Categoria: Carros

  • Fiat Argo vai bem mesmo sem a opção do motor turbo

    Fiat Argo vai bem mesmo sem a opção do motor turbo

    Recentemente o Fiat Argo, modelo lançado há seis anos no Brasil, alcançou a marca de 400 mil unidades emplacadas no mercado brasileiro. E foi esse o modelo, que também é comercializado em mais 10 países da América do Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai e Equador, que o CenárioMT conheceu e avaliou durante a última semana.

    Fiat Argo
    Fiat Argo

    Esse número de unidades emplacadas se justifica, afinal numa breve retrospectiva de vendas anuais, o modelo sempre esteve entre os cinco mais vendidos em seu segmento. 

    Em 2020 ele foi o quinto, com 66 mil unidades; em 2021 alcançou a segunda posição, atrás apenas do Hyundai HB20, com 84,6 mil unidades; em 2022 o modelo voltou a ser o quinto, com 64 mil unidades; e agora, até o mês de maio de 2023, ocupa a quarta posição, com 25 mil unidades emplacadas.

    Um detalhe importante nos números desse ano é que o Fiat Argo é o único dos quatro mais vendidos que não tem a opção de versão com motor turbo. Os outros três mais vendidos têm: Chevrolet Onix, Volkswagen Polo e Hyundai HB20.

    Fiat Argo
    Fiat Argo

    Portanto esse tipo de motorização equipando versões do Fiat Argo pode elevar ainda mais as vendas do modelo. Uma opção seria o motor 1.0 da família GSE, batizado de Turbo 200 Flex, que entrega potência de 130 cavalos com etanol ou 125 cavalos com gasolina, enquanto o torque máximo é de 20,4 kgfm a 1.750 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina.

    O Fiat Argo 2023 é oferecido em cinco versões e, visualmente, oferece poucas mudanças. O grande destaque da linha é que agora ela conta com a opção do câmbio automático tipo CVT de sete velocidades, que combinado com a potência de 109 cavalos do motor Firefly 1.3, resulta em eficiência e desempenho competitivos para a categoria.

    As versões Argo 1.0 e Drive 1.0 são equipadas com motor 1.0 Firefly de três cilindros, que tem potência máxima de 75 cavalos com etanol e 71 cavalos com gasolina. Sua velocidade máxima é de 162 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos.

    Fiat Argo
    Fiat Argo

    Já as versões Trekking 1.3, Drive 1.3 AT e Trekking 1.3 AT são equipadas com motor 1.3 Firelfy de quatro cilindros, que tem potência máxima de 109 cavalos com etanol e 101 cavalos com gasolina. Sua velocidade máxima é de 173 km/h e chega a 100 km/h em 10,8 segundos.

    No design, a linha Fiat Argo 2023 tem como destaques o novo para-choque dianteiro, que ganhou linhas mais arrojadas, que ainda trazem maior proteção.

    As grades frontais também tiveram mudanças, sendo unificadas com os faróis, oferecendo uma leitura mais fluida do conjunto dianteiro, que não tem as quebras anteriores na visualização do design e conferem um aspecto mais robusto.

    Fiat Argo
    Fiat Argo
    Fiat Argo
    Fiat Argo

    Além disso, traz um toque degradê no padrão da grade, para combinar com a nova fluidez do design dianteiro do carro. Essas alterações servem para atualizar o visual do modelo com a nova estética do design da marca, mas sem perder a sua autenticidade.

    Vale destacar que a preservação dos faróis de milha na posição mais centralizada foi pensada estrategicamente para conservar a herança italiana do design do modelo.

    O hatch da Fiat também apresenta mudanças no interior. Por dentro, o Argo na linha 2023 vem com novo volante, que está seguindo as alterações alinhadas com o rebranding da marca com a inclusão do Fiat Script.

    A versão topo de linha Trekking também vem com novidades. Está com um visual atualizado, com para-choque diferenciado e novos desenhos dos adesivos em preto e com detalhes em laranja mais presentes tanto no capô, com comprimento mais longo, quanto na lateral.

    Importante mencionar que, apesar das alterações, a versão mantém nos adesivos o seu tradicional logotipo, que é composto por três diferentes formas com significados distintos: transcender, explorar e criar.

  • EXEED confirma interesse de comercializar seus veículos no Brasil

    EXEED confirma interesse de comercializar seus veículos no Brasil

    A EXEED confirmou para o CenárioMT sua decisão de comercializar seus modelos híbridos plug-in ou 100% elétricos no mercado brasileiro. A afirmação aconteceu durante uma coletiva de imprensa ocorrida de forma online na manhã dessa segunda-feira, 5 de junho.

    A EXEED quer chegar ao Brasil como uma referência em modelos premium, aproveitando a oportunidade de transformação que vem passando o mercado automotivo em razão da eletrificação.

    EXEED confirma interesse de comercializar seus veiculos no Brasil Divulgacao
    Foto: Divulgação

    Com uma equipe internacional baseada em Frankfurt, na Alemanha, mas que utiliza o conhecimento adquirido de seus outros cinco centros de Pesqueida e Desenvolvimento, a EXEED não tem vergonha em afirmar que foi buscar na concorrência os melhores designers e engenheiros para aprimorar seus produtos.

    Profissionais da BMW, Jaguar Land Rover e outras entregam suas ricas experiências em pesquisa de veículos elétricos para desenvolver os produtos eletrificados da EXEED.

    No Brasil a EXEED quer comercializar três produtos eletrificados. O modelo estratégico RX híbrido e os 100% elétricos E03 e E0Y. No futuro, impulsionado pela tecnologia híbrida e elétrica, a EXEED lançará mais modelos para implantar ainda mais o novo mercado de produtos eletrificados.

    O RX híbrido tem impressionantes 503 cavalos de potência, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos. Sua autonomia elétrica é de até 150 quilômetros e a autonomia total pode atingir até 1.100 quilômetros.

    Já os modelos 100% elétricos têm uma autonomia de até 700 quilômetros ou mais e é possível carregar a bateria para percorrer uma distância de 150 quilômetros em apenas cinco minutos.

    Para quem duvida da qualidade dos seus veículos, a EXEED reforça que fornecedores globais garantem a confiabilidade dos modelos. Marcas como CATL, a centenária Yaskawa, Continental Electronics, Bosch, Michelin entre outras estão entre os principais fornecedores.

    Sendo um mercado estratégico e muito importante em seu caminho para construir uma nova marca premium de maneira abrangente, a EXEED trará uma experiência de viagem de alto nível e ecologicamente correta para os clientes brasileiros, promovendo assim a transformação do mercado automotivo brasileiro para eletrificação.

  • Volvo XC40 Recharge: Linha eletrificante; conheça

    Volvo XC40 Recharge: Linha eletrificante; conheça

    A Volvo Cars tem o compromisso de se tornar uma fabricante global de veículos totalmente elétricos até 2030 e, aqui no Brasil, só comercializa modelos híbridos, como os XC60 Recharge e XC90 Recharge ou elétricos, como os C40 Recharge e o XC40 Recharge, SUV de entrada da marca que o CenárioMT teve a oportunidade de conhecer e avaliar.

    Lançado no Brasil em 2018, o XC40 teve 2.395 unidades comercializadas naquele ano, quando sequer tinha versão híbrida. Em 2021, apenas com versões híbridas o modelo teve seu melhor desempenho, com 3.593 unidades emplacadas e mesmo assim a fabricante sueca entendeu que em 2022 apenas a versão 100% elétrica seria vendida no País.

    A eletrificante linha Volvo XC40 Recharge
    A eletrificante linha Volvo XC40 Recharge – Sérgio Dias

    A decisão pode ter sido acertada quando o assunto é rentabilidade, mas em volume o resultado foi uma queda expressiva no volume de vendas, chegando a apenas 1.915 unidades em 2022, média de 160 XC40 Recharge emplacados por mês. Em 2023 a média mensal está em 148 emplacamentos.

    Uma coisa é certa: o Volvo XC40 Recharge é um excelente produto e tem qualidades de sobra para conquistar mais mercado. Atualmente o modelo é oferecido em duas versões: a Plus, que conhecemos, com um motor e preço a partir de R$ 329.950,00; e a Ultimate, com dois motores e preço a partir de R$ 399.950,00.

    A versão Plus é equipada com a motorização P6 Single Electric com um motor de 231 cavalos de potência, 330 N.m de torque e bateria de 69 kWh, capaz de gerar uma autonomia de cerca de 231 quilômetros considerando o PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

    Galeria de Fotos

    Já a versão Ultimate é equipada com a motorização P8 Twin Electric com dois motores, que combinados entregam 408 cavalos de potência e 660 N.m de torque. Com a bateria de 78 kWh, o carro oferece uma autonomia de 305 quilômetros pelo PBEV.

    Um dos destaques do Volvo XC40 Recharge relacionado à motorização é o One Pedal Drive, recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal. Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.

    No design, a característica grade de entrada de ar ao motor deu lugar a um painel com o logo da Volvo Cars e uma inscrição Recharge nas colunas traseiras. As rodas de alumínio de 20 polegadas agregam o TPMS, o sistema de monitoramento de pressão dos pneus do modelo. O pacote de iluminação é completo com faróis FULL LED com função antiofuscante e farol de neblina em LED.

    A retirada do motor também proporcionou mais espaço, já que o carro ganha um porta-malas frontal, além do espaço traseiro de 413 litros, que tem ainda a abertura e fechamento elétrico com a função hands-free na versão Ultimate.

    Por dentro o layout limpo destaca os belos detalhes, como o revestimento dos bancos em microtech, que faz a harmonia perfeita com o carpete, volante e painel, que possui acabamento em Cutting Edge Aluminium. Outra novidade é o revestimento de chão que foi fabricado integralmente com plástico reciclável, mais uma das preocupações da marca com a sustentabilidade.

    O Volvo XC40 Recharge ainda conta no interior com soluções de armazenamento inteligentes para garrafas de água, smartphones, portáteis, comidas e muito mais, bem como um compartimento frontal com o carregamento por indução para celulares.

    Para ligar o veículo não há necessidade de dar a partida, pois o carro é ligado quando o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo.

    O sistema de infoentretenimento conta com o sistema operacional Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google, dando aos usuários a mesma experiência que eles estão acostumados em seus telefones.

    Com o Google Assistente, os motoristas podem usar a voz para fazer as coisas, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante.

    O Volvo XC40 Recharge oferece ainda as mais avançadas assistências à condução, como a câmera 360 graus que, junto ao alerta de tráfego cruzado, com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. 

    O modelo conta também com sistema de alerta de mudança de faixa e sistema de alerta de ponto cego e com a tecnologia City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. 

    Vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo, que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.

    Também pensando em segurança, o XC40 Recharge possui a Care Key, que permite a regulagem do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal e a Care Key. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.

    Além disso, o sistema GAS integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

    Confira um vídeo com o Volvo XC40 Recharge

    Texto: Sérgio Dias

  • Peugeot aposta nas seis versões do 208 para conquistar mercado

    Peugeot aposta nas seis versões do 208 para conquistar mercado

    O modelo que o CenárioMT conheceu e avaliou durante uma semana foi o 208, líder de vendas da Peugeot, uma das marcas que fazem parte da Stellantis, que aqui no Brasil comercializa os modelos da Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot, Ram e Abarth. 

    Capa peugeot 1
    Fotos: Sérgio Dias

    A Peugeot soube aproveitar fazer parte da Stellantis, excedendo consistentemente as necessidades e expectativas em evolução dos consumidores brasileiros, oferecendo além do 208, os SUVs 2008 e 3008, uma completa linha de veículos comerciais e os 100% elétricos e-208, e-2008 e e-Expert.

    Em números, a marca Peugeot foi a 14ª no ranking das que mais venderam em 2020, com apenas 13.467 unidades emplacadas. Em 2021, quando a Stellantis já existia, a Peugeot saltou para a 12ª posição no ranking, mais que dobrando seus emplacamentos com as 29.556.

    Em 2022 a Peugeot entrou para o #top10 das marcas com carros mais vendidos no ano, alcançando a 10ª posição com 41.656 unidades emplacadas, média mensal de 3.471 unidades. Vamos aguardar esse ano, que inclusive tem registrado carta das associações de concessionários de Citroën e Peugeot notificando a Stellantis sobre a falta de peças e problemas sobre a qualidade dos veículos.

    Sobre a linha 208 2023, que é oferecida em seis versões a de entrada Like 1.0 MT; as intermediárias Style 1.0 MT, Active 1.6 AT, Allure 1.6 AT e Roadtrip 1.6 AT; e a topo Griffe 1.6 AT. Também tem a versão 100% elétrica e-208.

    As versões Active, Allure Roadtrip e Griffe são equipadas com motor 1.6 com 120 cavalos de potência transmissão automática de seis velocidades. Já as versões Like e Style são equipadas com motor 1.0 com 75 cavalos de potência e transmissão manual de cinco velocidades. 

    A linha Peugeot 208 conta com para-choque dianteiro composto por uma linha única e uma ampla grade, que ostenta o logotipo ao centro. Já o nome do modelo está posicionado na extremidade frontal do capô e a iluminação dos faróis é em full LED.

    A traseira é caracterizada por um acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas, unindo as lanternas, dotadas de elementos luminosos na forma de três “garras”, em harmonia com o estilo frontal.

    O modelo conta com o Peugeot i-Cockpit 3D, que adiciona o primeiro cluster em três dimensões, complementada pelo volante Sport Drive, de dimensões reduzidas e base achatada, painel de instrumentos elevado, central multimídia touchscreen de sete polegadas com Google Android Auto e Apple CarPlay, e a série de teclas de “alternância”, que permitem acesso direto às principais funções do veículo.

    O novo cluster dispõe de tecnologia holográfica em 3D, para que algumas informações sobre a condução do veículo sejam projetadas em destaque, mais à frente do visor principal. 

    As indicações são dinâmicas e animadas, aproximando-se dos olhos, dependendo do grau de importância ou urgência, contribuindo para uma melhor reatividade e melhorando a condução em todos os sentidos, além de maior eficiência, proporciona uma leitura mais confortável aos olhos.

    Há ainda a possibilidade de criar e salvar dois modos de visualização, o que permite a personalização do painel àqueles que fazem uso compartilhado do carro. O modelo também conta com inovações tecnológicas de assistência à direção, segurança e comodidade do Peugeot Driver Assist.

    A versão de entrada Like 1.0 MT vem de série com itens bastante valorizados pelo consumidor, com destaque para a Central Multimídia Peugeot Connect 10,3” com conexão Wireless de Android Auto e Apple Car Play, que entrega entretenimento de forma intuitiva e com muita modernidade, para tornar a experiência a bordo ainda mais completa e cômoda, luzes diurnas em LED no formato de “Dente de Sabre”, vidros e retrovisores elétricos, entradas USB, airbags e controle de estabilidade e tração, entre outros.

    E a intermediária 208 Style 1.0 MT conta com a grade exclusiva em Dark Chrome, os faróis com detalhes cromados e tecnologia Full LED, e luzes DRL que revelam os “dentes de sabre”. As capas dos retrovisores são em preto brilhante, enquanto as rodas de 16” recebem acabamento escurecido.

    Na traseira, o aerofólio em preto brilhante fecha o acabamento Black Diamond e a saída de escapamento com ponteira cromada dão um toque de esportividade, em total equilíbrio com o estilo geral da versão.

    O 208 Style ainda agrega teto panorâmico, único no segmento, que amplia o requinte e a sensação de liberdade para quem viaja a bordo, além de bancos com revestimento Style, Wireless Charger para carregamento de smartphone por indução e, para completar, sistema Visiopark 180º, com câmera de ré com projeção, sensores de estacionamento traseiros. A denominação Style é identificada em badges posicionadas no exterior e interior do veículo.

    Texto: Sérgio Dias

  • Chevrolet encara desafio duplo com a nova Montana

    Chevrolet encara desafio duplo com a nova Montana

    A Chevrolet apresentou a primeira geração picape Montana no mercado brasileiro em 2003. Exatos 20 anos depois o CenárioMT conheceu e avaliou um novíssimo modelo, que chega com a difícil missão de encarar de frente duas líderes de mercado: a compacta Fiat Strada e a média-compacta Fiat Toro. 

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    Fotos: Sérgio Dias

    No volume de vendas, considerando o mês de fevereiro como referência para março, quando a Montana de fato participa com volume dos emplacamentos, parece que o desafio da nova geração da picape Chevrolet é de fato bem difícil.

    Em fevereiro a Strada teve 6.837 e a Toro 3.191 emplacamentos. Já em março a Strada teve 9.935, a Toro 5.607 e a Montana 3.988. Como se percebe, as vendas das picapes da Fiat cresceram, mesmo com uma forte concorrente como a Montana já no mercado.

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    Fotos: Sérgio Dias

    Claro que é muito cedo para fechar uma posição sobre o assunto, mas é possível que a Stellantis, dona da marca Fiat, vai aproveitar o amplo portfólio de versões das suas picapes para jogar com seus preços, evitando ou minimizando o impacto da Montana em suas vendas. Vamos certamente acompanhar essa interessante disputa nos próximos meses.

    Todas as versões da Chevrolet Montana são equipadas com motor 1.2 Turbo Flex com 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque e opções de transmissão manual ou automática, sempre de seis velocidades.

    No design a nova geração da Montana foi o primeiro modelo de produção local escolhido para estrear a nova identidade de design global da Chevrolet, que se caracteriza pelo conjunto ótico bipartido na dianteira.

    Por isso a picape traz a DRL na parte superior e seu aspecto iluminado harmoniza com os vincos do capô e com a grade. Já o farol principal e o pisca compõem uma peça independente de formato trapezoidal e com bordas arredondadas. O para-choque traz um aplique central na base para proporcionar mais imponência ao veículo.

    Na lateral as linhas da carroceria têm equilíbrio das proporções entre compartimento do motor, cabine e caçamba. Em todas as versões as rodas têm 17 polegadas. 

    A Chevrolet Montana conta com molduras que contornam toda a base do veículo, incluindo para-choques, paralamas e portas e, por serem confeccionadas com um material de cor e textura contrastante em relação à lataria, fazem o carro parecer ainda mais alto em relação ao solo.

    Chevrolet encara desafio duplo com a nova Montana Sergio Dias 9
    Fotos: Sérgio Dias

    Na traseira o principal diferencial estético está na barra com acabamento em preto brilhante que faz a conexão entre as lanternas, formando um elemento único. Ênfase também para a logomarca “Chevrolet” estampada em baixo relevo na tampa da caçamba, que tem no topo uma espécie de aerofólio integrado. A tampa conta com abertura por botão elétrico e alívio de peso na descida. Já o para-choque foi projetado para facilitar o acesso à caçamba.

    A inédita caçamba Multi-Flex é um diferencial importante do produto e foi projetada para funcionar como um porta-malas gigante com seus 874 litros. Ela traz um sistema avançado de vedação da cobertura que oferece a melhor proteção contra água e conta ainda com uma extensa linha de acessórios customizados, que permitem centenas de soluções para o transporte de carga.

    No interior a Montana estreia com o conceito de tela do MyLink, totalmente integrada ao quadro de instrumentos. O multimídia está na parte superior do painel e seu visor de oito polegadas, por ficar na posição horizontal, facilita a leitura principalmente de mapas de navegação e reduz a possibilidade de distração ao volante.

    O MyLink oferece Wi-Fi com sinal de internet até 12 vezes mais estável e sistema de telemática avançada OnStar integrados. Projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play também fazem parte do pacote de conectividade, que ainda oferece atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo, aplicativo myChevrolet para comandar funções do carro à distância e carregador de smartphone por indução magnética.

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    Fotos: Sérgio Dias

    Outros destaques do interior do veículo são: os mais de 50 padrões de acabamento; os bancos confortáveis; a posição mais elevada de guiar; o baixo índice de ruído e vibração; e os ajustes para o cinto de segurança, volante, assento e encosto, que garantem uma perfeita ergonomia para o condutor.

    No quesito segurança, a picape conta de série com seis airbags, para-choque e capô projetados até para amortecer impactos em caso de um possível atropelamento e freios ABS com distribuição da força de frenagem e assistência de frenagem de urgência. Completam a lista controle eletrônico avançado de tração e estabilidade, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e resposta automática de acidentes para o Centro de Atendimento OnStar.

  • Vendas de carros usados crescem mais de 30% em março

    Vendas de carros usados crescem mais de 30% em março

    O mercado de veículos seminovos e usados mostrou sua força com as vendas do mês de março superando, em 32,2%, o resultado de fevereiro. A comparação com o mês de março de 2022 também ficou positiva em 20,5%.

    Os números fazem parte do relatório emitido pela FENAUTO, mostrando o bom desempenho do segmento que, neste ano, já acumula 3.362.324 de unidades comercializadas.

    Segundo a entidade, que representa os lojistas multimarcas de veículos seminovos e usados, o cenário pode continuar positivo já que a paralisação das montadoras nas últimas semanas pode levar os consumidores a optarem por um veículo usado ao invés de um zero quilômetro.

    Para o presidente da FENAUTO, Enilson Sales, o “crédito mais restrito e a alta inflação ainda são os gargalos para que o comércio de usados possa crescer. Mas, se os resultados positivos nas vendas continuarem se apresentando sequencialmente, como até agora tem acontecido, temos a expectativa de fechar o ano com resultados semelhantes aos obtidos em 2021, quando alcançamos 15 milhões de unidades comercializadas.”

    Sobre a FENAUTO

    FENAUTO – Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores é a entidade representativa do Setor de Revendas de Automóveis Seminovos e Usados, reunindo 27 Associações Regionais por todo o país, que, por sua vez, congregam cerca de 48.000 revendedores de veículos seminovos e usados.

  • Renault Stepway Zen 1.0 é o aventureiro para uso urbano

    Renault Stepway Zen 1.0 é o aventureiro para uso urbano

    A Renault tem um amplo portfólio de veículos de passeio disponíveis para o público brasileiro. São sete no total, com carrocerias hatch (Kwid, Sandero e Stepway), sedã (Logan), SUV (Captur e Duster) e picape (Oroch).

    O CenárioMT teve a oportunidade de conhecer e avaliar o Stepway, que antes era uma versão do Sandero, virou um modelo e é oferecido nas configurações Iconic 1.6 CVT, Zen 1.6 MT e a de entrada Zen 1.0 MT.

    E versão avaliada foi a de entrada, que conta com visual aventureiro combinado ao conforto e a economia do motor 1.0 de 82 cavalos de potência e transmissão manual de cinco velocidades.

    No design a versão Zen 1.0 MT conta com para-choque dianteiro mais robusto, faróis de neblina com moldura cromada e ski frontal na cor prata, bem como a assinatura luminosa com luzes diurnas de LED no formato de “C”, ao redor dos faróis, e a grade com detalhes cromados.

    Na lateral o Stepway Zen 1.0 conta com alargadores de para-lamas e as barras de teto, características da versão, bem como a identificação Stepway na porta. As rodas de aço, de 15 polegadas, trazem calotas na cor prata. 

    As lanternas traseiras escurecidas em LED e o robusto para-choque traseiro com sensores de estacionamento integrados complementam o visual aventureiro da versão.

    Internamente o Stepway Zen 1.0 possui amplo espaço interno para os ocupantes, porta-malas de 320 litros de capacidade e cuidados no acabamento como nos detalhes em black piano e teto escuro. 

    Os bancos revestidos em um tecido com estilo moderno e minimalista trazem espumas de maior densidade e ótimo conforto e ergonomia, bem como a regulagem de altura para o motorista.

    De série, o Stepway Zen 1.0 traz diversos itens de conforto e conveniência, como ar-condicionado, direção com assistência eletro-hidráulica, vidros elétricos dianteiros com função “one touch”, travas de portas e abertura do porta-malas com acionamento elétrico, bem como sensores de estacionamento traseiros e faróis de neblina. 

    O modelo traz ainda quatro airbags frontais e laterais e freios ABS. Na conectividade, o modelo vem com o sistema Media Evolution, com quatro alto falantes. Esse sistema multimidia traz tecnologia Android Auto e Apple Carplay, permitindo usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e áudios de Whatsapp na tela de sete polegadas “touchscreen” capacitiva, com melhor precisão do toque.

    A versão está disponível nas seguintes cores: branco Glacier, prata Étoile, preto Nacré, vermelho Vivo e cinza Cassiopée.

  • O ar-condicionado também merece toda atenção

    O ar-condicionado também merece toda atenção

    Há pouco tempo atrás, ter ar-condicionado no carro era considerado um “luxo” que poucos tinham acesso. Com o passar dos tempos, foi-se popularizando esse opcional, que se tornou item quase que obrigatório nos carros. Atualmente, praticamente 100% da frota de veículos que rodam pelo Brasil têm ar-condicionado, que não é mais considerado um “luxo”, mas sim um item essencial por diversos fatores: como o clima brasileiro e a segurança de poder andar com os vidros fechados.

    O que muita gente acaba se esquecendo é que o sistema de ar-condicionado requer cuidados especiais, pois a falta de manutenção pode causar problemas de rendimento no motor e, principalmente, comprometer a saúde dos ocupantes do veículo, pois muitas vezes, o proprietário só se lembra das recomendações de manutenção e conservação dos fabricantes, quando o sistema apresenta algum defeito.

    Em tempos de preocupação com questões relativas à qualidade do ar, a correta manutenção e limpeza dos filtros que compõem o sistema de ar-condicionado tornou-se primordial, fato comprovado pela DPaschoal em 2018, através de estudo realizado, onde compreendeu-se que a higienização, com a troca do filtro de cabine, diminui a concentração de microrganismos no interior do veículo.

    O filtro de cabine é a peça fundamental para a manutenção da qualidade do ar que circula dentro do veículo. Ele é responsável por bloquear a entrada de sujeira e microorganismos, ou seja, com um filtro limpo, os ocupantes não irão respirar ar com baixa qualidade e nem sentir odores desagradáveis. Segundo Bruno Cielo, técnico responsável pela Engenharia na Cia DPaschoal, o método de troca dos filtros é o mais efetivo, pois se o mesmo não for substituído no período indicado pelas montadoras, a umidade pode acumular com os resíduos e deixar um ambiente propício à proliferação de microorganismos, além da possibilidade de transmissão de doenças respiratórias.

    Geralmente, a indicação é de que essa manutenção seja feita a cada seis meses, ou a cada 10 mil km, independente da frequência de uso ou do tipo de equipamento. Por isso, é de extrema importância a correta manutenção e substituição, quando for o caso, dos filtros do sistema de condicionamento de ar.

    Outra manutenção que é indicada a cada seis meses, é a realização de um “check-up” preventivo em todo o ar-condicionado do carro, que opera a partir de um sistema de expansão e compressão de um gás, conhecido como fluido refrigerante. Esse sistema é responsável por comprimir esse gás, aumentando sua pressão e sua temperatura. Além disso, existe um sistema de mangueiras, condutores e ventoinhas, que complementam o trabalho de refrigeração do ar no interior do veículo.

    Uma dica que poucos sabem, mas que pode evitar “dores de cabeça” com o ar-condicionado do veículo é a utilização do sistema regularmente, o que ajuda a prevenir vários problemas em seu funcionamento e não interfere no consumo de combustível. Com isso, manter o ar-condicionado ligado, mesmo que por alguns minutos, pelo menos uma vez na semana, previne a possibilidade do ressecamento das mangueiras do sistema, que é a maior causa de vazamento do gás.

    O que também é extremamente interessante de se mencionar é que ainda hoje muitos motoristas confundem o filtro de ar de cabine, com o filtro de ar de motor, fazendo assim a manutenção parcialmente, não contemplando a totalidade do serviço, passando anos sem trocar o filtro de cabine ou higienizar o sistema de ventilação.

    A DPaschoal, possui 123 lojas instaladas em mais de 100 cidade de oito estados do Território Nacional, onde além de oferecer uma linha completa de pneus, também disponibiliza, como diferencial, a revisão de segurança gratuita a seus clientes, o que certamente vai ajudar a diagnosticar possíveis problemas na segurança do veículo. O princípio de “Medir e Testar Antes de Trocar” está no DNA das lojas DPaschoal, graças a ferramentas exclusivas que avaliam a real necessidade de ter que trocar peças, pneus e a realização de serviços.

    Sobre a DPaschoal

    Desde 1949 a DPaschoal atua na prestação de serviços de manutenção automotiva para veículos leves e pesados com a premissa do SER – Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade Social. Com 123 lojas em oito estados e mais de 100 municípios, a DPaschoal busca economizar tanto para seus clientes, como para o planeta. Seu princípio é o de medir e testar, com ferramentas exclusivas, para avaliar a real necessidade de ter que trocar peças ou pneus com total transparência e honestidade. A DPaschoal possui uma universidade interna e o Centro de Treinamento Técnico e Inovação para garantir que os profissionais sejam altamente qualificados. O grupo DPaschoal também conta com Fundação Educar que atua ativamente na comunidade com projetos sociais, a DPK – especialista em distribuição automotiva para todo o Brasil e o Maxxi Training Academy integrando fornecedores na capacitação de profissionais do mercado, além da Daterra que se preocupa em desenvolvimento de projetos e pesquisas agrícolas sustentáveis.

  • Carro elétrico tem isenção do IPVA?

    Carro elétrico tem isenção do IPVA?

    Fala, galera. Beleza? O ano de 2023 começou e, tão certo quanto o amanhecer, é que virá o IPVA. Mas carro elétrico não é isento de pagar IPVA? Bem, depende do estado que o veículo foi emplacado.

    Apesar do assunto ser muito mais amplo que o universo da mobilidade elétrica, eu gostaria de fazer uma pequena apresentação dos três amiguinhos que acompanham a ressaca do réveillon: DPVAT, Licenciamento e IPVA.

    DPVAT é o seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou, criado pela Lei n° 6.194/74, com a finalidade de amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa dos acidentes.

    Desde 2021 o valor do pagamento é igual a zero. Quer dizer que o DPVAT deixou de existir? Não, a cobertura continua. Apenas a arrecadação que não ocorre mais. Apesar de não haver mais o recolhimento, eu menciono aqui porque a cobrança pode voltar nos próximos anos.

    O licenciamento é a emissão anual do certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo. Em resumo, você paga o licenciamento anualmente sem motivo objetivo nenhum, exceto para garantir que você tenha pagado todas as multas e IPVA devidos.

    Apesar da data de vencimento ser conforme o final da placa e distribuída ao longo do ano, muitos optam por licenciar junto com o IPVA, para não o esquecer. A brincadeira pode sair cara se você for parado com o documento vencido.

    Agora, sobre o IPVA: O imposto sobre propriedades de veículos automotores é um imposto anual pago pelos proprietários ou possuidores de veículos. O valor é calculado com base no preço do veículo e a quitação é um requisito para o licenciamento.

    O recurso arrecadado pelo IPVA é dividido da seguinte forma: 20% para o fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação (Fundeb) e o remanescente do valor é repartido 50% (cinquenta por cento) para o Estado e a outra metade para o município de registro do veículo. A quota-parte estadual vai compor o orçamento anual e, dessa forma, destinar-se-á às diversas áreas de atuação do Estado, dentre as quais, a saúde, a educação, a segurança pública e a infraestrutura.

    Mais uma vez, o IPVA nada mais é que outra forma de arrecadação de recursos para a máquina pública sem que necessariamente o benefício seja aplicado em alguma área diretamente ligada ao transporte.

    Mas qual é a relação entre os impostos acima citados e a mobilidade elétrica? Para começar, em relação ao DPVAT, já apresentei algumas vezes a minha opinião sobre a influência dos veículos elétricos e uma condução mais segura e consciente. Dessa forma, podemos imaginar que o aumento de veículos elétricos na frota brasileira poderia afetar positivamente na redução dos números de acidentes de trânsito.

    Quanto ao licenciamento, ele só pode ser pago se o alvo deste texto for pago. Não há muito impacto em quase nada, exceto por se tratar de uma garantia de regularização das pendências do veículo.

    Em alguns países, o subsídio é bancado por aqueles que continuam comprando veículos à combustão. Mesmo que o carro seja de uso particular, a ausência de emissão de ruídos e gases nocivos é benéfico a todos ao redor Aliás, se fosse para escolher por taxar alguém para subsidiar os veículos elétricos, eu escolheria os carros mais barulhentos.

    Seria o mais poluidor ajudando a quem não quer poluir. Isso faria sentido no Brasil? Sim, mas provavelmente geraria uma imagem negativa à mobilidade elétrica. Imagino que venderiam o seguinte discurso: “O pobre que não consegue comprar carro elétrico está pagando parte do carro do rico.”

    Há controvérsias. Primeiramente, quem é pobre, pobre, pobre, não compra carro zero. Compra carro usado (isso quando compra). Outro ponto é que nem os carros mais baratos do Brasil são tão acessíveis assim. O preço já passou do que poderia se considerar popular.

    Os modelos básicos têm preço inicial de aproximadamente R$ 65 mil, mas você precisará contabilizar os impostos que este carro pagará. Ainda está muito distante do carro elétrico mais barato do Brasil? Sim. Diria que ainda teria uma diferença de cerca de R$ 80 mil, se levarmos em consideração o JAC eJS1, que tem o preço anunciado de R$145.000 e imaginando que seu estado tenha isenção de IPVA. Mas essa diferença pode ser compensada a médio prazo se colocarmos na conta o custo de manutenção dos veículos (revisões e combustível).

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    Diferentemente dos países mais maduros em relação à mobilidade elétrica, o Brasil não possui subsídio para aquisição de veículos elétricos, como EUA e alguns países da União Europeia.

    Para nós, sobram algumas renúncias fiscais ou aplicação de alíquotas diferenciadas. Temos estados que decidiram dar uma mãozinha com isenções ou redução do IPVA de veículos elétricos e híbridos. Parece que não, mas a isenção pode significar uma bela economia na aquisição de um carro elétrico.

    Vou dar um exemplo: A alíquota do IPVA no Distrito Federal é de 3%. Considerando que você compre um veículo de R$ 250.000, o valor do imposto será de R$7.500. Como a lei distrital prevê a isenção por cinco anos, isso significaria uma economia de R$37.500,00, algo em torno de 15% do valor do veículo.

    Ah, mas o valor do IPVA diminui de um ano para o outro… Bem, na verdade a tendência é que o IPVA acompanhe o valor do carro. Dessa forma, a proporção é válida. Entretanto, desde que comprei meu iEV40, o valor do IPVA aumenta cada vez mais.

    Apesar de não aparentar fazer tanta diferença, a isenção do imposto na aquisição do veículo é a forma mais justa. A melhor maneira de incentivar um novo mercado é fazendo com que o estado pese menos sobre ele. Ainda há muito espaço para incentivos, como redução ou isenção de diversos impostos envolvendo veículos elétricos, como ICMS, IPI, IOF e tantos outros Is…

    Claro que nada disso é simples. Não basta boa vontade política para deixar de arrecadar um recurso. Você precisa garantir que a ausência dele não afete as contas públicas ou obter uma nova fonte de receita. Além disso, precisa ser muito bem justificada a desoneração e apresentar benefícios coletivos para que a proposta seja aceita.

    Com certeza o benefício existe e já foi bem exposto, senão não teríamos tantos estados que já aprovaram a isenção do IPVA, como DF, PE, MA, PI, RN, SE, PR e RS.

    Alguns estados, como RJ, aplicam alíquotas menores para veículos elétricos. Todavia, não é o caso do estado de São Paulo. A maioria das pessoas confundem a restituição da quota-parte da prefeitura de São Paulo e pensam que o estado aplica algum benefício.

    Para ser bem sincero, o estado de São Paulo tem se mostrado bem tímido em relação à mobilidade elétrica. Como um motorista de App, é bem frustrante ver que uma parte da economia que você fez com o carro elétrico ao longo do ano pode ir embora em apenas três parcelas do IPVA.

    Tenho esperanças de que os estados que ainda não assumiram um compromisso real com a mobilidade elétrica tendem a seguir os pioneiros. Não se trata nem de incentivo, mas de justiça para com aqueles que adotam uma forma mais sustentável de se locomover.

    Então, meu caro leitor, se você quer fazer algo para incentivar a mobilidade elétrica, me ajude para que esse texto chegue aos representantes (deputados, secretários e governadores). Vamos começar a demonstrar a importância de um compromisso real com o transporte sustentável.

    Até mais.

  • Pilote um Tesla por R$ 200

    Pilote um Tesla por R$ 200

    Um dos únicos points turísticos do país com dois períodos de alta temporada no ano, a capital das Serras Gaúchas, Gramado, acaba de ganhar um super atração para os turistas: locar um Tesla Model 3, sedã norte-americano 100% elétrico com 515 cv de potência, por R$ 199. A promoção se estende até o final de janeiro.

    Reconhecida em todo o país por realizar os sonhos dos aficionados por automóveis esportivos com locações turísticas para test drive, a SUPER CARROS quer disseminar a eletrificação automotiva não só como sinônimo de sustentabilidade. Mas também de prazer ao dirigir. “A experiência de acelerar um carro que possui um torque descomunal como o Tesla é única! Você estará a bordo de um sedã com aparência de luxo, mas que alcança os 100 km/h em pouco mais de três segundos e meio”, explica o diretor da empresa, André Goettert.

    Tesla Model 3 foi integrado à frota de superesportivos da SUPER CARROS há um ano e meio e já fez centenas de passeio pelas serras gaúchas. Em caráter promocional, a locação do Tesla foi fixada em R$ 199. Se o interessado preferir andar como passageiro, o valor cai pra R$ 190. Além de silencioso e totalmente livre de emissão de poluentes, o Tesla funciona com um gerador para cada roda, criando um sistema de tração permanente nas quatro rodas. Possui 515 cv de potência.

    Além do Tesla, a empresa já possui à disposição dos aficionados mais de 30 modelos, entre exemplares Lamborghini, Porsche, Ford Mustang, Chevrolet Camaro, Dodge Challenger, BMW M3 e M4, Nissan GTR até Chevrolet Corvette C6 e C7, além de uma frota de cinco exemplares de Ferrari. O cliente tem a opção de realizar passeios de carona ou ao volante, além de registrar tudo com fotos. O Drive Experience oferecido pela empresa é realizado na rodovia Gramado-Canela, na serra gaúcha. O pagamento pode ser feito no cartão de crédito em até 12 vezes.

    Fundado em 2009, a empresa foi pensada especialmente para aqueles que são apaixonados por automóveis. Atualmente, a marca conta com o Salão Super Carros de Gramado, RS, que inclui a generosa “frota” de Drive Experience, instalada em um espaço de 2.400m². Possui diversas outras atrações: centro de simuladores, jogos, cinema 9D, lojas motorsport, cafeteria, entre outros.

    Com a projeção nacional conquistada, o Super Carros também atende o mercado corporativo no Brasil inteiro através de experiências exclusivas que potencializam a força da marca para as empresas contratantes.