O Flamengo montou uma equipe para estudar jeitos de ter um time em campo na próxima quarta-feira (30), quando enfrente a equipe do Independiente Del Valle, em partida válida pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. O clube tem esperança de ter alguns dos infectados nesse jogo.
Os jogadores que testaram positivo no exame feito no último sábado (19), visando o confronto contra o Barcelona. Foram eles Bruno Henrique, Filipe Luís, Isla, Diego, Michael, Vitinho e Matheuzinho. Esses atletas completaram 11 dias na próxima semana e o vice jurídico do clube, Rodrigo Dunshee, vê a possibilidade de contar com os jogadores novamente.
– A legislação da Conmebol, e existe um precedente do Boca Juniors, diz que dez dias após o teste positivo automaticamente o atleta pode jogar, se o médico disser que não tem sintomas. Então, poderíamos ter jogadores que possam atuar. Por isso que a situação é diferente (do jogo contra o Palmeiras) – disse Dunshee durante participação no “Seleção SporTV”.

De acordo com as regras da Conmebol, o atleta pode entrar em campo com o exame negativo até 24 horas antes da partida. Mesmo assim, será necessária uma avaliação física por parte da comissão técnica, já que os atletas estão sem fazer nenhuma atividade no campo.
O rubro-negro tem ao todo 16 jogadores infectados e do elenco principal, o clube conta com apenas dez jogadores. São eles: os goleiros César e Hugo Souza, o lateral-direito João Lucas, o lateral-esquerdo Ramon, o volante Gerson, o meia Arrascaeta e o atacante Lincoln.
Além dos citados acima, existem os poucos que não foram infectados: o volante Thiago Maia, o meia Pepê e o centroavante Pedro. O volante e o centroavante estiveram no Equador e foram os únicos que testaram negativo no exame de quarta-feira.