O atacante Germán Cano, do Fluminense, é o artilheiro até agora do Campeonato Brasileiro com 10 gols marcados. Em seguida, aparece outro ‘hermano’, Jonathan Calleri, do São Paulo, com 9. Ou seja, dois jogadores estrangeiros estão liderando a artilheira do torneio, após 17 rodadas disputadas.
No entanto, um atleta estrangeiro como artilheiro do Brasileirão não é algo muito convencional. Por exemplo, você sabe quando foi a última vez que isso aconteceu?
Pois é, já faz tempo: exatos 50 anos. Então, em 1972, o uruguaio Pedro Rocha, do São Paulo, foi o artilheiro do Brasileirão daquele ano, com 17 gols marcados. Ainda assim, não foi o artilheiro isolado.
Isso porque teve que dividir a primeira colocação com o atacante Dadá Maravilha, do Atlético Mineiro, que vivia grande fase.
Contudo, naquele ano, nenhum dos dois clube levantou o troféu, pois, o título ficou com o Palmeiras, que venceria também no ano seguinte, em 1973.
O CenárioMT é uma fonte de notícias com credibilidade em Futebol ao vivo, visita nossa página para mais conteúdo exclusivo. Participe do nosso grupo de whatsapp e fique por dentro da agenda de jogos da rodada: https://chat.whatsapp.com/GfESQwJEmaX1SuGv0UdAkV.
Em busca da história entre os artilheiros
Desta maneira, Cano e Calleri estão perto de quebrar esse longo jejum de goleadores ‘gringos’ no futebol brasileiro. Assim como o Atlético Mineiro quebrou o jejum de 50 anos sem títulos no ano passado, a artilheira pode ter o mesmo desfecho.
Entretanto, o campeonato ainda tem todo um segundo turno pela frente. Isso sem contas as duas últimas rodadas do primeiro turno.
8️⃣ gols em 8️⃣ jogos. @Jocalleri é o artilheiro do @Brasileirao #TocaNoCalleri 🇦🇷#VamosSãoPaulo 🇾🇪
📸 Rubens Chiri / saopaulofc pic.twitter.com/uAcrKzA6RK
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) May 30, 2022
Com isso, outros atletas brasileiro podem perfeitamente manter esse tabu. Por exemplo, os atacantes Bissoli, do Avaí, e Pedro Raul, do Goiás, estão com 8 gols cada. Então, são os mais próximos de se alcançarem o topo da competição.
No entanto, para os torcedores do Fluminense e do São Paulo, se esses dois jogadores continuarem marcando gols, não será problema. Afinal de contas, vão ajudar os seus times em campo.
Maior artilheiro do Brasileirão
Até hoje, o jogador com o maior número de gols marcados em uma única edição foi Washington, ‘Coração Valente’. Em 2004, marcou 34 durante o Brasileirão de pontos corridos, que ainda era disputado por 24 times. Ou seja, teve 46 rodadas para fazer esses gols.
Mas, somando-se todos os campeonatos, desde 1959, o maior artilheiro é Roberto Dinamite, com 190 gols marcados.