Categoria: Carros

  • E-JS4 é o SUV zero poluição da JAC Motors

    E-JS4 é o SUV zero poluição da JAC Motors

    Durante o primeiro semestre de 2022 a coluna conheceu e avaliou 23 modelos de veículos, das mais diversas marcas, nacionais e importados, a combustão, híbridos e 100% elétricos. 

    O modelo que fechou o semestre foi o JAC E-JS4, SUV 100% elétrico que fez sua estreia no Brasil em agosto de 2021 e que, por incrível que pareça, manteve seu preço de lançamento até agora: a partir de R$ 249.900,00.

    Fabricado na China, o modelo foi desenhado no JAC Design Center, na Itália e contou com a total supervisão da Volkswagen durante o seu desenvolvimento.

    Você deve ter perguntado: o que a Volkswagen tem a ver com a JAC Motors? O CenárioMT explica. De olho na expansão da produção de carros elétricos, a Volkswagen comprou parte das operações da JAC Motors e com esse movimento passou a ter 75% de participação na joint-venture entre as fabricantes, iniciada em 2017 com o objetivo de estreitar a parceria. 

    Voltando ao E-JS4, o modelo é um dos nove veículos 100% elétricos comercializados pela JAC no Brasil. A oferta contempla desde o pequeno E-JS1, passando pelos SUVs e sedã, a picape iEV330P, além de van e até caminhão.

    Uma das preocupações do cliente de um veículo 100% elétrico é, além do seu preço, qual a sua autonomia, quanto quilômetros vai poder rodar com uma recarga.

    O JAC E-JS4 tem motor 150 cavalos de potência com 340 Nm de torques, capaz de rodar até 420 quilômetros com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 13 kWh por 100 quilômetros. 

    Durante parte da nossa avaliação fizemos o trajeto de ida e volta entre as cidades de São Paulo e Campinas (total de aproximadamente 200 quilômetros) com muita segurança.

    O modelo é equipado com baterias de 55 kWh de capacidade máxima de carga, com sistema de refrigeração, capaz de manter a eficiência de operação por não permitir que altas ou baixas temperaturas externas interfiram nos módulos.

    Com o exclusivo i-Pedal, ao tirar o pé do acelerador o motor elétrico se transforma em gerador e recarrega a bateria, podendo elevar a autonomia do veículo em até 20%. Além disso, utilizando o i-Pedal corretamente e antecipando as variações de velocidade no trânsito é possível ter pastilhas de freio com vida útil muito acima do esperado.

    O design certamente é um dos destaques do E-JS4 e é fácil ver as pessoas observando o modelo por onde passa. Na dianteira, o grupo ótico é dividido em dois segmentos, cabendo às estreitas lanternas a função de acomodar as luzes diurnas em LED, com sistema DRL de série. Ao centro, a grade é larga e nas extremidades vêm os faróis.

    Na lateral o modelo tem rodas com desenho exclusivo, para diferenciar do seu irmão T60 Plus, que é equipado com motor turbo. Na traseira o mesmo detalhe orgânico que forma o “V” invertido na dianteira está presente e para unir as duas lanternas, a marca adotou uma régua reflexiva entre elas.

    Seu interior conta com o quadro de instrumentos Digital Active Info Display, com tela de TFT e oferece três modos de apresentação, selecionados por um botão no volante de direção. 

    Como diferencial de acabamento, molduras em black piano que envolvem o painel frontal com as superfícies revestidas em couro soft touch. O módulo de climatização possui central touch.

    Multifuncional, o motorista praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais como comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do controlador de velocidade e controles do computador de bordo. 

    Os bancos e laterais de portas também são revestidos em couro, sendo que a poltrona do motorista possui ajustes elétricos. O teto solar panorâmico finaliza o pacote de conveniências do modelo.

    A central multimídia tem tela de 10,25” é centralizada no alto do painel de instrumentos e incorpora todos os recursos de conectividade, com compatibilidade para AndroidAuto e Apple CarPlay, além de câmera 360 graus e de ré, conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.

  • Primeiro semestre encerra com pequena queda e setor espera dias mais favoráveis às concessionárias

    Primeiro semestre encerra com pequena queda e setor espera dias mais favoráveis às concessionárias

    Os emplacamentos de veículos registraram nos primeiros seis meses do ano uma ligeira queda de 0,98%. No mesmo período de 2021 foram vendidas 47.243 unidades e já neste ano 46.781. Também ocorreu uma pequena retração no mês de junho, com 8.922 veículos, na comparação com maio, que teve 9.168 vendas. Já na comparação com o mês de junho do ano passado, a queda ficou em 0,75%.

    Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e contabiliza 21 dias úteis, ou seja, um dia a menos de concessionária aberta. “Considerando que as lojas tiveram um dia a menos de comércio aberto, analisamos que as vendas ficaram estáveis. A recuperação do setor ocorre de forma bem gradual. Se os percentuais de vendas forem mantidos, o segundo semestre pode ser positivo”, destaca.

    Contudo, o período pede cautela. “Devemos ser otimistas, mas com prudência, pois muitos fatores podem influenciar na economia e, portanto, no mercado de veículos. É preciso considerar que é um ano eleitoral, aumento da taxa de juros e a guerra continuam impactando os diversos setores e inibindo um pouco o consumidor”, avalia Paulo Boscolo, diretor-presidente da Fenabrave Regional Mato Grosso.

    Por segmento

    AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES: O emplacamento neste segmento somou 3.881 em junho, número 0,26% menor que em maio e 0,18% inferior a junho de 2021. No primeiro semestre, os emplacamentos já somam 19.956 veículos, 11,24% menor que o registrado no primeiro semestre do ano passado.

    CAMINHÕES E ÔNIBUS: No segmento, foram emplacadas no primeiro semestre 2.598 unidades, avanço de 13,45% frente ao mesmo período de 2021. Em relação a junho, quando foram emplacados 490 veículos, o volume ficou 2,5% maior que em maio e 5,8% superior a junho de 2021.

    IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS: Houve incremento no emplacamento de 13,21% frente a maio e de 64,1% na comparação com junho de 2021. Ao todo, foram emplacadas 857 unidades em junho. O primeiro semestre totalizou 4.312 emplacamentos, um avanço de 12,38% no confronto de dados com o primeiro semestre de 2021.

    MOTOCICLETAS: As vendas somaram 3.262 em junho, ficando 9,6% menor frente a maio e 10,97% menor frente a junho do ano anterior. Entre janeiro e junho, foram 17.677 emplacamentos, apresentando um aumento de 37,79% frente a igual intervalo de 2021.

  • Produção de veículos tem alta de 6,8% em maio

    A produção de veículos cresceu 6,8% em maio na comparação com o mesmo mês de 2021, segundo balanço divulgado hoje (7) pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Foram fabricadas em maio deste ano 205,9 mil unidades, o que também representa um aumento de 10,7% em relação a abril.ebcebc

    No acumulado de janeiro a maio foram produzidos 888,1 mil veículos, uma queda de 9,5% na comparação com os primeiros cinco meses de 2021.

    Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, as montadoras ainda enfrentam dificuldades para manter as linhas de produção com as faltas de componentes em todo o mundo. “O problema de semicondutores ainda persiste. Devagar a situação tem, não se normalizado, mas se tornado menos crítica. Mas ainda um grande desafio para as fábricas entregarem e manterem o nível de produção”, disse durante a apresentação dos dados.

    Vendas

    As vendas de veículos novos tiveram uma ligeira queda, de 0,9%, em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram emplacadas em maio, 187,1 mil unidades. No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, a comercialização de veículos registra retração de 17% em relação ao mesmo período de 2021, com a venda de 740 mil unidades.

    As vendas de automóveis e veículos comerciais leves teve queda de 2,4% em maio na comparação com o mesmo mês de 2021, com a comercialização de 152,8 mil unidades, No acumulado de janeiro a maio, foram vendidas 596,6 mil unidades, 21,1% menos do que nos cinco primeiros meses do ano passado.

    A comercialização de caminhões registrou retração de 9,6% em maio em relação ao mesmo mês de 2021, com a venda de 10,4 mil unidades. No acumulado de janeiro a maio, as vendas têm queda de 1,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, com a comercialização de 46,6 mil caminhões.

    Exportações

    As exportações de veículos tiveram alta de 24,6% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, com 46,1 mil unidades vendidas para o exterior. No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, a alta nas exportações ficou em 19,4%, com a comercialização de 198,9 mil para outros países.

    “O ano de 2022 tem sido bastante interessante para a exportação. O desafio é que isso seja algo sustentável”, comentou Leite

    Emprego

    A quantidade de pessoas empregadas na indústria de veículos registrou queda de 2,2% em maio em relação ao mesmo mês de 2021. Atualmente, as montadoras têm 101,8 mil trabalhadores.

  • Jeep amplia qualidades do Renegade na linha 2023

    Jeep amplia qualidades do Renegade na linha 2023

    O Jeep Renegade vem sendo um dos modelos mais vendidos no Brasil em seu segmento nos últimos anos, mas sempre existia a cobrança de uma motorização mais eficiente, principalmente em razão da forte concorrência oferecer versões com motores turbo.

    Para a linha Renegade 2023 a Jeep apresentou a motorização única turbo flex em todas as quatro versões: Sport T270 Turbo Flex AT6, Longitude T270 Turbo Flex AT6, Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4×4 e a inédita a inédita S T270 Turbo Flex AT9 4×4, que o CenárioMT teve a oportunidade de conhecer e avaliar.

    A motorização T270 tem potência de 180 cavalos com gasolina e 185 cavalos com etanol e está disponível com dois tipos de tração: 4×2 com transmissão automática de seis velocidades e a 4×4 com reduzida e transmissão de nove velocidades da alemã ZF.

    As versões 4×4 possuem até cinco modos de condução, que ajustam os parâmetros do motor, câmbio e bloqueio de diferencial traseiro conforme o tipo de piso e desejo do motorista. O pacote fora de estrada é complementado pelas funções 4WD Low, 4WD Lock, e o Hill Descent Control.

    As versões com tração dianteira chegam de série com o Jeep Traction Control +, sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas.

    Outro item de série nas versões 4×2, o modo Sport permite que o motorista aproveite ainda mais toda a performance do motor T270 já que habilita uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas.

    Oferecido nas cores Granite Crystal, Cinza Sting, Punk’N Orange (exclusiva da versão Trailhawk), Branco Polar, Prata Billet, Azul Jazz e Preto Carbon, a linha Jeep Renegade 2023 mudou pouco em seu design.

    O modelo passa a contar com os tradicionais faróis circulares em Full LED em todas as versões com luz de direção integrada: ao acionar a seta, toda a borda do conjunto se ilumina, destacando ainda mais o veículo ao mesmo tempo em que aumenta a segurança. 

    O para-choque frontal tem linhas fortes cruzando a peça horizontalmente e emoldurando os novos faróis auxiliares, também em LED. O conjunto recebeu uma peça proeminente na parte inferior, que destaca a dianteira. A grade de sete fendas agora é emoldurada por reentrâncias em sua base que trazem também elementos do “X” das lanternas.

    Na lateral, as novas rodas de liga-leve têm de 17” a 19”, com desenho atrelado à proposta de cada versão. Os retrovisores trazem luzes de direção integradas contornadas por uma peça retilínea com o nome Jeep gravado em ambos os lados do carro, enquanto os badges laterais adotam novos grafismos. 

    Na traseira, o “X” que virou marca do Renegade e veio dos tanques de combustível extras dos primeiros Jeep, adota um estilo inédito nas lanternas em LED, que são complementadas pelo novo para-choque traseiro.

    Por dentro, a linha tem um volante redesenhado e adornado pelo badge Jeep. O novo apoio de braço central soma mais um easter-egg para os fãs do modelo. As palavras “Jeep 1941” gravadas em baixo relevo servem como um lembrete permanente do ano de nascimento da marca que criou o SUV no mundo.

    Seu quadro de instrumentos tem a opção Full Digital de 7” com tela customizável que pode ser ajustada conforme o desejo do motorista. Nele é possível ver parâmetros como pressão do turbo, percentual de potência enviada às rodas e até a força G.

    Traz ainda sistema multimídia com tela de até 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução com novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, evitando superaquecimento comum nesse tipo de dispositivo. 

    Outros passageiros ainda podem carregar seus smartphones por meio das três entradas USB, sendo uma do tipo A e uma do tipo C no console central na frente e uma do tipo A para os passageiros do banco traseiro. Isso permite que o usuário possa usar o cabo mais adequado ao seu aparelho, sem a necessidade de adaptadores.

    A segurança do Jeep Renegade 2023 ficou ainda maior com os seis airbags de série, chegando a sete nas versões 4×4. O modelo conta ainda com uma gama de equipamentos de segurança ativa de série desde a versão Sport. 

    Todas as versões serão equipadas com diversos itens de segurança e auxílio à condução. O grande destaque fica pela frenagem autônoma de emergência (AEB), que faz um monitoramento contínuo do tráfego à frente, o assistente de manutenção de faixa (LKA) e a leitura e reconhecimento contínuo das placas de trânsito, indicando no painel a velocidade da via em tempo real.

    A segurança é reforçada pelo detector de fadiga, de série em todas as versões. O modelo também pode receber a comutação automática do farol alto, que se ajusta conforme o tráfego ao redor para evitar o ofuscamento de outros veículos ao mesmo tempo em que assegura a melhor iluminação da via à frente.

    Para completar, o modelo ainda pode receber faróis com comutador automático do facho alto (AHB), e sistema de estacionamento automático Park Assist. Vale dizer que este último, AHB e BSM são de série nas versões Trailhawk e Série S.

    Confira um vídeo com o Jeep Renegade 2023

  • Renault Kwid é o carro mais acessível do Brasil

    Renault Kwid é o carro mais acessível do Brasil

    Oferecido nas versões Zen, Intense e Outsider, o Renault Kwid é o modelo mais acessível disponível no mercado brasileiro, com preço partindo de R$ 61.090,00 e que o CenárioMT teve a oportunidade de conhecer e avaliar. Como comparação, seu concorrente direto Fiat Mobi tem preço a partir de R$ 63.967,00.

    Sobre seu preço uma curiosidade. No seu lançamento, em junho de 2017, o modelo era oferecido na versão de entrada por R$ 29.990,00. O preço do modelo mais que dobrou em menos de cinco anos, porém a inflação no período de acordo com o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo foi de 28,32%. Mesmo assim, continua sendo o mais acessível – sinal de que todo o mercado no período seguiu o mesmo caminho.

     

    Agora entrando mais na linha Renault Kwid 2023 as três versões, Zen, Intense e Outsider são equipadas com motor flex 1.0 Smart Control Efficiency – SCe, com três cilindros, 12 válvulas, com até 71 cavalos de potência.

    Um recurso inteligente e que resulta na redução do consumo de combustível, tão importante para o meio ambiente e para o bolso, a linha conta com a tecnologia do sistema Start&Stop, que desliga o modelo automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas.

    Como quem busca um modelo zero quilômetro com preço acessível também busca outras formas de economia, o Kwid 2023 oferece outras tecnologias aliadas ao consumo de combustível, como a adoção do sistema ESM – Energy Smart Management de regeneração de energia, do sistema de monitoramento da pressão dos pneus – TPMS, além de pneus verdes, que têm 20% a menos de resistência de rolagem, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de CO2.

    Na cidade, segundo dados do Inmetro divulgados pela Renault, o Kwid 2023 faz 15,3 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol. Na estrada, 15,7 km/l com gasolina e 11 km/l com etanol.

    Pode não parecer, mas o porta-malas do Renault Kwid tem quase 50% mais capacidade de volume que do seu principal concorrente, o Mobi: são 290 contra 200 litros. Com o banco rebatível, são 1.100 contra 794 litros.

    A linha Renault Kwid 2023 conta com algumas modificações no design. Na dianteira um novo para-choque com luzes de circulação diurna (DRL) em LED em todas as versões, faróis de parábola dupla na parte inferior, grade frontal esculpida com inserções cromadas ou cinza, dependendo da versão, e parte inferior do para-choque na cor preta. Na traseira as novidades são o para-choque e as lanternas em LED.

    No interior, o painel de instrumentos agora tem mostradores em LED. Todo o painel central tem novo acabamento, com detalhes cromados e na cor preta brilhante ou cinza Cassiopée, dependendo da versão, nos aeradores das saídas de ar, na moldura do novo sistema multimídia Media Evolution, nas portas e na manopla do câmbio. A versão Outsider ganha ainda acabamento exclusivo na cor verde Citron nas costuras dos bancos e da coifa do câmbio.

    A nova central multimídia Media Evolution traz mais tecnologia e conectividade ao condutor. Com uma nova tela maior, agora de 8”, capacitiva e com interface simples e intuitiva, a central oferece espelhamento para celulares com Android Auto e Apple CarPlay, permitindo usar, por exemplo, Spotify, Waze e Whatsapp na tela do multimídia, e botão “push to talk”, além do sistema Driving eco2, que detecta o modo de condução do motorista e fornece dicas facilmente aplicáveis que podem resultar em uma economia de combustível de até 20%. Uma novidade aqui é o indicador de temperatura externa.

    A linha Renault Kwid 2023, além de trazer de série em todas as versões quatro airbags (dois frontais e dois laterais), oferece também controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampas (HSA) e aviso de cintos de segurança não afivelados para todos os ocupantes do banco traseiro. Sua direção elétrica é de série em todas as versões e, além de facilitar as manobras, também ajuda a reduzir o consumo e as emissões, já que exige menos o motor do que os sistemas hidráulicos.

    O Renault Kwid 2023 é oferecido nas cores vermelho Fogo, branco Glacier, prata Étoile e preto Nacré e estreia a carroceria azul Iron nas versões Intense (com ou sem pintura bíton) e Outsider.

  • Caoa Chery Tiggo 5x agora é PRO

    Caoa Chery Tiggo 5x agora é PRO

    A Caoa Chery apresentou mudanças no seu SUV mais vendido no mercado brasileiro: a linha Tiggo 5x recebe atualização e passa a ser comercializado exclusivamente na versão PRO, com preço a partir de R$ 154.990,00.

    O modelo é equipado com uma nova versão do motor 1.5 Turbo Flex, que com algumas melhorias e aliado ao câmbio CVT de nove velocidades simuladas, entrega potência de 150 cavalos com etanol e 147 cavalos com gasolina.

    No design o modelo tem na dianteira uma grade com desenhos no formato “Diamond”, característica dos SUVs da linha PRO. As luzes DRL em LED também ganharam novo estilo e detalhes cromados, que se unem com o para-choque renovado. 

    Nas laterais, as rodas aro 18″ contam com design exclusivo para o mercado brasileiro. Já na traseira, nenhuma mudança, pois foram mantidas a identidade das lanternas.

    No interior, acabamento com materiais nobres, revestimentos premium e as luzes coloridas do painel e das portas, que podem ser configuradas com os modos de direção Eco/Sport ou com o ritmo da música, com sete opções de cores. Destaque para suas duas amplas telas digitais: central multimídia sensível ao toque de 10,25″ com Android Auto e Apple Car Play, uma das maiores do segmento, e painel de instrumentos com 7″. 

    O painel do ar-condicionado touch, dual zone, digital, automático e com indicação de temperatura, é integrado ao console central elevado que possui comandos ergonomicamente instalados. Porta objetos, comando dos retrovisores, travamento das portas e diversos outros botões ficam confortavelmente acessíveis ao motorista. Os bancos, revestidos com tecido premium, possuem novas costuras na cor cinza claro e são ergonômicos. O volante multifuncional tem regulagem de altura e de profundidade.

    O novo SUV conta com câmera 360 graus de alta resolução, que permite uma imagem mais clara para observar obstáculos ao redor do veículo. Ele também é equipado com piloto automático e limitador de velocidade com indicação de velocidade no painel de instrumentos.

    Caoa Chery Tiggo 5x agora é PRO 12

    No quesito segurança o modelo ganhou sistema de controle de tração e estabilidade de última geração. Os freios são a disco nas quatro rodas e atuam em conjunto com o sistema EBD (distribuição eletrônica de frenagem). Há ainda tecnologias como EBA, que habilita automaticamente o limite de desaceleração durante a frenagem de emergência; BOS (smart pedal), que identifica uma situação de emergência e desacelera o veículo quando os pedais do acelerador e freio são pressionados ao mesmo tempo; BAS, sistema de assistência à frenagem, que maximiza a atuação do ABS; e ESS, sistema de alerta de frenagem de emergência, que pisca as luzes de direção de ambos os lados (setas) para sinalizar aos motoristas que vêm atrás que está ocorrendo uma frenagem brusca.

    Há ainda Comando de Climatização à Distância (CCD); acionamento do motor pela chave à distância; teto panorâmico; três entradas USB; compartimento refrigerado no console central; retrovisores com ajuste elétrico, rebatimento automático e desembaçador; chave presencial com travamento e destravamento das portas por aproximação e botão de partida; freio de estacionamento eletrônico; Auto Hold; HDC (controle eletrônico de descida); HHC (assistente de saída em aclives) e seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina).

    Confira um vídeo com o modelo

    Texto: Sérgio Dias

  • Mercedes-Benz apresenta a sexta geração do Classe C no Brasil

    Mercedes-Benz apresenta a sexta geração do Classe C no Brasil

    A Mercedes-Benz apresentou a sexta geração do Classe C, que no Brasil será comercializada nas versões híbridas 200 AMG Line com preço a partir de R$ 349.900,00 e 300 AMG Line com preço a partir de R$ 399.900,00.

    Para o CenárioMT a motorização híbrida oferecida pela Mercedes-Benz para o novo Classe C é um dos seus grandes destaques. Ela conta com um gerador de partida com uma potência adicional de até 27 cavalos. Assim o motor de 1.5 litro do 200 AMG Line entrega 204 cavalos de potência e o motor de 2.0 litros do 300 AMG Line entrega 258 cavalos de potência. Ambos contam com a transmissão automática 9G-TRONIC.

    Na sexta geração do Mercedes-Benz Classe C os designers reduziram as linhas ao mínimo, o que acentua ainda mais design lateral. Outras características que produzem uma aparência esportiva incluem rodas 18 e 19 polegadas e o acabamento AMG Line, com uma estrela central, tendo a grade de diamante com design estrela em cromado.

    As novas lanternas traseiras têm pela primeira vez um design de duas partes, com as funções de luz divididas entre a lateral e a tampa do porta-malas.

    No interior o painel é dividido em duas seções: uma superior em forma de asa com novas saídas de ar redondas, mas achatadas, que lembram partes de um motor de um avião, integrado em uma grande área do acabamento interno, fluindo do console central para o painel sem interrupção. E outra inferior, com o painel e a tela central ligeiramente inclinados em seis graus em direção ao condutor, incrementando o foco do motorista e o espírito esportivo.

    A área do condutor possui uma tela LCD de alta resolução de 12,3 polegadas independente e que parece flutuar. Todas as funções do automóvel podem ser controladas usando a tela sensível ao toque. Sua orientação vertical é particularmente vantajosa para navegação.

    Como o painel, a tela é ligeiramente inclinada em direção ao condutor. O display central tem uma diagonal de tela de 11,9 polegadas. Os bancos contam com design especial e esportivo, os encostos de cabeça têm um design completamente novo e são fixados com uma guarnição selada sob a qual se encontra o mecanismo de ajuste.

    Um painel coberto com ARTICO está disponível como equipamento de série para ambas as versões, com sua aparência podendo ser individualizada com diferentes estilos e modos de exibição. Em “Sporty”, por exemplo, a cor vermelha é predominante e o conta-giros central tem um design dinâmico. O Mercedes-Benz Classe C é equipado com iluminação ambiente com fibras ópticas como equipamento de série nas duas versões.

    A versão C 200 AMG Line está equipada com faróis LED de alto desempenho. Já a C 300 AMG Line conta com o novo sistema DIGITAL LIGHT, tecnologia revolucionária de farol. O DIGITAL LIGHT possui um módulo de luz com três LEDs extremamente potentes em cada farol, cuja luz é refratada e direcionada por 1,3 milhão de micro espelhos.

    A resolução é, portanto, mais de 2,6 milhões de pixels por veículo. Com essa dinâmica e precisão, este sistema inteligente cria possibilidades virtualmente infinitas para distribuição de luz de alta resolução que se ajusta perfeitamente às condições circundantes. Câmeras de bordo e sistemas de sensores detectam outros usuários da estrada, computadores avaliam os dados dos mapas de navegação digital em milissegundos e dão aos faróis os comandos para adaptar a distribuição de luz em todas as situações.

    O resultado: visão ideal para o condutor sem atrapalhar os outros usuários da estrada. “DIGITAL LIGHT” não está perseguindo recordes mundiais de distância, mas em vez disso, deseja alcançar excelente visibilidade e brilho máximo e sem brilho em todos os momentos por meio de um conceito geral inovador. Funções inovadoras para apoiar o motorista e permitir a comunicação com outros usuários da estrada aumentam significativamente a segurança ao dirigir à noite.

    O modelo está equipado com a segunda geração do Mercedes-Benz User Experience – MBUX, deixando seu interior ainda mais digital e inteligente, pois tanto o hardware quanto o software avançaram muito: as imagens brilhantes nas telas LCD facilitam o controle do veículo e as funções de conforto. As informações são apresentadas de forma clara e estruturada. A aparência das telas pode ser individualizada com três estilos: Sutilmente, Esportivo e Classic. E apresenta três modos de exibição: Navegação, Assistência e Serviço.

    O assistente de voz “Oi, Mercedes” está ainda mais interativo. Agora, certas ações podem até serem realizadas mesmo sem a palavra-chave de ativação “Oi, Mercedes”. Isso inclui fazer uma ligação telefônica. “Oi, Mercedes” também explica as funções do veículo e, por exemplo, pode ajudar quando questionado sobre como conectar um smartphone por Bluetooth.

    O Pacote de Assistência à Direção DISTRONIC da nova geração possui funções adicionais e ainda mais avançadas. Quando o perigo surge, os sistemas de assistência são capazes de responder a colisões iminentes conforme a situação o exigir. O princípio de funcionamento dos sistemas é visualizado no display do condutor por um novo conceito de display. Um exemplo dos avanços dos sistemas assistenciais: em todos os tipos de estradas (rodovias, estradas rurais ou na cidade), o Active Distance Assist DISTRONIC pode manter automaticamente uma distância predefinida dos veículos à frente. Uma novidade é a resposta a veículos parados na estrada em velocidades de até 100 km/h – anteriormente era até 60 km/h.

    Texto: Sérgio Dias

    Confira um vídeo com o Mercedes-Benz Classe C 300 AMG Line em

    Confira um vídeo com o Mercedes-Benz Classe C 200 AMG Line

     

  • Empresa automotiva chinesa anuncia fábrica no interior de São Paulo

    Empresa automotiva chinesa anuncia fábrica no interior de São Paulo

    A maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a Great Wall Motors (GWM), anunciou investimento de R$ 10 bilhões para montar a sua maior base de produção fora da China, na cidade de Iracemápolis, no interior de São Paulo, a 170 quilômetros da capital paulista. Segundo a montadora, será lançada no Brasil uma linha de produtos que terá somente SUVs e picapes, híbridos e elétricos.

    A fábrica terá sistema de produção inteligente e capacidade de produção instalada de 100 mil veículos por ano, com expectativa de faturamento anual de R$ 30 bilhões em 2025. Serão dois ciclos de investimento na nova planta: cerca de R$ 4 bilhões, de 2022 a 2025, e R$ 6 bilhões, de 2026 a 2032, com geração estimada de dois mil empregos diretos até 2025.

    Até 2025, no primeiro ciclo de investimento, serão lançados 10 modelos, com previsão de chegada do primeiro veículo no quarto trimestre de 2022, como importado. Já o primeiro veículo produzido no Brasil será lançado no segundo semestre de 2023.

    A unidade de Iracemápolis será a quarta base completa de produção da GWM no mundo, a primeira da América Latina e funcionará como centro de exportação para o continente americano. A GWM informou que pretende apoiar a produção de peças localmente, com o objetivo de alcançar um índice de nacionalização de 60% até 2025.

    “O mercado brasileiro não é apenas o líder na América Latina, mas também um dos dez maiores mercados onde a GWM inicia a produção local fora da China. O Brasil é definitivamente nosso pilar estratégico para fazer acontecer a nossa meta para 2025”, destacou Koma Li, Chief Operating Officer (COO), segundo comunicado da GWM Brasil.

    A empresa pretende ainda iniciar parcerias para estudos de uso de etanol como fonte de geração de hidrogênio para veículos com célula de combustível. A GWM é a primeira empresa na China que faz parte da Comissão Internacional do Hidrogênio.

    “Pretendemos utilizar a unidade no Brasil como base de conhecimento na realização de acordos com universidades e centros tecnológicos brasileiros visando desenvolver pesquisa que, por exemplo, inclua o uso do etanol como fonte de hidrogênio”, disse Pedro Bentancourt, Chief Relations Officer (CRO) da GWM Brasil.

    No Brasil, a GWM vai usar três de suas marcas, uma para cada linha de produtos. A Haval vai comercializar os SUVs on-road; a Tank, SUVs off-road; e a Poer, picapes inteligentes.

    A cerimônia de início das operações da GWM no Brasil ocorreu na manhã de ontem (27), em Iracemápolis (SP).

  • Novo sistema Renave impede fraudes por clonagem de veículos novos

    Novo sistema Renave impede fraudes por clonagem de veículos novos

    Uma nova funcionalidade do Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) vai aumentar a segurança na venda de veículos zero quilômetro no Brasil a partir desta segunda-feira (24). Com o Renave 0 KM, iniciativa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério da Infraestrutura em parceria com o Serpro, todo carro novo sairá do estoque da loja para o comprador pelo sistema.

    Para as montadoras, não haverá mudanças. Um veículo acabado, com faturamento para um concessionário, será identificado como um veículo Renave 0 KM. Com a implantação do Renave 0 KM, os veículos novos vendidos vão precisar cumprir o processo de registro no novo sistema.

    O sistema ampliará o escopo de transformação digital no país e será obrigatório para todos os revendedores de veículos zero quilômetro. Para aderir ao sistema, as concessionárias devem fazer um cadastro no site credencia.estaleiro.serpro.gov.br. O processo é simples e rápido, e a adesão é gratuita.

    “A concessionária deverá informar eletronicamente, na saída de estoque, o número da nota fiscal e do documento da pessoa física ou jurídica do comprador, para evitar fraudes. Sem essas informações, o automóvel não poderá ser registrado no Detran”, explicou o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.

    Segurança

    O Renave 0 KM fortalecerá a segurança e o controle de estoque de concessionárias e revendedoras de veículos zero a partir da comunicação digital com o Governo Federal. “O Renave proporcionará ganhos substanciais em segurança, inteligência automobilística, eficiência operacional e logística.”, disse o presidente do Serpro, Gileno Barreto.

    Quando um consumidor adquirir um veículo zero quilômetro, ele receberá, além da nota fiscal, a Autorização para Transferência de Veículo Eletrônica (ATPV-e), emitida na saída da concessionária. Somente de posse da ATPV-e será possível o emplacamento do veículo. A única exceção é para carros com venda direta das montadoras ou com encarroçamento posterior. Para esses veículos, a implantação acontecerá ao longo do ano.

  • Caoa Chery amplia família Tiggo com o 7 PRO

    Caoa Chery amplia família Tiggo com o 7 PRO

    A Caoa Chery apresentou o Tiggo 7 PRO, versão com visual renovado, produzido na unidade fabril da marca em Anápolis/GO e que chega com preço a partir de R$ 189.990,00. 

    O CenárioMT teve a oportunidade de conhecer e avaliar o modelo equipado com motor 1.6 Turbo GDI, movido a gasolina e transmissão DCT de sete velocidades – do tipo wet dual clutch, tem alavanca joystick e opção de trocas manuais. Esse conjunto entrega 187 cavalos de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 8,09 segundos. 

    O design do Caoa Chery Tiggo 7 PRO conta com uma grade dianteira com desenhos tridimensionais, que se unem com os faróis full LED do conjunto óptico dianteiro com luzes DRL. 

    Na lateral, o SUV é marcado por três linhas principais, que criam um efeito diferenciado e combinam elementos dinâmicos e estáticos. As rodas têm 18″ com desenho exclusivo. Já na traseira, as lanternas são integradas e o modelo conta com duas saídas de escapamento.

    No interior, a luz ambiente em LED oferece sete opções de cores. O console central é elevado, com comandos ergonomicamente instalados, é integrado ao comando touch do ar-condicionado inteligente, que é dual zone, independente e conta com saída de ar traseira.

    Os bancos são revestidos em material premium, assim como o volante multifuncional de design esportivo e com quatro ajustes manuais de profundidade e altura. 

    Com 4.500 mm de comprimento, 1.842 mm de largura e 1.705 mm de altura, além de um entre-eixos de 2.670 mm, o Caoa Chery Tiggo 7 PRO tem porta-malas com capacidade para 475 litros com abertura e fechamento automáticos de série. Ele também possui abertura por sensor de presença, sistema antiesmagamento e regulagem de altura de acordo com a preferência do usuário. 

    Entre os itens de conforto e conveniência disponibilizados de série se destacam o teto solar panorâmico basculante de 1,13m² com opção de abertura da parte frontal, o banco do passageiro elétrico com quatro opções de ajuste, além das seis possibilidades de ajuste do banco do motorista, inclusive da região lombar e o Comando de Climatização à Distância (CCD).

    Há ainda carregador de celular wireless de carregamento rápido 15W, com função de alerta em caso de esquecimento do objeto dento do veículo, chave presencial com botão de partida, além de retrovisores com ajuste elétrico, rebatimento automático e desembaçador.

    O veículo traz multimídia com 10,25″, painel de instrumentos com 12,3″ e câmera 360 graus de série que com sua alta definição, conta com quatro câmeras de ângulo amplo que permitem uma imagem mais nítida para observar obstáculos. Em vagas de estacionamento estreitas, por exemplo, as câmeras trabalham em conjunto com o sensor de estacionamento e exibem no multimídia guias estáticas e dinâmicas durante as manobras.

    O modelo foi projetado para atender aos requisitos de 5 estrelas do China-NCAP, órgão equivalente ao Latin NCAP, contando também com seis airbags (frontais, laterais e de cortina). 

    Os freios são a disco nas quatro rodas e atuam em conjunto com os sistemas ABS (sistema de freio antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem). O pacote de segurança inclui ainda as tecnologias EBA, que habilita automaticamente o limite de desaceleração durante a frenagem de emergência; BOS (smart pedal), que identifica uma situação de emergência e desacelera o veículo quando os pedais do acelerador e freio são pressionados ao mesmo tempo; BAS, sistema de assistência à frenagem, que maximiza a atuação do ABS; e ESS, sistema de alerta de frenagem de emergência, que pisca as luzes de direção de ambos os lados (setas) para sinalizar aos motoristas que vêm atrás que está ocorrendo uma frenagem brusca. Conta ainda com freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, HDC (controle eletrônico de descida) e HHC (assistente de saída em aclives).

    Os itens de assistência à direção também são pontos fortes, como sistemas como ATCT (alerta de trafego cruzado traseiro), que informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras; RCW (alarme de colisão traseira), que alerta o motorista em um aviso sonoro quando há risco eminente de colisão traseira; DOW (advertência de abertura de portas), que avisa sobre o risco de colisão ao abrir as portas; detector de ponto cego (BSD) e faróis de neblina dianteiros em LED com função de assistência em curvas, que melhora a visibilidade em manobras em até 40 Km/h.  

    O Tiggo 7 PRO estreia a cor Midnight Blue metalizada no portfólio da marca. O modelo também será comercializado nos tons Branco Perolizado, Preto Metálico, Prata Metálico e Cinza Metálico. 

    Confira um vídeo com o Caoa Chery Tiggo 7 PRO