Categoria: Carros

  • Nissan Versa oferece tecnologia e segurança em segmento competitivo

    Nissan Versa oferece tecnologia e segurança em segmento competitivo

    O Versa é hoje o modelo de entrada da Nissan no mercado brasileiro, oferecido em quatro versões com preço a partir de R$ 93.890,00 e competindo num segmento que está numa das fases mais competitivas dos últimos anos aqui no Brasil. 

    Versa

    O CenárioMT avaliou o modelo, que vem do México com o desafio de competir com modelos do porte de Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus e Hyundai HB20S. Portanto, para ter sucesso nesse segmento é preciso oferecer um produto que atenda as expectativas do consumidor, principalmente com muita tecnologia e segurança aliado a um excelente custo-benefício.

    Dos principais concorrentes, o Nissan Versa é o único que não oferece a opção de motorização turbo. As quatro versões, Sense MT, Sense CVT, Advance CVT e Exclusive CVT, são equipadas com o motor 1.6 16V com 114 cavalos de potência, sendo que a Sense é a única que pode contar com a opção de câmbio manual – todas as outras são com o câmbio CVT.

    A linha está equipada com o Nissan Intelligent Safety Shield, conjunto de tecnologias de segurança que monitora, protege e responde em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco. 

    São eles o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD), o Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert). 

    Soma-se ainda, desde a versão de entrada, os seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA) e Isofix de cadeiras infantis.

    Um dos diferenciais exclusivos do modelo é o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert), que ajuda o condutor a não esquecer nada dentro do carro. O sistema é acionado quando o motorista abre e, na sequência, fecha uma das portas traseiras ou porta-malas antes de sair com o veículo. 

    Ao chegar ao destino, caso ele não se lembre de abrir a porta traseira, o carro emite três toques curtos da buzina e uma mensagem no painel para avisar ao motorista que algo ficou esquecido. Esse é um item de segurança da Nissan que está salvando vidas nos países onde foi lançado, já que também pode prevenir o esquecimento de um menor de idade ou um animal de estimação no carro. 

    O Nissan Versa conta agora com o novo sistema multimídia Nissan Connect. Com tela de sete polegadas, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay, assistência de voz para ler mensagens e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi. Com ele é possível também a conexão simultânea de dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e de outro para ouvir o aplicativo de música por streaming, por exemplo. 

    O painel de instrumentos em TFT (Thin Film Transitor) nas versões Advance e Exclusive conta com mostradores configuráveis e o painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam o motorista com informações sobre os equipamentos e sua segurança. 

    O novo design do Nissan Versa deu ao sedã dimensões exteriores mais baixas, mais largas e mais longas do que a versão anterior ao mesmo tempo em que preservou o seu característico interior espaçoso. 

    O modelo conta com a grade V-motion, os faróis e as lanternas traseiras de LED em formato de bumerangue, coluna C ascendente e teto flutuante com antena tipo barbatana de tubarão. 

    Os espelhos retrovisores externos são na cor da carroceria com regulagem elétrica, aquecimento e luzes de mudança de direção integradas, além do novo desenho dos para-choques traseiro com sensores de estacionamento e rodas aro 17. 

    O espaço interno é um destaque para todos os ocupantes. Tanto que o habitáculo conta com mais de 20 compartimentos capazes de acomodar diferentes objetos e três entradas USB, sendo duas delas no console central para atender aos passageiros do banco traseiro. Outro ponto alto do Nissan Versa é o porta-malas que acomoda até 482 litros de carga. 

    A nova calibração da Direção Elétrica (EPS) possibilita uma direção mais leve em manobras e firme e segura em estradas. Esse bom balanço entre o comportamento da direção e a resposta do veículo oferece ainda mais sensação de segurança em mudanças rápidas de direção. (Texto: Sérgio Dias)

  • Vendas financiadas de veículos tiveram alta de 6,8% em 2021

    Vendas financiadas de veículos tiveram alta de 6,8% em 2021

    As vendas financiadas de veículos em 2021 tiveram um crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior, apontam dados da B3, a bolsa de valores de São Paulo

    No total, foram 5,9 milhões de unidades, incluindo motos, automóveis leves e pesados e também novos e usados. Foram 375 mil unidades negociadas a mais em no ano passado.

    O segmento de veículos pesados e de motos foram os destaques de 2021 com alta de 18% e 17,6%, respectivamente. No setor de veículos leves, houve crescimento de 4% na comparação com as unidades financiadas em 2020.

    O financiamento de usados corresponde a 70% do total, um crescimento de 10,7% na comparação com 2020. Os automóveis leves com mais tempo de uso tiveram maior procura.

    Unidades com 9 a 12 anos tiveram aumento de 31,5%. Os veículos com mais de 12 anos, por sua vez, tiveram aumento de 71,4% nas vendas a crédito.

    Os veículos novos, por outro lado, tiveram queda de 1,4% no total de vendas a prazo. Com destaque para a categoria de autos leves, que registrou uma queda de 15% no ano.

    A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito no Brasil.

  • Venda de veículos novos em Mato Grosso tem alta de 7,65% em 2021

    Venda de veículos novos em Mato Grosso tem alta de 7,65% em 2021

    No ano da maior crise de oferta na história da indústria automotiva, as vendas de veículos novos em Mato Grosso cresceram 7,65%, segundo levantamento divulgado pela Fenabrave, federação que representa as concessionárias. Em 2021, foram emplacadas 96.675 mil unidades de automóveis, comerciais leves, motos, caminhões, ônibus e implementos rodoviários. Como comparação, no ano anterior, foram 89.803 unidades.

    O resultado é positivo, considerando as intempéries do setor automotivo. Para os empresários do setor, devido a demanda as vendas poderiam ser maiores, mas a indústria não conseguiu acompanhar. “O ano apresentou um cenário de inversão na relação entrega e procura. Faltou produto no mercado por conta da escassez de componentes e ocorreu elevação dos preços também. Com a produção reduzida e a demanda em alta, as montadoras mostraram necessidade de aumentar o valor agregado para poder fechar a conta. O aumento nos preços ocorreu em todos os segmentos. A alta generalizada chegou a 30%”, comenta Paulo Boscolo, diretor-presidente da Fenabrave Regional Mato Grosso (Fenabrave-MT).

    Boscolo complementa dizendo que a média de crescimento de emplacamentos no ano ficou um pouco abaixo da média nacional que apresentou alta de 10,57%.

    Para 2022, além da falta de produtos e alta demanda com fila de espera por modelos, o grande fato a ser destacado é a entrada em vigor do Proconve L7, fase do programa brasileiro antipoluição que traz limites mais rigorosos de emissão para modelos produzidos a partir de março de 2022.

    A previsão anterior, era a entrada em vigor em janeiro, mas as montadoras ganharam mais três meses para finalizar unidades que começaram a ser produzidas em 2021 e não foram concluídas a tempo devido a atrasos provocados principalmente pela escassez de semicondutores. “Temos nos primeiros meses do ano modelos 21/22 sendo comercializados e as vendas de modelos 22/22 e 22/23 sendo prorrogadas por conta disso. São mudanças relevantes se pensando no meio ambiente. Envolve, entre outras coisas, isolamento do circuito de combustíveis para evitar liberação de vapores enquanto o carro está desligado. Este é um exemplo”, destaca o diretor-presidente.

    Dados por segmentos

    Automóveis e comerciais leves: Os segmentos de automóveis e comerciais leves cresceram juntos 8,77% com 44.849 unidades em 2021. Já em 2020 foram 41.234 vendas. Considerando apenas os carros de passeios, ocorreu queda de 0,11%. O segmento de comerciais leves (picapes e furgões) apresentou sozinho crescimento de 29,4%.

    Motos: O ano de 2021 fechou com aumento de 1,25% de crescimento nas vendas em comparação com 2020. Foram comercializadas 35.742 unidades e no ano anterior foram 35.302.

    Caminhões: O segmento de pesados teve a maior alta entre todos. Foram emplacadas 4.368 contra 3.139 em 2020. A alta de 39,15% é motivada pela pujança do agronegócio que apresenta um cenário diferente do comércio varejista.

    Ônibus: As vendas de ônibus subiram 111%, somando 513 unidades contra 243 em 2020. O segmento representa uma participação menor no mercado, mesmo assim surpreendeu.

    Implementos rodoviários: Para os implementos rodoviários (reboques, semi-reboques e carrocerias), teve aumento de 11,31% com a venda de 7.184 unidades. No ano anterior, foram 6.454 unidades.

  • Este será o primeiro Range Rover totalmente elétrico

    Este será o primeiro Range Rover totalmente elétrico

    Range Rover estabeleceu o padrão alto para marcas de carros de luxo. Este Veículo Utilitário Esportivo (SUV) foi criado para tirar o máximo proveito dele graças às suas características e conforto. Mas o fabricante inglês vai mais longe e já disse como será um dos carros mais esperados: o primeiro Range Rover elétrico da história. Um carro prático e funcional com um design minimalista que em breve conquistará a estrada.

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    A natureza minimalista do design é livre de detalhes supérfluos, o que leva a uma forma com modernidade de tirar o fôlego. Este é o Range Rover mais cobiçado da história.

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    Um interior moderno e sofisticado, sustentado por detalhes requintados e uma abordagem intuitiva para a tecnologia relevante. Uma interpretação requintada de Luxo e Personalização Range Rover.

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    Foto: Land Rover

    Programado para lançar sua venda ao público até 2024, este modelo possui um sistema híbrido de autonomia estendida. Assim, integra um motor de combustão que funciona como um grupo gerador para produzir eletricidade e poder continuar sua jornada com baterias esgotadas. Além disso, será possível escolher entre várias cores, seus estofados e certos detalhes.

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    Foto: Land Rover

    O Range Rover elétrico teria aerodinâmica inteligente. Um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,30 que contribui para um interior silencioso e torna sua viagem ainda mais silenciosa.

    Detalhes do Range Rover elétrico

    Para aqueles que têm expectativas no design, eles não têm mais detalhes. Com um estilo e estrutura minimalistas, eles resultam em uma figura totalmente moderna. Esses modelos de vanguarda têm uma linha de produção usada na fabricação da primeira Série Land Rover e serão fabricados apenas na fábrica da Solihull, no Reino Unido. Com um preço a partir de 161.650 euros. No site da Land Rover no Brasil está disponível, mas sem preço definido.

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    Foto: Land Rover

    Tecnologia

    A tecnologia do Range Rover foi concebida para tornar a sua vida mais fácil, desde uma série de funcionalidades de condução ao nosso premiado* sistema de informação e entretenimento, Pivi Pro.

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    VIAGEM REFINADA

    Desde as portas com assistência elétrica* até os assentos de massagem de “hot stone”, cada aspecto do Range Rover proporciona uma experiência de viagem luxuosa.

    CONFORTO EXECUTIVO

    Os Assentos Traseiros Executivos proporcionam conforto em quatro‑lugares e versatilidade em cinco‑lugares, com o Controlador de Touchscreen do assento Traseiro e a opção de assentos Comfort Plus.

    ESPAÇO EXTRA PARA RELAXAR

    Melhore a tampa traseira do porta-malas dividida do Range Rover com o conjunto de Eventos da tampa traseira, com alto-falantes e iluminação da tampa traseira.

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  • Renault atinge novo patamar com a linha Captur 2022

    Renault atinge novo patamar com a linha Captur 2022

    O Renault Captur 2022 tem um dos desafios mais difíceis no mercado automotivo brasileiro, que é fazer frente para líderes de mercado como Jeep Renegade, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker, por exemplo. Mas a Renault mostra que quer atingir um novo patamar no segmento com a linha que agora é equipada exclusivamente com o inédito motor Turbo Control Effiency – Tce 1.3 flex, que gera 170 cavalos de potência e é equipado com a transmissão automática CVT XTRONIC.

    A linha Captur 2022 é oferecida em três versões: Zen com preço a partir de R$ 133.290,00; Intense com preço a partir de R$ 138.490,00; e a Iconic, que o CenárioMT teve a oportunidade de conhecer e avaliar e tem preço a partir de R$146.790,00. Aqui temos um ponto negativo do modelo, pois seus preços são bem superiores aos dos principais concorrentes, principalmente quando comparamos as versões de entrada.

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    No design externo, que é um dos pontos fortes do modelo, é equipado com para-choque que traz a nova luz de circulação diurna DRL em LED, que emoldura os faróis de neblina também em LED com a função auxiliar em curvas. Os faróis passam a ser full LED na versão topo de linha que avaliamos, com até 75% de melhoria na eficiência da iluminação. A grade superior está mais larga e ganhou detalhe cromado, novo ski dianteiro com entrada de ar e rodas de 17 polegadas exclusivas. 

    Leia também: SW4 GR-S 2022 entrega performance com seu motor de 204 cavalos

    No interior, destaques para os materiais suaves ao toque e a opção na versão topo de linha do interior bíton com a combinação da cor marrom Castanyera.  O acabamento interno mistura detalhes em black piano com cromados, como ao redor do sistema multimídia e das saídas de ar. 

    A nova central multimídia com tela de oito polegadas está mais rápida e intuitiva, com espelhamento de smartphones Apple CarPlay e Android Auto, e sistema Multiview, com quatro câmeras. 

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    A direção é elétrica e o novo volante tem ajustes de altura e profundidade, com comandos iluminados do “piloto automático” que regula e limita a velocidade e do comando de voz. A versão topo de linha Iconic traz como opcional o sistema de som premium Bose, com seis alto-falantes de alta fidelidade, subwoofer no porta-malas e amplificador digital exclusivo. 

    O apoio de braço agora é integrado ao console, que foi redesenhado e ganhou novos porta-copos. Os passageiros do banco de trás passam a ter duas saídas USB para facilitar o carregamento de dispositivos eletrônicos. 

    A linha Renault Captur 2022 traz novos itens de tecnologia e segurança, como partida do motor à distância com a nova chave “hands free”, que permite climatizar o interior antes mesmo de entrar no veículo, além de sensor de ponto cego nos retrovisores, que indica, por exemplo, a presença de uma motocicleta ou automóvel fora do campo de visão do motorista.  

    O modelo acomoda cinco passageiros com conforto, graças aos 4,38 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, as maiores dimensões entre os B-SUVs com motores turbo do mercado. Mesmo no banco traseiro, três pessoas podem viajar confortavelmente.  O porta-malas tem capacidade para 437 litros, o maior desta categoria.

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    Além da regulagem de altura do volante, o novo Captur passa a vir com regulagem de profundidade, facilitando ainda mais encontrar a melhor posição de dirigir.

    Ligar o motor do carro à distância é possível na linha Renault Captur 2022. Com isso, em dias quentes, por exemplo, que o carro está estacionado no sol, o motorista pode ligar o carro remotamente para que o ar-condicionado já funcione e deixe o interior do veículo em uma temperatura agradável. 

    Leia também: Toda a inovação e design do Peugeot 3008

    O modelo também traz alerta de baixa pressão dos pneus que avisa o condutor por meio de uma luz no painel quando a pressão está baixa. Outros alertas luminosos são o sensor de ponto cego, que indica quando um veículo ao lado se aproxima, mas está fora do campo de visão do motorista, avisando o condutor por meio de uma luz nos retrovisores externos.

    Na lista de equipamentos também estão controles de estabilidade (ESP), tração (TCS) e assistente de partida em rampas (HSA), além de quatro airbags, sendo dois dianteiros, com opção de desativação do lado do passageiro, dois laterais, que foram redesenhados, aumentando a proteção para a cabeça em colisões laterais. Além disso, o Captur possui dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis. 

    Pensando na comodidade e segurança do condutor, o Captur acende automaticamente os faróis quando detecta baixa luminosidade graças ao sensor crepuscular, ativa os limpadores ao notar água no para-brisa e se fecha automaticamente ao perceber que a chave-cartão se distanciou do veículo (função “hands free”).

    Outra novidade é o sistema Multiview, que consiste em quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visão de todas as direções do veículo. 

    Versões e equipamentos

    Zen: Multimídia Easylink 8” com espelhamento de smartphones Android Auto e Apple Carplay, volante com comandos integrados e ajustes de profundidade e altura, 4 airbags (dois dianteiros e dois laterais), câmera e sensores de estacionamento traseiros, controle de estabilidade (ESP), controle de tração (ASR), assistente de partida em rampa (HSA), luzes de circulação diurna (DRL) em LED, sensor de pressão dos pneus, chave-cartão, sistema Start&Stop, piloto automático (regulador e limitador de velocidade), rodas de 17 polegadas e como opcional a pintura bíton.

    Intense, os equipamentos da Zen mais: ar-condicionado automático, luzes de neblina em LED com função “cornering”, auxiliar em curvas, sensor crepuscular, sensor de chuva, duas saídas USB para o banco traseiro, função “Follow me home” nos faróis e como opcional pintura bíton e revestimento interno premium.

    Iconic, os equipamentos da Intense mais: faróis com tecnologia full LED, sensor de ponto cego, sistema de câmeras Multiview, com quatro câmeras, sistema de partida remota do motor, revestimento interno premium e como opcional pintura bíton e sistema de áudio BOSE com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital exclusivo. (Texto: Sérgio Dias)

  • Veja como comprar e vender veículos com segurança na internet

    Veja como comprar e vender veículos com segurança na internet

    A internet está cada vez mais presente em nossas vidas, assim como a compra e venda de veículos online. Os portais de automóveis são um caminho para realizar pesquisas de forma mais rápida, com diferentes opções de veículos na velocidade de um clique, permitindo comparar modelos, preços e acessórios. Na OLX, maior plataforma de compra e venda online de automóveis do país, houve crescimento de 33% nas negociações de veículos seminovos e usados no 1o semestre de 2021 em comparação a 2020, apontando uma tendência de crescimento.

    Assim como ocorre no comércio presencial, para que as negociações online tenham sucesso é importante que compradores e vendedores entendam como funciona o ambiente e etapas do comércio virtual e adotem atitudes que aumentem a segurança nas transações.

    Para isso, é importante estar atento aos detalhes do anúncio, perfil do usuário com quem você está negociando, desconfiar de ofertas muito atrativas e não efetuar qualquer depósito antecipado, por exemplo. Também não se deve negociar com terceiros, sempre confirmando os dados bancários do vendedor antes de efetuar a compra.

    “A OLX investe constantemente em ferramentas de segurança, como verificação do perfil dos usuários, histórico veicular e envio de alertas durante a jornada na plataforma  com dicas de negociação. A plataforma mantém também um Botão de Denúncia, presente em todos os anúncios e no chat, possibilitando que qualquer pessoa reporte eventuais práticas irregulares ou conteúdos indevidos”, explica Flávio Passos, VP de Autos e Comercial da OLX.

    Aumente sua segurança

    A OLX conta com soluções parceiras de segurança voltadas para o mercado automotivo. O Histórico Veicular é uma delas, a ferramenta traz informações completas sobre o automóvel anunciado, como a certificação dos dados, verificação de possíveis pendências e restrições. Além de ser um atrativo para os compradores, que têm uma melhor visão do veículo com a certificação dos dados por uma empresa especializada, traz para os vendedores maior liquidez na venda. Os anúncios que têm este serviço são 52% mais visitados na plataforma e vendem até 75% mais rápido.

    Os usuários contam também com o Perfil Verificado, que averigua e valida os perfis dos usuários. A verificação é rápida e simples e, em poucas etapas, o processo é concluído. Ao clicar na verificação do perfil, o usuário deve enviar uma imagem digital de um documento de identidade com foto e fazer uma selfie. Após a implementação da solução, 50% dos usuários relataram se sentirem mais confiantes em negociar com pessoas que têm seus perfis verificados.

    Dicas para negociar com segurança

    Para quem compra:

    1 – Evite Intermediários – Negocie direto com o vendedor ou revendedor oficial. Desconfie quando a pessoa disser que está vendendo em nome de um amigo, parente ou colega.

    2 – Pressa – Fique atento e desconfie se o vendedor aparentar pressa ou ansiedade para fechar o negócio. Não hesite em tirar qualquer dúvida sobre a negociação.

    3 – Levante Informações – Certifique-se de que o vendedor é o real proprietário do bem. Você pode consultar informações sobre o veículo no DETRAN, o Departamento de Trânsito Estadual, e verificar dados sobre multas e situação do IPVA por meio do Renavam, o Registro Nacional de Veículos Automotores.

    4 – Pagamento – Evite realizar qualquer tipo de pagamento antecipado sem antes ver o veículo, conferir se está em bom estado de conservação e com todos os acessórios anunciados. Certifique-se também que os dados bancários fornecidos são do proprietário do veículo ou representante oficial.

    5 – Excessos de facilidades – Desconfie de valores abaixo do mercado. Esteja atento se o vendedor alegar que ganhou o veículo em uma promoção/sorteio, que é ex-funcionário de uma empresa, ou afirma trabalhar nas fabricantes de automóveis/motocicletas; e que, a partir disso, conseguiu um bom desconto ao adquiri-lo.

    6 – Segunda opinião – Ao identificar um veículo de seu interesse, peça uma segunda opinião a pessoas de sua confiança e, se possível, alinhe com o proprietário uma avaliação na companhia de um mecânico de confiança antes de concluir a negociação.

    7 – Visitação do veículo – Ao agendar um encontro para que o interessado na compra possa ver o veículo, escolha sempre locais movimentados, como estacionamentos de supermercados ou shoppings e vá, de preferência, acompanhado.

    8 – Perfil Verificado – Faça a verificação do seu perfil na plataforma e peça que a pessoa com a qual está negociando faça o mesmo, isso aumenta a segurança dos dois lados. A verificação é gratuita e simples.

    9 – Chat da Plataforma – Prefira negociar pelo chat da plataforma. Além de receber dicas de negociação ao longo de toda a jornada, toda a negociação fica registrada e você pode denunciar comportamentos suspeitos.

    Para quem vende:

    1 – Negociação – Negocie sempre direto com o comprador ou representantes autorizados e desconfie de histórias confusas em que a compra esteja atrelada a um acerto de dívidas entre as partes.

    2 – Pagamento – Confirme sempre a conta onde o depósito do valor do veículo será feito e certifique-se que seus dados estão corretos. Não aceite comprovantes de depósitos por aplicativos de mensagem ou e-mail, confira sempre o saldo na sua conta bancária.

    3 – Não compartilhe dados – A OLX não solicita informações que permitam acesso à conta do usuário e nem solicita códigos para autorizar a publicação de um anúncio ou confirmar uma compra. Por isso, nunca compartilhe qualquer código de segurança que chegar ao seu celular via aplicativo de mensagens, redes sociais ou outros meios em nome da plataforma.

    4 – Visitação do veículo – Ao agendar um encontro para ver o veículo, escolha sempre locais movimentados, como estacionamentos de supermercados ou shoppings e vá, de preferência, acompanhado.

  • SW4 GR-S 2022 entrega performance com seu motor de 204 cavalos

    SW4 GR-S 2022 entrega performance com seu motor de 204 cavalos

    A Toyota apresentou o novo membro da família de produtos Toyota Gazoo Racing no Brasil: o SW4 GR-S, que com preço a partir de R$ 415.790,00 vem equipado com difusores, spoiler e emblemas que destacam seu design esportivo. 

    Além de participar da coletiva de imprensa de apresentação da versão, o CenárioMT também conheceu e avaliou o modelo equipado com motor 1GD de 2.8 litros com injeção direta eletrônica Common-Rail e potência máxima de 204 cavalos, acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades. O mecanismo é combinado com o sistema de tração 4×2, 4×4 e reduzido 4×4, com acionamento eletrônico, desligamento do diferencial automático e controle ativo de tração. Além disso, adiciona os modos de condução Normal, Esportivo e Eco.

    SW4
    Foto: Divulgação

    Incorporando as premissas de construção da marca Toyota Gazoo Racing, o SW4 GR-S entrega desempenho superior às outras duas versões por oferecer uma experiência de direção mais esportiva. Isso ocorre devido a um projeto exclusivo de suspensão, que incorpora amortecedores telescópicos monotubo. O veículo tem desempenho aprimorado e deixa o modo de condução mais dinâmico.

    O Toyota SW4 GR-S é equipado com para-choques dianteiro e traseiro com difusores aerodinâmicos, pneus com rodas de liga leve de 18” com emblemas GR e faróis com tecnologia Full Led de flashes sequenciais.

    SW4 GR-S

    Na carroceria, apresenta spoiler traseiro exclusivo e pintura exterior bicolor em branco pérola com teto e colunas em preto. Na tampa traseira, possui sistema elétrico de abertura e fechamento com sensor (kick sensor), que é acionado por movimentos dos pés na parte inferior do veículo.

    No interior, o modelo tem bancos em couro Ultrasuede e detalhes de costuras em vermelho, tendo o emblema Toyota Gazoo Racing bordado no apoio de cabeça. Por se tratar de versão especial, há uma placa de identificação GR-S, alocada próximo ao painel, com número da unidade. Os medidores analógicos têm tela TFT de 4.2”, com uma animação exclusiva da marca GR-S. Entre os equipamentos de conveniência, destaque ao carregador sem fio para smartphones. Nas pedaleiras, o material é todo produzido em alumínio e, no volante, o revestimento vem com detalhes microperfurados, aliados à costura vermelha.

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    O Toyota SW4 GR-S mantém o sistema de conectividade com tela sensível ao toque de 8”, com sistema Android Auto e Apple CarPlay, conexão USB, navegador por satélite (GPS), TV Digital e função Bluetooth. O sistema de áudio é o JBL com dez alto-falantes e subwoofer [tweeters (x2), squawkers (x2), alto-falantes (x6) e subwoofer (x1)].

    A versão vem equipada com Toyota Safety Sense, um pacote de segurança ativa que incorpora um radar de ondas milimétricas que combinado com uma câmera monocular que pode detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista para evitar ou mitigar acidentes. 

    Ele conta com sistema de pré-colisão frontal (PCS), alerta de desvio de faixa (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Como novidade, o sistema de pré-colisão frontal acrescenta detecção de pedestres (durante o dia e noite) e ciclistas (apenas durante o dia). Adicionalmente, a versão agrega: sistema de visão 360°, alerta de ponto cego (BSM) e alerta de tráfego traseiro (RCTA).

    Não sendo exclusividade da GR-S, todas as versões do Toyota SW4 possuem sete airbags: frontal x2, lateral x2, cortina x2 e joelho para o motorista. Também equipam Controle de Estabilidade (VSC), Controle de Tração (TRC), Controle Ativo de Tração (A-TRC), Assistente de Controle de Descida (DAC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), Controle de Oscilação do Trailer (TSC), ABS, com Freio Eletrônico – Distribuição de força (EBD), Assistência à frenagem de emergência (BA), Luzes de freio de emergência (EBS) e âncoras ISOFIX (x2) com ponto de amarração superior (x2). 

    Todas têm cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e passageiro dianteiro.

    A gama de cores do novo SW4 GR-S é composta por Branco Pérola com teto bicolor preto e Preto Mica. Tem garantia de cinco anos ou 150.000 km (o que ocorrer primeiro). (Texto por Sérgio Dias)

     

     

  • Toda a inovação e design do Peugeot 3008

    Toda a inovação e design do Peugeot 3008

    O Peugeot 3008 tem no design, tecnologia e segurança suas melhores qualidades. A linha 2022 é oferecida nas versões Griffe, que tem preço a partir de R$246.690,00 e o CenárioMT teve a oportunidade de conhecer e avaliar e a GT Pack, que tem preço a partir de R$271.690,00.

    Ambas são equipadas com o motor 1.6 THP de 165 cavalos-vapor de potência, transmissão automática de seis velocidades, com opção de trocas através dos paddle shifters e três opções de condução: Normal, Eco e Esportivo.

    Um dos destaques do modelo é a sua nova dianteira, com grade Frameless. Em um novo efeito de design, suas aletas se prolongam sob os faróis, realizando a fusão de todos os elementos. O emblema do modelo agora está posicionado à frente do capô.

     

    Para acentuar a esportividade, aberturas laterais em preto brilhante e uma placa de proteção inferior integram o para-choque a partir do primeiro nível de acabamento e a GT Pack conta com uma grade específica para distinguir as versões.

    Os faróis dianteiros contam com tecnologia LED nos dois níveis de acabamento, com um prolongamento de DRL na forma de presa, e com a extremidade cromada. Essa assinatura luminosa está alinhada com o estilo atual da marca.

    No nível de acabamento GT Pack, os faróis Full LED promovem uma pegada high-tech e diferenciada, graças à extensão da assinatura luminosa e à função de iluminação em curvas (EVS) que otimiza a visibilidade até 90 km/h. Os faróis de neblina foram substituídos pela função “Foggy Mode” integrada aos faróis Full LED, que acende os faróis de luz baixa com intensidade reduzida quando as luzes de neblina traseiras são acionadas.

    Na traseira, as novas lanternas adotam a tecnologia Full LED, inclusive para a luz de ré, exibindo garras 3D que tornam a assinatura luminosa mais incisiva. As setas de direção são do tipo “scrolling”, enquanto as lanternas são recobertas com acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas de ambos os lados do veículo, aumentando visualmente a largura da traseira. Além disso, os emblemas GT nos para-lamas dianteiros e na tampa do porta-malas foram modernizados.

    No interior, um dos destaques é o que i-Cockpit 2.0 que evoluiu e ficou mais moderno e sofisticado. Seu cluster digital de 12,3 polegadas, configurável e personalizável, ganha um bloco de mostradores digitais com tecnologia “Normally Black”, acabamento de alta qualidade e leitura aprimorada com contrastes superiores.

    A nova central multimídia com tela tátil de dez polegadas e alta definição, é acompanhada por sete teclas “toggles switches”, que permitem acesso direto e permanente às principais funções de conforto: rádio, ar-condicionado, navegação 3D conectada com comando de voz, configurações do veículo, aplicativos móveis e pisca-alerta.

    O modelo também é equipado com o sistema Driver Assist Plus, que se traduz em auxílios à condução. Fazem parte desta oferta de tecnologias embarcadas o piloto automático adaptativo e inteligente Stop & Go, que acrescenta a reaceleração automática do veículo no caso de paradas inferiores a três segundos. Caso contrário, a função pode ser reativada com um simples toque no pedal do acelerador ou na extremidade do comando sob o volante. 

    Correção e alerta de permanência em faixa, associado ao ACC Stop & Go, no qual o sistema orienta o condutor a permanecer na faixa e o orienta a manter as mãos no volante. 

    Active Safety Brake ou frenagem automática de emergência, que opera a partir de 5 a 140 km/h, detectando carros e pedestres, com alerta de risco de colisão e o leitor de novas sinalizações de velocidade com reconhecimento ampliado das placas como pare, contramão, ultrapassagem proibida etc.

    Além disso tudo, o Peugeot 3008 2022 oferece Visiopark 1 com câmera traseira em 180°, Visiopark 2 com câmeras dianteira e traseira em 360°, assistência ativa ao estacionamento em vagas paralelas ou transversais, alerta de atenção do condutor, para monitorar a vigilância do condutor em trajetos longos e a velocidades superiores a 65 km/h, por meio da análise da trajetória em relação às marcações de solo, assistência de farol alto, com comutação automática de faróis altos/baixos, sistema ativo de vigilância de ponto cego, com correção de trajetória e disponível entre 12 e 140 km/h, tampa do porta-malas com acionamento automático, teto solar panorâmico, bancos massageadores multipontos na versão GT Pack e freio de estacionamento elétrico.

    Imprescindíveis no dia a dia, as informações dos smartphones podem ser exibidas na central multimídia graças à compatibilidade com o sistema MirrorScreen que inclui os protocolos de conexão Apple CarPlay e Android Auto. Para a recarga de seus aparelhos, na parte dianteira do console central há a tecnologia de recarga sem fio, por indução, além da entrada USB. Na parte traseira, duas novas portas USB complementam as possibilidades de recarga.

    Para o conforto sonoro dos ocupantes, o Peugeot 3008 2022 pode ser equipado com o sofisticado sistema Hifi premium de 515 Watts da FOCAL, marca francesa de áudio de alta-fidelidade. As grades dos alto-falantes (tweeters e saída central) ganham um novo acabamento na tonalidade Bronze Belém.

    Confira um vídeo com o Peugeot 3008 2022

     

     

  • Jaguar amplia família PACE no Brasil com o novo Baby Jag

    Jaguar amplia família PACE no Brasil com o novo Baby Jag

    A Jaguar apresentou o novo E-PACE, que chega com preço a partir de R$376.950,00 e amplia a oferta da família PACE no mercado brasileiro ao lado do elétrico I-PACE e do SUV esportivo F-PACE.

    Apelidado de Baby Jag, o E-PACE é equipado com motorização Ingenium flex com 249 cavalos-vapor de potência e transmissão automática ZF de nove velocidades, com opção de troca pelo paddle shift. O conjunto leva o SUV de 0 a 100 km em 7,5 segundos, com velocidade máxima de 229 km/h.

    Seu design foi atualizado e sua frente conta com alterações que começam pela nova abertura inferior e um novo design de malha para a grade, com detalhes no formato de diamante, influenciados pelo logotipo da Jaguar Heritage, novos faróis com assinatura Double J em LED de última geração, que são opcionais e garantem um visual mais fluido e agressivo ao veículo.

    Na traseira, o veículo também recebeu importantes aprimoramentos, com novo para-choque e novas saídas de ar, aumentando o tom de esportividade do modelo. Novas lanternas traseiras animadas em LED inspiradas no I-PACE apresentam o gráfico de chicane da Jaguar. Rodas esportivas de 18” pretas com acabamento diamantado completam o visual exterior marcante do veículo.

    O interior apresenta conectividade aprimorada e itens que garantem mais refinamento. No coração do novo interior está a tela curva sensível ao toque HD de 11,4 polegadas integrada no centro do painel, que controla o novo sistema de infoentretenimento Pivi Pro. Quimicamente reforçada, a tela possui dois revestimentos: um antibrilho e outro que minimiza as impressões digitais.

    Cuidadosamente desenhado com foco no motorista, o interior também proporciona acesso mais fácil ao seletor de marchas e ao dispositivo de carregamento sem fio para smartphone, que é opcional. Todos os pontos de contato do motorista no cockpit do E-PACE são trabalhados com materiais de toque macio, enquanto a área de contato do lado do joelho foi esculpida para proporcionar mais ergonomia e conforto.

    A manopla de câmbio possui um novo design, com acabamentos feitos com costura “bola de críquete” e metal, projetado com precisão para um manuseio mais confortável e preciso. O foco na alta qualidade dos materiais estende-se por toda a cabine, com detalhes metálicos nos alto-falantes e nas saídas de ar-condicionado. O veículo também ganhou um novo volante mais moderno e intuitivo. Teto solar panorâmico e bancos dianteiros elétricos com 12 ajustes completam o interior.

    O novo E-PACE também está equipado com o sistema inteligente de tração integral da Jaguar, que entrega uma direção mais dinâmica ao veículo. O novo sistema AWD utiliza a tecnologia Standard Driveline, que distribui automaticamente o torque entre as rodas dianteira e traseira para garantir que a tração seja sempre maximizada. O modelo conta ainda com o sofisticado conceito de suspensão traseira Integral Link, que separa forças laterais e longitudinais, fornecendo a combinação ideal de direção responsiva com absorção e refinamento.

    O modelo chega ao Brasil equipado com a mais avançada arquitetura eletrônica de veículos da Jaguar, a EVA 2.0, que dá suporte a uma série de tecnologias para garantir que o veículo esteja sempre conectado e atualizado. O sistema de infoentretenimento Pivi Pro do veículo agora é acessado através de uma nova tela HD, mais sensível ao toque de 11,4 polegadas. Os principais benefícios dessa incluem clareza aprimorada – ela é três vezes mais brilhante e 48% maior que a tela anterior – e novas estruturas de menu, que permite ao motorista acesso mais simplificado.

    O novo e avançado sistema Pivi Pro, de série no novo E-PACE, possui sua própria fonte de energia dedicada, portanto, a navegação fica pronta assim que o motorista estiver ao volante, enquanto os aplicativos incorporados disponíveis fornecem funcionalidade completa mesmo sem o seu smartphone. Outros recursos conectados incluem a integração do calendário do Google e do Microsoft Outlook, o que permite ao motorista visualizar diários de trabalho e até mesmo participar de chamadas importantes através do sistema hands-free.

    A conectividade Pivi Pro do veículo é fornecida pela mais recente tecnologia dual-sim com dois modems LTE, que tornam possível que o sistema realize múltiplas funções ao mesmo tempo, como streaming de mídia e download de atualizações SOTA, sem comprometer o desempenho. A conectividade avançada SOTA (software over the air) proporciona que os clientes baixem e instalem atualizações de software sem ter de visitar uma revenda Jaguar. Os updates são baixados em segundo plano, com os clientes notificados por um alerta detalhando as principais alterações. Para atualizações que exigem que o veículo seja desligado, os clientes podem agendar uma hora conveniente para instalação.

    O veículo conta ainda com o sistema de ionização do ar da cabine, melhorando a qualidade do ar interior por meio da tecnologia Nanoe, que remove alérgenos e odores desagradáveis. O avançado sistema possui filtragem PM 2.5, que captura partículas ultrafinas, para melhorar a saúde e o bem-estar dos ocupantes.

    O novo E-PACE também apresenta pela primeira vez a tecnologia ClearSight Interior Retro View Mirror da Jaguar (opcional). Usando uma câmera traseira grande angular, o sistema alimenta imagens em uma tela de alta definição dentro do espelho retrovisor oferecendo uma visão desobstruída ao motorista.

    A mais recente tecnologia 3D Surround Camera do veículo oferece ainda a funcionalidade 3D avançada, utilizando a mais recente tecnologia de câmera para fornecer diversas opções de visualização para o motorista na hora de dar ré e manobrar o veículo.

    Texto: Sérgio Dias

    Confira um vídeo do Jaguar E-PACE no link abaixo:

     

  • Volkswagen entrega força e potência com a Amarok V6

    Volkswagen entrega força e potência com a Amarok V6

    O consumidor que utiliza as picapes médias para o trabalho do dia a dia busca um produto que entregue força para superar os desafios que normalmente são encontrados para operações fora de estrada, por exemplo. A Volkswagen foi além e oferece muita potência com as versões Highline e Extreme da Amarok V6.

    O CenárioMT teve a oportunidade de conhecer e avaliar a Amarok V6 Highline, que assim como a Amarok V6 Extreme, são equipadas com o motor V6 TDI com 258 cavalos-vapor de potência, torque de 59,1 kgf.m, capaz de fazer de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos e velocidade máxima de 190 km/h – limitada eletronicamente.

    Atrelado a este motor temos a transmissão automática de oito velocidades, que passou por uma recalibração, para adequação aos novos padrões de potência e torque. Esta transmissão permite ainda trocas manuais pela alavanca ou pelas aletas Shift Paddles atrás do volante. 

    A tração integral 4MOTION garante capacidade e segurança máxima, especialmente em situações fora de estrada, como em pisos de terra, cascalho ou muito acidentados. 

    Como destaque da Amarok V6 Highline temos os faróis bixênon com luz de condução diurna (DRL) em LED e regulagem de altura, rodas de liga leve aro 18″, sensores dianteiros e traseiros com câmera de ré e bancos dianteiros do motorista e passageiro com ajustes elétricos.

    Já a Amarok V6 Extreme fica mais completa com rodas de liga leve aro 20″, santantônio esportivo na cor da pick-up com logotipo “EXTREME”, estribos laterais planos de alumínio, revestimentos dos bancos parcialmente em Nappa e ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas.

    Outros recursos eletrônicos de série nas duas versões da picape são o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida), HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida), BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração), EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), freios ABS off-road, RBS (sistema de frenagem na chuva), freios com discos ventilados nas rodas traseiras, airbags frontais e laterais para motorista e passageiro, e Post Collision Brake (sistema que para o veículo após uma batida frontal). 

    Em termos de conectividade, as configurações trazem de série a intuitiva central de infotainment Discover Media com App-Connect, CD-player/MP3, conexão Bluetooth, entradas USB, SD-card (2) e aux-in , sistema de navegação nativo e tecnologia de espelhamento de smartphone via Apple CarPlay e Android Autro.

    Mais sobre a motorização

    Para conseguir extrair potência extra, a Volkswagen realizou um trabalho sobre o motor 3.0 V6 TDI (turbodiesel), que já equipava a picape. Com uma nova calibração da ECU (central eletrônica), o propulsor passou dos 225 cavalos para 258 cavalos – um ganho significativo de 33 cavalos entregues entre 3.250 rpm e 4.000 rpm.

    Juntamente com este ganho de potência, o torque foi elevado de 56,1 kgfm (550 Nm) para 59,1 kfgm (580 Nm), o que representa um incremento de 5%.

    Outra importante novidade em termos de performance é a função ‘Overboost’, que permite, durante dez segundos, que o motorista tenha um incremento de 14 cavalos, elevando a potência total da Amarok para 272 cavalos. 

    Esta função está disponível quando a picape roda entre 50 km/h e 120 km/h. Este recurso é ideal para uma ultrapassagem em subida com a caçamba lotada, por exemplo. Depois de utilizada, a função ‘Overboost’ volta a estar disponível após apenas cinco segundos de intervalo.