O lateral-direito Rafinha deixou o Flamengo na metade de 2020 e atualmente divide opinião entre os torcedores por conta de sua saída e principalmente pelo seu retorno ao Brasil, acertando com o Grêmio e não com o rubro-negro.
Mesmo atuando no Grêmio hoje em dia, o lateral-direito relembrou a final do Mundial de Clubes de 2019, quando o Flamengo foi derrotado por 1 a 0 pelo Liverpool com gol na prorrogação, mas Rafinha garante que se a equipe tivesse uma postura diferente, a história seria outra.

– O time deles era muito bom, mas a nossa parte do meio-campo para frente, se tivesse sido mais insistente, teria tido mais chances. Os meninos foram muito bem marcados, e o Bruno Henrique foi o que se destacou um pouco mais – disse o jogador, em entrevista ao canal Duda Garbi.
– Não foram com aquela confiança de sempre. Se tivessem sido um pouco mais corajosos, tínhamos surpreendido mais. A final do Mundial só tinha “cobra criada” e os caras estudaram a gente. O Liverpool já tinha perdido para o Flamengo (1981) e para o São Paulo (2005), esse título era importante. E o Klopp (treinador) quer levar tudo – emendou.