano de Várzea Grande tinha um leito de UTI vago, o Hospital Referência para Covid-19 em Cuiabá, o antigo Pronto Socorro, tinha sete vagas, e o Hospital São Benedito duas vagas. No Hospital Universitário Júlio Müller havia mais uma vaga de UTI disponível.

O Hospital Estadual Santa Casa, que já chegou a ter 100% dos leitos ocupados, hoje à tarde era o que tinha mais vagas disponíveis, 19 no total.

Ao todo, são apenas 35 vagas de UTI adulto disponíveis para pacientes com covid-19.

As outras 12 vagas desocupadas são de UTI infantil e estão no Hospital Santa Casa (9) e no antigo Pronto-Socorro (3).

Neste domingos, os seguintes hospitais estavam com 100% das UTIs ocupadas: Hospital Regional de Rondonópolis, Hospital Regional de Sorriso, Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande, Hospital Santa Casa de Rondonópolis, Hospital Municipal de Barra do Garças e Hospital Municipal de Juína.