As negociações entre Flamengo e Rafinha foram extremamente desgastantes e acabou sem um desfecho positivo para ambas as partes e isso escancarou uma dificuldade do Flamengo para acertar com reforços, pois a justificativa do Flamengo para não acertar com Rafinha foi motivos financeiros.
Apontado por Rafinha como principal dirigente contra seu retorno, o vice-presidente de relações externas, Luiz Eduardo Baptista, disse em entrevista ao site “Debate Rubro-Negro” que o principal motivo para Rafinha não retornar foi financeiro.
– Essa pandemia afetou muito os clubes. Desde julho a gente acompanha isso no Flamengo. Por conta disso não poderíamos assumir novos compromissos para 2021. Todos sabiam disso. Desportivamente, Rafinha é uma unanimidade. Seja por questões técnicas ou o que ele representa. O que ele entende dele não ter vindo jogar, não corresponde a realidade, disse Bap.

Toda essa briga interna no Flamengo pode atrapalhar o planejamento do técnico Rogério Ceni para a temporada de 2021, já que o treinador pediu quatro reforços e como o clube prioriza sua situação financeira, talvez não seja possível trazer reforços para as posições pedidas pelo técnico.
A ideia do Flamengo é fazer negócio nos mesmos moldes da contratação do zagueiro Bruno Viana. Jogadores por empréstimo com o Flamengo pagando somente parte dos salários, mas não está descartada a possibilidade de passar essa janela de transferência sem reforços, para focar na janela do meio do ano.