Categoria: Carros

  • Volvo XC60 Recharge é o SUV que combina com qualquer garagem

    Volvo XC60 Recharge é o SUV que combina com qualquer garagem

    No início de 2021 a Volvo Cars anunciou que só iria comercializar no mercado brasileiro a linha Recharge, modelos 100% elétricos ou híbridos – como já vinha fazendo em outros mercados. Desde então oferece por aqui os sedans S60 e S90 e os SUVs XC40, XC60 e XC90.

    O CenárioMT teve a oportunidade de conhecer e avaliar uma das versões do Volvo XC60 Recharge: a R-Design, que tem preço a partir de R$389.950,00 e é equipada com o motor Drive-E Turbo Supercharger de 2.0 litros e 4 cilindros de 320 cavalos-vapor de potência e outro elétrico de 87 cavalos-vapor de potência, que apresenta torque instantâneo nas rodas traseiras, totalizando 407 cavalos-vapor de potência. 

    Sua transmissão automática Geartronic de oito velocidades utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica. A posição B auxilia na frenagem do freio-motor elétrico para recuperar e transmitir energia de volta para o carro, seja para recarregar a bateria ou para uso imediato. Nela, é também possível fazer a redução de marchas manualmente, ajudando na frenagem do veículo.

    Esta combinação apresenta um desempenho impressionante e digno de carro esportivo. Mesmo com 2.174 quilos o Volvo XC60 Recharge R-Design vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.

    O XC60 Recharge R-Design conta com três modos de condução, que se adequam praticamente a qualquer condição:

    • PURE: condução econômica para uso urbano – Este modo utiliza 100% o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas.

    • HYBRID: uso cotidiano – É o modo padrão do modelo, programado para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível: 19 km/l na cidade e 20 km/l na estrada (dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), conferindo nota A em eficiência energética.

    Este modo conta com duas funções que facilitam o uso no dia a dia. A tecla Hold permite “guardar” a energia da bateria para uso posterior. Por exemplo, no caso de o motorista optar por utilizar somente o motor a combustão na estrada e a carga da bateria na cidade. O ícone de um cadeado aparece no painel. E a tecla Charge aciona o carregamento da bateria utilizando o motor a combustão, que age como um “gerador de energia”.

    • POWER: condução esportiva – O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva.

    O XC60 T8 vem equipado com um cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, porém, com maior tempo para a recarga.

    O posicionamento inteligente da bateria contribui para um excelente controle dinâmico. Instalada na área central, ao longo do túnel do chassi, ela não compromete o espaço interno para os passageiros e para a bagagem, além de oferecer melhor distribuição de peso.

    O motorista ainda dispõe de outros três modos de condução:

    • AWD (All Wheel Drive): tração permanente conforme demanda específica.

    • OFF ROAD: função que envolve o controle de descida em declives (HDC), ideal para percursos fora de estrada em velocidades de até 40 km/h;

    • INDIVIDUAL: o condutor pode escolher entre uma série de parâmetros, como nível de assistência da direção, configuração do painel e características do grupo propulsor, entre outros. Dessa forma, o XC60 pode ser um carro de cidade silencioso e com zero emissão, um SUV de desempenho arrebatador ou um veículo para condições desafiadoras.

    Design

    A grade e para-choques exclusivos incorporam um dos mais avançados sistemas de iluminação do segmento. E a esportividade na traseira também está presente com spoiler exclusivo e saída dupla do escapamento cromada e integrada ao para-choque. O conjunto ótico elevado que caracteriza o modelo conta com feixes de LED e tem desenho marcante que se prolonga na tampa do porta-malas.

    O interior do XC60 Recharge R-Design utiliza metais genuínos e detalhes esculpidos estão em harmonia com o design escandinavo. Como símbolo da sofisticação, a manopla do câmbio é feita de cristal sueco da marca Orrefors. 

    Os passageiros desfrutam de um interior requintado, com bancos esportivos revestidos em couro e nubuck. Os assentos dianteiros contam com regulagem elétrica de posição, do extensor e do suporte lombar, além de memória.

    Devidamente posicionado, o motorista comanda o modelo por meio do volante esportivo revestido de couro, que garantem uma condução ainda mais dinâmica do veículo. Pedais e soleira exclusivos completam os itens de esportividade da cabine.

    A tecnologia do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas incorpora diversas funções, como indicação do modo de condução, nível de regeneração de energia, quantidade de carga da bateria e horário em que ela estará 100% carregada.

    A tela central de nove polegadas e sensível incorpora o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display tem gráfico aprimorado, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. 

    Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques, ou comando de voz, de distância. A integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. Também é possível observar em gráficos o funcionamento do sistema híbrido quanto à utilização dos motores elétrico e a combustão, seus consumos e a regeneração de energia. O sistema de áudio é um Harman Kardon e conta com 13 alto-falantes e subwoofer de 600 watts.

    Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

    Tecnologia e segurança

    A inovação se reflete também com o Pilot Assist, recurso que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração, a frenagem e a também auxilia no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias. O assistente de direção está integrado ao Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância do carro adiante.

    O XC60 dispõe da mais completa tecnologia para evitar acidentes. Equipado com o inovador City Safety, inclui assistente de direção e entra em ação quando a frenagem automática não seja suficiente para evitar uma colisão. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.

    O SUV também disponibiliza assentos infantis integrados no banco traseiro, sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e de joelho para motorista), sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

    Outro sistema importante é o de proteção em saída de estrada (Run Off Road), que registra situações em que o carro está prestes a sair da via por distração do motorista ou até mesmo condições de baixa visibilidade. Essa tecnologia age para reposicionar o veículo de volta à faixa de rolagem esterçando levemente o volante. Se a manobra não surtir o efeito desejado, o modelo inicia uma série de ações para proteger os ocupantes: pré-tensionamento dos cintos de segurança, preparação do sistema de absorção de impactos na estrutura dos bancos dianteiros e, finalmente, o pedal de freio é destravado no ato da colisão para evitar o impacto nas pernas do motorista.

    O modelo também apresenta dois recursos inovadores de segurança. A Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation) ajuda a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h;

    Já o Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System – BLIS) com Cross Traffic Alert avisa sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.

    Também pensando em segurança, o SUV possui a Care Key, que permite a regulação do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal e a Care Key. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.

  • Caoa Chery amplia linha de SUVs com o Tiggo 3X

    Caoa Chery amplia linha de SUVs com o Tiggo 3X

    A Caoa Chery comercializa atualmente no Brasil oito modelos de veículos, sendo três sedãs e cinco SUVs. O CenárioMT teve a oportunidade de conhecer e avaliar o Tiggo 3x, oferecido nas versões Plus com preço a partir de R$94.990,00 e Pro com preço a partir de R$99.990,00.

     

    Ambas as versões do Caoa Chery Tiggo 3x são equipadas com o novo motor 1.0 Turbo Flex, desenvolvido pela fabricante para o mercado brasileiro, associado ao câmbio CVT de nove velocidades, 102 cavalos-vapor potência e um dos maiores torques da categoria: 17.1 kgfm com etanol e 16.8 kgfm a gasolina, já a 2.000 rpm.

    A Caoa Chery diferencia o modelo com grades exclusivas para cada versão, além de oferecer uma extensa lista de itens de série, que contempla equipamentos como assistente de descida (HDC), chave presencial por aproximação, comando de climatização à distância (CCD), controle de estabilidade, luzes DRL superiores e faróis e luzes repetidoras no para-choque.

    Nas laterais as linhas são integradas com as caixas de roda pintadas na cor do veículo. A versão Pro conta ainda com a inscrição “Tiggo” no detalhe do vidro lateral traseiro e com moldura cromada na linha de cintura dos vidros. Já na traseira, a barra de ligação das lanternas em preto brilhante agrega sofisticação ao visual. As rodas, com desenhos exclusivos para cada versão, foram desenvolvidas especialmente para o mercado brasileiro.

    Interior do Tiggo 3x

    Caoa Chery Tiggo 3x 5
    Fotos: Divulgação

    No interior o modelo tem detalhes cromados, em black piano e na cor prata. O multimídia de 9″ colorido é sensível ao toque e compatível com Apple Car Play e Android Auto. A versão Pro traz ainda cluster digital em tela LCD de 7″ colorida, enquanto a versão Plus possui um painel combinado com computador de bordo em tela digital de 3.5″.

    Medindo 4.200 mm de comprimento, 1.760 mm de largura, 1.570 mm de altura e com distância entre eixos de 2.555 mm, o Tiggo 3x tem um porta-malas com capacidade para 420 litros. Os bancos são ergonômicos e possui ajuste de altura para o motorista. O revestimento é combinado de tecido e acabamento premium na versão Plus, e com revestimento 100% premium na versão Pro. Na traseira, eles também são rebatíveis e bipartido na proporção 60/40. O volante é multifuncional, tem ajuste de altura e design esportivo com base reta e revestimento premium com costura aparente.

    O Caoa Chery Tiggo 3x possui ainda ar-condicionado eletrônico com visualização das configurações na central multimídia, travamento elétrico das portas, vidros elétricos com descida contínua e abertura pela chave, ajuste de altura dos faróis que tem funções “follow me” e “car find”, entrada USB, sensor de estacionamento traseiro nas duas versões e câmera traseira com guias para manobras na versão Pro.

    O modelo possui direção elétrica, assistente de partida em rampa e alerta de frenagem de emergência nas duas versões. A Pro conta ainda com acendimento automático dos faróis, botão de partida, luz de boas-vindas nas portas dianteiras e faróis alto e baixo em LED. 

    No quesito segurança, controle de tração e estabilidade de última geração, freio à disco nas quatro rodas com ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS), air bag duplo, indicador individual de pressão e temperatura de cada pneu e ISOFIX estão presentes nas duas versões.

    O Caoa Tiggo 3x está disponível nas cores sólidas branco e preto; metálicas vermelho, cinza e prata; e branco perolizado. A garantia é de cinco anos para motor e câmbio e de três anos para o veículo completo.

    Confira um vídeo com o Caoa Chery Tiggo 3x

  • Versão única basta para o Chevrolet Equinox 2021 agradar

    Versão única basta para o Chevrolet Equinox 2021 agradar

    O Chevrolet Equinox Premier 2021 é um daqueles modelos de carro que dá vontade de sair por aí sem necessariamente ter um destino: ele é muito agradável para dirigir, aliando muito conforto com uma motorização precisa.

    O CenárioMT teve a oportunidade de conhecer e avaliar o modelo que aqui no mercado brasileiro é disponibilizando na versão única Premier, que vem equipada exclusivamente com o motor de 172 cavalos, 27,8 kgfm de torque e injeção direta de combustível, que consegue entregar desempenho com economia. 

    Para completar e deixar a parte mecânica ainda mais agradável, o Chevrolet Equinox Premier 2021 conta com câmbio automático de seis velocidades, com opção de troca manual de marchas. O modelo ainda oferece tração integral nas quatro rodas através do sistema AWD – All Wheel Drive, que proporciona maior controle em estradas escorregadias.

    Com preço a partir de R$187.240,00 e disponível nas cores Preta Global, Prata Switchblade e Branca Abalone, inédita e que é a cor que ilustra esta matéria, o Chevrolet Equinox Premier 2021 conta com detalhes cromados, lâmpadas diurnas em LED e rodas de 19”. 

    No interior, para momentos confortáveis para o condutor e seus acompanhantes, o modelo conta com bancos com revestimento premium e costuras duplas. Nesta versão única o assento do motorista possui regulagem elétrica e memória e ainda é possível controlar o ar-condicionado Dual Zone para escolher temperaturas diferentes para os passageiros.

    O modelo ainda entrega algumas soluções inteligentes para o dia a dia, como o teto solar elétrico panorâmico e abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sensor de movimento: é só passar o pé embaixo do para-choque para acionar a função. 

    Outra comodidade é a possibilidade de carregar o smartphone sem usar nenhum fio. Com o carregador wireless charger, é possível fazer a recarrega usando uma base de carregamento disponível: é só ligar o carro, encaixar o celular e pronto.

    Equipado com o Chevrolet MyLink, é possível explorar a cidade sem medo com o modelo. Com integração completa com Android Auto e Apple Carplay, é possível conversas por mensagens, escolha de rotas e até acesso às playlists favoritas usando apenas a voz. Tudo isso em uma tela de oito polegadas touchscreen de alta precisão.

    Além do amplo espaço para ocupantes e bagagens, o Chevrolet Equinox Premier 2021 se destaca pela lista de itens de segurança, conectividade e conforto. 

    Confira os principais equipamentos da versão que conhecemos e avaliamos:

    • 6 airbags (duplo, lateral e de cortina)
    • Faróis Full LED com faixo alto inteligente
    • Alerta de colisão frontal com detecção de pedestres
    • Frenagem automática de emergência
    • Alerta de ponto cego
    • Alerta de movimentação traseira
    • Assistente de permanência na faixa
    • Alerta vibratório de segurança no banco do motorista
    • Indicador de distância do veículo à frente
    • Multimídia MyLink com tela de 8″, navegador integrado, Android Auto e Apple CarPlay
    • Telemática avançada OnStar com app para comandar funções do veículo pelo smartphone
    • Teto solar panorâmico
    • Sistema de áudio Premium BOSE
    • Carregador wireless para smartphone
    • Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de movimento
    • Assistente de estacionamento Easy Park
    • Ar-condicionado digital Dual Zone
    • Banco do motorista com regulagem elétrica e memória
    • Partida sem chave ou por controle remoto
  • Peugeot 3008 2022 chega em duas versões com motor turbo

    Peugeot 3008 2022 chega em duas versões com motor turbo

    Modelo é equipado com motor 1.6 THP de 165 cavalos e câmbio automático de seis marchas

    A Peugeot apresentou a linha 3008 com inovações em seu design, tecnologia e segurança. Já como linha 2022, o modelo é oferecido nas versões Griffe 1.6 THP AT com preço a partir de R$229.990,00 e GT Pack 1.6 THP AT com preço a partir de R$249.990,00.

    Ambas são equipadas com o motor 1.6 THP de 165 cavalos, opções de condução Normal, Eco e Esportivo e transmissão automática de seis velocidades. Esta transmissão traz o modo manual, possibilitando que as trocas de marchas possam ser feitas pelo motorista através dos paddle shifters.

    Oferecido nas cores Azul Vertigo e Vermelho Ultimate na GT Pack e Branco Nacré, Cinza Artanse, Cinza Platinium e Preto Perla Nera na Griffe, o Peugeot 3008 2022 apresenta uma nova dianteira, com grade Frameless. Em um novo efeito de design, suas aletas se prolongam sob os faróis, realizando a fusão de todos os elementos. Finalmente, o emblema do modelo agora está posicionado à frente do capô.

    Para acentuar a esportividade, aberturas laterais em preto brilhante e uma placa de proteção inferior integram o para-choque a partir do primeiro nível de acabamento e a GT Pack conta com uma grade específica para distinguir as versões.

    Os faróis dianteiros contam com tecnologia LED nos dois níveis de acabamento, com um prolongamento de DRL na forma de presa, e com a extremidade cromada. Essa assinatura luminosa está alinhada com o estilo atual da marca.

    No nível de acabamento GT Pack, os faróis Full LED promovem uma pegada high-tech e diferenciada, graças à extensão da assinatura luminosa e à função de iluminação em curvas (EVS) que otimiza a visibilidade até 90 km/h. Os faróis de neblina foram substituídos pela função “Foggy Mode” integrada aos faróis Full LED, que acende os faróis de luz baixa com intensidade reduzida quando as luzes de neblina traseiras são acionadas.

    Na traseira, as novas lanternas adotam a tecnologia Full LED, inclusive para a luz de ré, exibindo garras 3D que tornam a assinatura luminosa mais incisiva. As setas de direção são do tipo “scrolling”, enquanto as lanternas são recobertas com acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas de ambos os lados do veículo, aumentando visualmente a largura da traseira. Além disso, os emblemas GT nos para-lamas dianteiros e na tampa do porta-malas foram modernizados.

    No interior, um dos destaques é o que i-Cockpit 2.0 que evoluiu e ficou mais moderno e sofisticado. Seu cluster digital de 12,3 polegadas, configurável e personalizável, ganha um bloco de mostradores digitais com tecnologia “Normally Black”, acabamento de alta qualidade e leitura aprimorada com contrastes superiores.

    A nova central multimídia com tela tátil de dez polegadas e alta definição, é acompanhada por sete teclas “toggles switches”, que permitem acesso direto e permanente às principais funções de conforto: rádio, ar-condicionado, navegação 3D conectada com comando de voz, configurações do veículo, aplicativos móveis e pisca-alerta.

    Todas as versões vêm equipadas de fábrica com o seletor de modos de condução que permite escolher entre os modos Normal, Sport e Eco. 

    O modelo também é equipado com o sistema Driver Assist Plus, que se traduz em auxílios à condução. Fazem parte desta oferta de tecnologias embarcadas o piloto automático adaptativo e inteligente Stop & Go, que acrescenta a reaceleração automática do veículo no caso de paradas inferiores a três segundos. Caso contrário, a função pode ser reativada com um simples toque no pedal do acelerador ou na extremidade do comando sob o volante. 

    Correção e alerta de permanência em faixa, associado ao ACC Stop & Go, no qual o sistema orienta o condutor a permanecer na faixa e o orienta a manter as mãos no volante. 

    Active Safety Brake ou frenagem automática de emergência, que opera a partir de 5 a 140 km/h, detectando carros e pedestres, com alerta de risco de colisão e o leitor de novas sinalizações de velocidade com reconhecimento ampliado das placas como pare, contramão, ultrapassagem proibida etc.

    Além disso tudo, o Peugeot 3008 2022 oferece Visiopark 1 com câmera traseira em 180°, Visiopark 2 com câmeras dianteira e traseira em 360°, assistência ativa ao estacionamento em vagas paralelas ou transversais, alerta de atenção do condutor, para monitorar a vigilância do condutor em trajetos longos e a velocidades superiores a 65 km/h, por meio da análise da trajetória em relação às marcações de solo, assistência de farol alto, com comutação automática de faróis altos/baixos, sistema ativo de vigilância de ponto cego, com correção de trajetória e disponível entre 12 e 140 km/h, tampa do porta-malas com acionamento automático, teto solar panorâmico, bancos massageadores multipontos na versão GT Pack e freio de estacionamento elétrico.

    Imprescindíveis no dia a dia, as informações dos smartphones podem ser exibidas na central multimídia graças à compatibilidade com o sistema MirrorScreen que inclui os protocolos de conexão Apple CarPlay e Android Auto. Para a recarga de seus aparelhos, na parte dianteira do console central há a tecnologia de recarga sem fio, por indução, além da entrada USB. Na parte traseira, duas novas portas USB complementam as possibilidades de recarga.

    Para o conforto sonoro dos ocupantes, o Peugeot 3008 2022 pode ser equipado com o sofisticado sistema Hifi premium de 515 Watts da FOCAL, marca francesa de áudio de alta-fidelidade. As grades dos alto-falantes (tweeters e saída central) ganham um novo acabamento na tonalidade Bronze Belém. (por Sérgio Dias)

  • Jeep Compass 2022: conheça a nova linha para o próximo ano

    Jeep Compass 2022: conheça a nova linha para o próximo ano

    A Jeep apresentou a linha Compass 2022 para o mercado brasileiro com uma ideia bem clara: ampliar sua liderança no segmento, que hoje está em cerca de 70% do mercado de utilitário esportivo médio. Seus preços partem de R$139.990,00.

    A nova geração chega trazendo mais tecnologia com novos itens de condução autônoma e a nova plataforma Adventure Intelligence by Jeep Connect, mas sem jamais perder seu lado off-road e de conexão com a natureza. O Compass agora também traz mais performance ao estrear o T270, melhor motor turbo flex fabricado no País. Além disso, traz mais sofisticação e novo design, que já eram pontos fortes do modelo, comentou para o CenárioMT Alexandre Aquino, diretor do Brand Jeep para a América Latina.

    Citado pelo Aquino no parágrafo acima, um dos destaques da linha Jeep Compass 2022 é a opção da motorização turbo. O T270 estreia na gama sempre integrado ao câmbio automático de seis velocidades, potência máxima de 185 cavalos a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm, fazendo de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e tem nota A de consumo pelo Inmetro.

    Confira um vídeo com o Jeep Compass 2022.

    A outra opção de motorização é a TD350 Turbo Diesel, com 170 cavalos de potência e 350 Nm de torque, vem com uma grande antecipação do atendimento às normas do Proconve L7, previsto apenas para janeiro de 2022, reduzindo em 85% as emissões de óxido de Nitrogênio na natureza. Ele já traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, que reduz a emissão de gases poluentes. Com isso, é necessário o uso do aditivo ARLA32.

    Jeep Compass 2022

    No motor TD350 a autonomia é de aproximadamente dez mil quilômetros, então o motorista não precisará parar para abastecer com o aditivo a toda hora. O motor TD350 mantém ainda seu baixo consumo de combustível com cerca de 10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada e ótima autonomia, com mais de 800 quilômetros com tanque de 60 litros.

    Vale dizer ainda que todas as versões com motor TD350 possuem sistema de tração 4×4 Jeep Active Drive Low e câmbio automático de nove velocidades com paddle shift que permite a troca de marchas pela borboleta no volante. Ainda trazem seletor de terrenos, que permite distribuir o torque de forma seletiva entre os eixos da forma mais adequada para as condições de aderência do piso trafegado, e HDC – Hill Descent Control, que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road.

    Novidades entre as funções das novas series do Jeep Compass

    Uma das novidades entre as funções que virão de série na nova geração do Jeep Compass, o Jeep Traction Control + é um sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Ele está disponível para todas as versões Turbo Flex. O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF.

    linha Jeep Compass 2022

    Outra novidade do Novo Jeep Compass que vem de série em todas as versões Turbo Flex é o modo Sport. Ao ativar a tecla, o usuário seleciona uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas. Isso torna a resposta do acelerador mais ágil e a direção fica mais firme, proporcionando uma experiência de condução mais esportiva.

    Externamente, a linha Jeep Compass 2022 traz novidades no para-choque dianteiro, novas rodas para todas as versões, na lanterna traseira, pintura das partes plásticas, faróis Full LED com assinatura em LED e faróis de neblina com a mesma tecnologia. Os novos faróis trazem ainda mais sofisticação ao conjunto óptico do Compass, com performance superior aos atuais bi-halógenos ou xênon, garantindo maior segurança ao dirigir à noite e maior vida útil, acima de 100.000 horas, reduzindo a necessidade de manutenção.

    Internamente as novidades são o quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25”, volante, painel de porta, centrais multimídia de até 10,1”, console central, painel de instrumentos e mais espaço para porta-objetos. Estão disponíveis três opções de cores para acabamento interno: Preto, Marrom Arizona e a nova Cinza Steel, esta última disponível para as versões Longitude e Série S.

     

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    Sua central multimídia conta com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados. Com tela de 10,1” Full HD presente em praticamente em todas as versões, exceto na Sport, ainda apresenta navegação embarcada de série e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay através de conexão sem fio. Além disso, recebeu a plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence by Jeep Connect.

    A linha Jeep Compass 2022 vem equipado com recursos como direção autônoma, controle de velocidade adaptativo (ACC), o alerta de colisão com frenagem automática (FCW), o alerta de mudança de faixa (LDW), o Park Assist e o farol alto automático (AHB). Na Série S e como opcional nas versões Limited e Trailhawk, conta também com frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista e reconhecimento de placas.

    Além das tradicionais bolsas de ar frontais para motorista e passageiros, o modelo traz também como item de série para todas as versões os airbags laterais e de cortina, o que proporciona ainda mais segurança para seus ocupantes. No total, são seis airbags de série nas versões Sport, Longitude e 80 Anos e sete na Limited, Trailhawk e Série S – o adicional é para os joelhos do motorista.

    Novo quadro de instrumentos

    A linha Jeep Compass conta com um novo quadro de instrumentos com 10,25” para as versões Limited, Trailhawk e Série S. Existem ainda a de 3,5” na versão Sport e 7″ na Longitude e 80 Anos. Totalmente digital, ele traz maior tela de display de LCD; nova tecla HOME no comando volante, que facilita a navegação do usuário; capacidade de renderização de imagem 3D do veículo; possibilidade de alteração de tema em modo digital ou analógico e personalização de menus favoritos com até cinco opções diferentes.

    O carregador de celular é sem fio, por indução. O porta-malas conta com sensor de presença: basta movimentar o pé por baixo do para-choque traseiro, o sensor detecta sua presença e aciona o sistema – está na Série S e pode equipar o veículo como opcional nas versões Limited e Trailhawk.

    Conheça as versões da linha Jeep Compass 2022

    O modelo amplia a sua gama de versões, com duas novidades: a Série Especial 80 Anos e a Série S, que agora recebe o novo motor T270 Turbo Flex. No total são nove versões, com duas possibilidades de motorização e dois câmbios

    Jeep Compass Sport

    Jeep Compass Sport

    Impulsionada pelo novíssimo e moderno motor T270 Turbo Flex integrado ao câmbio de seis velocidades, a versão de entrada do Jeep Compass traz seis airbags, central multimídia de 8,4” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

    Jeep Compass Sport

    Faróis Full LED com assinatura em LED, faróis de neblina em LED Jeep Traction Control+, Auto Hold, rodas de 17”, ar condicionado dual zone, freio de estacionamento eletrônico, Sistema Keyless Enter ‘N Go, sensores de chuva e crepuscular, quadro de instrumentos de 3,5” e três entradas USB (sendo uma tipo C). Como opcionais estão os bancos de couro e o pack Protection.

    Jeep Compass Longitude

    Jeep Compass Longitude

    Além de todos os itens da versão de entrada, a Longitude – tanto na configuração a diesel como flex – ainda possui de série central multimídia de 10,1” com os serviços conectados da plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

    Jeep Compass Longitude

    Navegação Embarcada, bancos em couro, quadro de instrumentos de 7”, retrovisores elétricos, aletas no volante, retrovisor eletrocrômico e novas rodas de 18” pintadas. Como opcionais, possui teto solar elétrico e panorâmico Command View e bancos em couro na cor Cinza Steel.

    Jeep Compass Série Especial 80 Anos

    Também disponível com propulsor flex ou diesel, em relação à versão anterior traz de série o novo carregador sem fio para celulares, Adventure Intelligence Plus na central multimídia de 10,1”, retrovisores externos com rebatimento automático, partida remota, Park Assist e o som premium Beats. A série especial Compass 80 Anos conta ainda exclusivamente com acabamento externo escurecido em tom grafite, interior em Black Piano, revestimento interno do teto na cor preta e costuras exclusivas, além de badges e tags “80th” na parte externa e interna do carro. Como opcional está o teto solar elétrico e panorâmico Command View.

    Jeep Compass Limited

    Jeep Compass Limited

    Além dos ítens disponíveis na versão anterior (exceto os exclusivos da série 80 Anos e som premium Beats), a versão Limited é equipada com o novo quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25”, teto em preto, rodas de 19” diamantadas, monitoramento de ponto cego, banco elétrico do motorista, parafusos antifurto nas rodas, airbag de joelho para motorista (sete no total), além de todos os itens de série da versão anterior.

    Jeep Compass Limited

    Também traz em ambas as configurações, flex ou diesel, os opcionais teto solar elétrico e panorâmico Command View, bancos em Marrom Arizona e Pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts).

    Jeep Compass Trailhawk

    A versão top de linha TD350 turbo diesel, além de todos os itens da Limited, vem ainda com novo adesivo de capô, rodas de 17” diamantadas com pneus de uso misto, protetor de cárter, protetor de tanque, protetor de transmissão, estepe full size, e suspensão elevada off-road. Além do seletor de terrenos contar com o exclusivo modo “Rock”, para máxima capacidade no fora de estrada. Vale dizer que essa versão sai de fábrica com selo Trail Rated, que atesta a distinção reservada exclusivamente aos modelos da gama Jeep de maior capacidade na condução em todo o terreno. Antes de conquistar o emblema, os modelos são levados ao limite para testar seu desempenho em cinco áreas fundamentais: tração, profundidade para travessia de água, capacidade de manobra, articulação e distância ao solo.

    Como opcionais, estão teto solar elétrico e panorâmico Command View e o pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts).

    Jeep Compass Série S

    Jeep Compass Série S
    Divulgação / Jeep Compass Série S

    A série S é a versão mais premium do Novo Compass e, portanto, não possui equipamentos opcionais. Traz de série, além dos itens da versão Limited, teto solar elétrico e panorâmico Command View, forro do teto em preto, pintura das partes plásticas na cor da carroceria, os novos itens de direção autônoma: frenagem autônoma para pedestres, reconhecimento de placas e detector de fadiga, além de piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts.

    Confira mais fotos desta versão.

    Jeep Compass Série S

     

    Texto: Sérgio Dias
    Fotos: Divulgação