Categoria: Carros

  • Ora 03 é diferente, bonito e bom de dirigir

    Ora 03 é diferente, bonito e bom de dirigir

    A GWM Brasil desembarcou por aqui com duas de suas marcas: a Haval e a Ora. Além delas, ainda fazem parte do seu portfólio outras três: Wey, Poer e Tank. E foi o diferente, bonito e bom de dirigir 03, único modelo da Ora oferecido no mercado brasileiro, que tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar.

    Ora 03 elétrico é oferecido nas versões Skin e GT, ambas com 171 cavalos de potência

    Ora 03 e diferente bonito e bom de dirigir Divulgacao 5

    O elétrico Ora 03 fechou o primeiro semestre de 2024 com 3,7 mil unidades emplacadas das suas duas versões: Skin, com preço a partir de R$ 150 mil, e GT, com preço a partir de R$ 184 mil.

    As duas versões são equipadas com o mesmo motor elétrico, localizado no eixo dianteiro, que oferece 171 cavalos de potência e 250 Nm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos.

    A principal diferença entre as versões Skin e GT está na capacidade energética da bateria. Enquanto o Ora 03 Skin tem uma bateria de 48 kWh e uma autonomia de até 232 quilômetros, o Ora 03 GT tem uma bateria de 63 kWh e uma autonomia de até 319 quilômetros.

    Ambas as informações de autonomia já estão no ciclo PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos do Inmetro. Mas, durante a avaliação é fácil constatar que o Ora 03 ainda mais do que o informado.

    A principal diferença entre as versões Skin e GT do Ora 03 está na capacidade energética da bateria

    Ora 03 é diferente, bonito e bom de dirigir

    Sendo o carregamento uma das primeiras preocupações de quem tem um carro elétrico, as versões do Ora 03 podem ser carregados de 10% a 80% entre três e cinco horas com carregadores de corrente alternada (AC) ou 30 a 40 minutos na corrente contínua (DC).

    O Ora 03 tem perfil jovem, design único com seu farol ovalado e é ideal principalmente para o uso urbano. Com 4,25 metros de comprimento, o modelo oferece acabamento premium, inovação, vários itens de conforto e segurança e muita tecnologia embarcada.

    Conta, por exemplo, com o recurso Easy-Entry, no qual os bancos com esta função se afastam automaticamente ao abrir a porta, para oferecer espaço extra no acesso ao interior do veículo. Os bancos ainda dispõem de massageador, aquecimento e ventilação, itens que não são comuns em automóveis desse segmento.

    Além disso, o modelo oferece o Assistente de Estacionamento Automático, tecnologia ativada pelo motorista que ativa a função e, sem que precise tocar no volante ou nos pedais, o sistema detecta espaço suficiente e acelera e freia conforme necessário para estacionar o carro.

    Abertura e fechamento do porta-malas são ativados o sistema Free Hands – sua capacidade é de 228 litros e chega até 858 litros com os bancos rebatidos. Também equipam o modelo o Sistema Smart Start: uma vez o carro aberto, ele detecta a presença humana e o carro já está pronto para sair. E tem mais: teto solar panorâmico, rodas esportivas de 18 polegadas, central multimídia com Apple Carplay e Google Android Auto, além de carregador por indução.

    No quesito conectividade, o Ora 03 possui, por exemplo, um painel de instrumentos e multimídia com processador Qualcomm Snapdragon, com duas telas integradas de 10,25 polegadas cada, Full HD, com textos em português.

    As duas versões são equipadas com o mesmo motor elétrico, localizado no eixo dianteiro, que oferece 171 cavalos de potência e 250 Nm de torque

    Ora 03 é diferente, bonito e bom de dirigir

    Portas USB iluminadas nas dianteiras, sistema de som com 120 W de potência e seis alto-falantes também integram a lista de equipamentos do modelo.

    Entre os principais itens de segurança disponíveis em todas as versões, destacam-se:

    • Piloto automático inteligente, com diversos recursos: Stop & Go, Controle de Cruzeiro Inteligente, Smart Cornering (ajusta a velocidade do veículo de acordo com o ângulo da curva), Smart Dodge (Desvio Inteligente de Caminhões), Alerta, Manutenção e Centralização de Faixa, entre outros;

    • Sete airbags, sendo o primeiro carro da categoria com airbag central (entre os bancos dianteiros);

    • Alerta e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB – Auto Emergency Breaking), capaz de reconhecer pedestres, ciclistas e motos. A versão GT traz ainda frenagem de tráfego cruzado;

    • Assistente ativo de ponto cego que alerta e ajuda a evitar acidentes em troca de faixas e ainda conta com alerta de abertura de portas após o carro estar estacionado e desligado, com reconhecimento de carros, ciclistas e motos;

    • Reconhecimento de placas de velocidade com alerta de excesso de velocidade; e

    • Visão 360° com nove modos de visualização gerados por meio de cinco câmeras.

    Notas Rápidas, por Sérgio Dias

    VolksCare Integra serviços e dados através da Plataforma RIO

    VolksCare, a estrutura de serviços e pós-vendas da VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus, inaugura uma nova era na gestão de transporte com o Volks|Uptime. Funcionando como uma torre de controle, a plataforma identifica alertas e direciona o serviço necessário para o cliente de forma ágil e eficiente.

    “O Volks|Uptime é um serviço proativo, preditivo e também preventivo, dispondo de uma diagnose remota e demais alertas referentes às revisões e manutenções dos veículos. Permite um melhor planejamento das paradas para eventuais reparos, resultando em uma maior disponibilidade para os clientes”, afirma Antonio Cammarosano, diretor de Serviços e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

    Mastercard e equipe McLaren Racing unem forças na Fórmula 1

    A Mastercard e a McLaren Racing uniram forças em um acordo plurianual que fará com que a líder global em pagamentos se torne uma das principais patrocinadoras da equipe McLaren de Fórmula 1.

    “Estamos constantemente explorando novas maneiras de agregar valor aos nossos clientes e portadores de cartões. Aproximá-los de suas paixões, daquilo que mais amam é fundamental para isso, e as corridas se tornaram uma das paixões mais emocionantes e universais em todo o mundo”, disse Raja Rajamannar, Diretor de Marketing e Comunicação da Mastercard.

    Cresce o número de habilitados na categoria A

    O número de condutores habilitados a conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas cresceu 39% em dez anos. De acordo com dados da Senatran – Secretaria Nacional do Trânsito, analisados pela Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, até maio deste ano, 39.186.371 pessoas possuíam a CNH – Carteira Nacional Habilitação na categoria A.

    A motocicleta vem ganhando cada vez mais espaço no cotidiano dos brasileiros, seja como meio de transporte para os deslocamentos urbanos, instrumento de trabalho para os serviços de entrega ou lazer.

    Audi Q3 ganha versão inédita Performance Black Plus  

    A Audi anuncia a versão Performance Black Plus para a família Q3, modelo montado na fábrica em São José dos Pinhais (PR). A nova versão topo de linha já está disponível nas configurações SUV, com preço a partir de R$ 358.990,00, e Sportback, com preço a partir de R$ 378.990,00.

    Além da nova versão Performance Black Plus, a família Q3 é composta, na carroceria SUV, pelas versões Q3 Prestige 2.0 TFSI Tiptronic quattro, com preço a partir de R$ 297.990,00 e Q3 Performance 2.0 TFSI Tiptronic quattro, com preço a partir de R$ 329.990,00. Já na carroceria Sportback, na versão Q3 Sportback Performance 2.0 TFSI Tiptronic quattro o preço é a partir de R$ 349.990,00.

    Brasilux anuncia Felipe Blanco como gerente de Marketing

    Felipe Blanco foi anunciado pela Brasilux como novo gerente de Marketing. Com uma década de experiência em marketing e comunicação 360º, o executivo é graduado em Administração pela UNESP de Araraquara e possui pós-graduação em Gestão e Marketing pela Faculdade de Negócios Trevisan. Além disso, ele atua como professor e colunista na área de marketing.

    “Estou ansioso para dar continuidade ao excelente trabalho realizado pela equipe de marketing e comunicação da Brasilux nos últimos anos”, explica Felipe Blanco, que chega com a missão de expandir o reconhecimento, respeito e admiração pela Brasilux no mercado.

    Instituto Renault aproxima jovens do mercado de trabalho

    O Instituto Renault criou o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação realizado em parceria com a Prefeitura da cidade paranaense de São José dos Pinhais (PR) em cinco anos, 395 jovens foram formados, dos quais 57% já estão no mercado de trabalho.

    “O Geração Futuro Jovens Talentos é um programa muito importante dentro do eixo de inclusão do Instituto Renault. Temos muito orgulho em ver que cada vez mais jovens estão tendo acesso ao emprego e renda, por meio da educação”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.

    BMW Group investe para ter mais carregadores na América Latina

    O BMW Group anunciou um investimento de 724 mil euros, cerca de R$ 4,4 milhões, com o objetivo de fortalecer a rede de carga pública para veículos eletrificados na América Latina, distribuídos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá e Peru.

    “Para o BMW Group, o futuro é elétrico, digital e circular; é por isso que estamos comprometidos em reforçar e impulsionar essa estratégia na região. Todo modelo BMW e MINI vendido na América Latina é acompanhado de um carregador pessoal ou corporativo, e já somamos mais de 65 mil pontos de carga na casa ou no escritório de nossos clientes”, comentou Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latina.

    Ford anuncia ampliação das instalações na Bahia

    A Ford vai ampliar as instalações do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia no SENAI CIMATEC Park, em Camaçari, na Bahia, com a construção de um novo prédio dedicado à área de engenharia.

    “Essa ampliação reforça o compromisso da Ford em continuar investindo nos talentos brasileiros e nos posiciona como um dos centros de desenvolvimento da Ford mais competentes no mundo. A parceria junto ao SENAI CIMATEC na Bahia é fundamental para esse crescimento, permitindo uma formação de alta qualificação em um ambiente de tecnologia e inovação”, diz Alex Machado, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.

    Kawasaki realiza demonstração de motocicleta com combustão interna de hidrogênio

    A Kawasaki Motors, integrante do Grupo Kawasaki Heavy Industries, realizou a demonstração pública de uma moto com motor a combustão interna de hidrogênio no Circuito de Suzuka na cidade de Suzuka, província de Mie, Japão.

    O modelo foi projetado e construído como parte de uma pesquisa iniciada em março de 2023, com testes começando este ano e está equipada com um motor a hidrogênio baseado no motor In-Line Four Supercharged de 998 cm³ da Kawasaki Ninja H2, com modificações para permitir a injeção direta de combustível de hidrogênio nos cilindros.

    Mercedes-Benz O 500 se destacam como soluções eficientes de ônibus articulado

    A Mercedes-Benz oferece no segmento de ônibus urbanos soluções para sistemas como BRT, corredores e faixas exclusivas envolvem dois modelos de chassis de ônibus com Piso Baixo para grande volume de passageiros: O articulado 500 UA 2938 6×2 e o super articulado O 500 UDA 3738 8×2.

    Estes dois veículos oferecem total acessibilidade em nível baixo da via, tanto à direita junto à calçada, quanto à esquerda nos pontos centrais das avenidas e são equipados com o motor OM 460 LA de 381 cavalos de potência a 1.600 rpm e 1.900 Nm de torque a 1.100 rpm.

  • Jeep Renegade chega com sete versões na linha 2025

    Jeep Renegade chega com sete versões na linha 2025

    A linha Jeep Renegade, que ultrapassou recentemente a marca de meio milhão de unidades vendidas, chega à linha 2025 sem mudanças significativas no design, motorização turbo e tem como grande destaque as sete versões, com preço a partir de R$ 99.719,00 para clientes PCD – Pessoas com Deficiência. Participamos da apresentação da linha Jeep Renegade 2025, que inclusive pode ser conferido um vídeo nesse link https://youtu.be/hfaGn1qrtSo.

    “Com mais de meio milhão de unidades vendidas, nem preciso dizer a importância que o Renegade possui no mercado de SUVs no Brasil. Ele é a porta de entrada para o universo Jeep, traz o melhor motor da categoria e ainda é o único que oferece tração 4×4 em seu segmento. Agora, chega com novas versões para conquistar mais fatias do segmento de SUVs compactos, atingir um público ainda maior e oferecer preços mais competitivos nesse mercado tão disputado”, destaca Hugo Domingues, Vice-presidente da marca Jeep para a América do Sul.

    As versões da linha Jeep Renegade 2025 são equipadas com o motor 1.3 turbo flex de 185 cavalos de potência

    Jeep Renegade chega com sete versões na linha 2025

    As versões disponíveis para o consumidor brasileiro são: 1.3 Turbo (Clientes PCD) com preço a partir de R$ 99.719,00; 1.3 Turbo, com preço a partir de R$ 115.990,00; Altitude, com preço a partir de R$ 147.990,00; Longitude, com preço a partir de R$ 165.990,00; Night Eagle, com preço a partir de R$ 170.990,00; Sahara, com preço a partir de R$ 173.990,00; Trailhawk, com preço a partir de R$ 173.990,00; e Willys, limitada e com preço a partir de R$ 179.990,00.

    As versões da linha Jeep Renegade 2025 são equipadas com o motor 1.3 turbo flex de 185 cavalos de potência. Na tração 4×2 vem com transmissão automática de seis velocidades. Já na tração 4×4 cem com transmissão de nove velocidades da alemã ZF.

    Esse motor, de acordo com a Stellantis, tem uma média de 11 km/l no ciclo urbano e 12,8 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. As versões equipadas com esse motor e tração 4×2 podem facilmente enfrentar trilhas leves graças ao sistema Jeep Traction Control+, sistema de controle de tração atua quando há baixa aderência em uma das rodas, aplicando torque de frenagem na roda que está escorregando e transferindo o torque para a roda que está em contato com o solo.

    Para quem deseja enfrentar terrenos mais desafiadores, o sistema 4×4 oferece uma completa desconexão do eixo traseiro para máxima eficiência de combustível, com engates instantâneos quando a performance 4×4 é necessária, como em casos de chuva e baixa aderência.

    A linha Jeep Renegade 2025 não teve mudanças significativas em seu design

    Jeep Renegade chega com sete versões na linha 2025

    O seletor de terrenos permite ao condutor escolher entre cinco modos: Auto, Snow, Sand, Mud e Rock. Além disso as versões com a tração 4×4 contam com as funções 4WD Low, que prioriza as relações mais curtas do câmbio automático, 4WD Lock, que faz o bloqueio do diferencial traseiro, e o Hill Descent Control, capaz de manter automaticamente a velocidade do veículo mesmo em descidas íngreme.

    A linha Jeep Renegade 2025 não teve mudanças significativas em seu design e segue com o farol redondo, a grade de sete fendas, o X das lanternas e a caixa de roda trapezoidal. Novidades são as novas rodas na versão mais vendida do modelo, Longitude.

    Além disso, as configurações que possuíam teto preto, passam a ter a coluna A também pintada. Outras melhorias ficam por conta da cobertura de itens que trazem ainda mais comodidade, como central multimídia de 8.4”, quadro de instrumentos digital de 7” colorido e configurável e ar-condicionado automático e dual zone de série já a partir da versão Altitude.

    Ainda, há opção de teto solar panorâmico de série também em versões 4×2, com a chegada da Sahara. Também traz ampliação da oferta de versões com itens de conforto como: monitoramento de ponto cego, comutação automática de faróis, keyless enter ‘n go, partida remota e entre outros.

    Desde a versão de entrada a linha Jeep Renegade 2025 conta com seis airbags e pode ser configurado com tecnologias de condução semiautônoma, como frenagem de emergência, aviso e assistente de mudança de faixa, além de detector de fadiga. Nas versões de topo, há ainda itens adicionais como reconhecimento de placas, comutação automática dos faróis e monitoramento de ponto cego com detector de tráfego traseiro.

    A linha Jeep Renegade 2025 está disponível nas cores Branco Polar, Granite Crystal, Jazz Blue, Preto Carbon e Sting Gray. Duas cores são exclusivas: Slash Gold, na Sahara, e Verde Recon, única para a Willys.

    Confira outras novidades da linha 2025 do Jeep Renegade

    Jeep Renegade chega com sete versoes na linha 2025 Divulgacao 18

    Porta de entrada para o universo Jeep, a versão 1.3 Turbo traz novidades no preço. Configurada de série com Jeep Traction Control +, controles de estabilidade e tração, seis airbags, faróis e lanternas full LED, a versão está a partir de R$115.990,00, o que permite um valor ainda mais atraente para o público PCD, por R$ 99.719,00.

    Com o Pack Tech, que possui frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, monitoramento de mudança de faixa, câmera de ré, central multimídia de 7”, conectividade sem fio Android Auto e Apple Carplay, a Jeep oferece a versão no mesmo valor que a já era ofertada anteriormente por R$ 118.290,00. A versão para clientes PCD com o Pack Tech chega por R$ 102.900,00.

    A versão Altitude chega com um design com apelo off-road com adesivo especial da versão, nova roda 17” com acabamento exclusivo, teto pintado de preto e para barros. No interior, a versão ganha duas telas maiores: a central multimídia de 8,4” com espelhamento sem fio para Apple Carplay e Android Auto e quadro de instrumentos digital de 7”, totalizando mais de 15 polegadas de telas no carro.

    Também vale destacar outra novidade, o ar-condicionado digital passa a ser de duas zonas, ou seja, motorista e passageiro podem estabelecer temperaturas diferentes visando o conforto de todos a bordo.

    A Night Eagle está de volta e traz rodas 18” com acabamento escurecido, grades e logos escurecidas e a opção da cor Sting Gray. Nos equipamentos, itens de conforto e segurança como abertura de portas por presença (Keyless Enter ‘n Go), sensor crepuscular, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico e monitoramento de ponto cego.

    No topo da gama 4×2, a Sahara chega supercompleta inspirada na versão do Jeep Wrangler. A começar pelo design, com nova roda 18” e acabamento exclusivo, badge exclusivo da versão, soleira exclusiva da versão, teto pintado em preto, inclusive na região da coluna A, adesivo da versão e uma grande novidade: a cor Slash Gold, exclusiva nesta configuração.

    Já a lista de itens de série inclui teto solar panorâmico command view, plataforma de serviços conectados Adventure Intelligence, keyless enter ‘n Go, remote start, sensor crepuscular, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, monitoramento de ponto cego, comutação automática de faróis, faróis de neblina e paddle shifters.

    Com o design e a capacidade 4×4 inspirados nos modelos Jeep originais da década de 40, o Renegade Willys tem adesivos baseados nas inscrições das carrocerias dos primeiros Jeep produzidos no mundo e a cor Verde Recon, que tem a cara da marca. Também traz teto solar de série, soleira da versão, bancos com embossed Willys.

    Versão topo de gama do modelo, ela possui nova roda 17” com pneus ATR+, garantindo máxima capacidade off-road. Assim como um Jeep Willys é hoje um carro de colecionador, o Renegade Willys chega em uma edição exclusiva.

    Notas Rápidas, por Sérgio Dias

    Mercedes-Benz CLA 200 chega com duas opções de acabamentos na linha 2025

    A Mercedes-Benz amplia seu portfólio de automóveis compactos no Brasil com a chegada da linha CLA 200 2025. Um dos destaques é a opção de acabamento Progressive, aumentando as possibilidades de cada cliente encontrar a versão que melhor representa seu estilo de vida, seja ele mais esportivo ou mais familiar. A versão AMG Line segue disponível e atende aqueles clientes que buscam por modelos com um visual mais esportivo e exclusivo.

    “A ampliação de nosso portfólio de automóveis compactos é mais um passo em nossa busca para oferecer automóveis que se adaptem aos desejos dos clientes. Eles se encaixam perfeitamente no estilo de vida daqueles que buscam um veículo que entregue requinte e conforto para a sua rotina diária”, comenta Evandro Bastos, Head de Produto Automóveis da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

    GWM Brasil anuncia novo Chief Operating Officer

    A GWM Brasil anuncia Diego Fernandes para o cargo de COO – Chief Operating Officer. O executivo vai se reportar diretamente a Parker Shi, presidente da GWM International, e será responsável por coordenar as áreas relacionadas a vendas, marketing, pós-venda e desenvolvimento da rede de concessionárias.

    “Sinto-me honrado e extremamente empolgado em assumir o papel de COO da GWM Brasil. Vamos trabalhar na expansão da marca, levando aos clientes os melhores produtos, serviços e experiências conectados à nova era da indústria automotiva”, afirma Diego Fernandes.

    Porsche amplia linha Macan no Brasil

    A Porsche amplia seu portfólio de modelos elétricos no mercado brasileiro com os Macan, com preço a partir de R$ 560 mil e o Macan 4S, com preço a partir de R$ 630 mil. Ambos já estão disponíveis para encomenda e as primeiras unidades deverão ser entregues ainda no quarto trimestre deste ano.

    Dessa forma a Porsche dobrou o tamanho da linha de modelos do seu primeiro SUV elétrico. O Macan, com tração traseira, entrega principalmente alta eficiência e autonomia. Já o novo Macan 4S preencherá a lacuna entre o Macan 4 e o Macan Turbo.

    Transcatarina abre inscrições para a edição 2025  

    O Transcatarina 2025, referência no cenário do off-road brasileiro, está confirmado e já abriu inscrições pelo site www.transcatarina.com.br. Com data marcada para 7 a 12 de julho, as categorias disponíveis são Adventure 01, 02 e 03, Radical 01, 02 e 03, e Expedição.

    “Hoje, o principal pilar do Transcatarina é o turismo. Portanto, para o próximo ano queremos trazer diversas novidades e, uma delas, será explorar novas regiões de Santa Catarina. Manteremos a parceria com algumas cidades que há anos nos recebem tão bem, mas também queremos apresentar mais belezas naturais e pontos turísticos do nosso estado”, salienta Edson João da Costa, diretor geral da SC Racing.

    Citroën C3 2025 ganha equipamentos sem alteração de preço

    A Citroën deixou a linha C3 2025 mais equipada e agora passa a adotar a chave do tipo canivete em todas as versões, reforçando o compromisso da Citroën de sempre atender às demandas de seus clientes. Além disso, readequações na gama tornam o modelo ainda mais competitivo.

    Agora os itens do pacote Plus, que incluem desembaçador, lavador e limpador traseiro e sistema de som com conexão Bluetooth passam a ser de série na versão Live, que segue sendo a porta de entrada da linha C3 2025.

    LaFerrari e McLaren P1 confirmados no Festival Interlagos 2024

    Os organizadores do Festival Interlagos 2024 acabam de anunciar a participação de duas supermáquinas exclusivas e raras em todo o mundo: a LaFerrari e a McLaren P1. A presença desses dois modelos desponta como uma das principais atrações desse ano.

    Maior evento de experiência motor do mundo, que traz em sua essência a atratividade para os apaixonados pelo mundo do automóvel, o Festival vai acontecer entre 8 e 11 de agosto, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos começam com o STREET PASS, quem tem preço de R$ 98,00.

    Seres reestrutura estratégia comercial para operação no Brasil

    A marca SERES está passando por um período de reestruturação comercial marcado pela mudança de estratégia comercial. O plano inicial de fazer vendas diretas está sendo substituído pelo estabelecimento de uma rede de concessionárias.

    A fabricante já tem uma lista com opções para a abertura de concessionárias e até o momento, cerca de 15 grupos já manifestaram interesse. A expectativa é que, após a fase de reestruturação, o modelo E5, um veículo híbrido plug-in, seja oficialmente lançado no País.

    Audi anuncia Mattia Binotto para liderar equipe na Fórmula 1

    Como parte da aquisição completa de todas as ações da Sauber Holding AG e do realinhamento de sua estrutura de controle, a gestão da futura equipe de fábrica da Audi está sendo renovada. No dia 1º de agosto, o ex-chefe da equipe de F1 Mattia Binotto se juntará ao projeto Audi F1 e assumirá sua liderança nas dependências da Sauber na cidade de Hinwil, na Suíça.

    Após se formar em engenharia mecânica na Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, o italiano se juntou imediatamente à equipe de testes de F1 da Ferrari, em 1995. Posteriormente, ocupou vários cargos, de Engenheiro-chefe à Gerente do Departamento de Motores e Diretor Técnico. Em 2019, ele também foi nomeado Chefe de Equipe da Escuderia Ferrari.

    Porto Itapoá tem a maior frota de caminhões elétricos do Brasil

    O Porto Itapoá adquiriu uma frota de 20 novos caminhões elétricos para sua operação interna. Chamados de TTs – Terminal Tractors, esses veículos são usados para a movimentação interna de contêineres no Terminal. A aquisição tem um valor de R$ 20 milhões e é parte do processo de expansão do porto, que agora tem a maior frota de TTs elétricos entre os terminais portuários do Brasil.

    “Com isso, deixaremos de emitir 2 mil toneladas de carbono por ano na atmosfera”, diz Sergni Pessoa Rosa Jr., diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá. A expectativa é iniciar as operações dos equipamentos ainda em agosto e 858 mil litros de combustível serão economizados anualmente.

    BYD Dolphin Mini ganha versão com cinco lugares

    A BYD ampliou a linha Dolphin Mini com uma configuração de cinco lugares, preço a partir de R$119.800,00 e tem como destaque a câmera 360º, recurso que permite visualizar no multimídia várias imagens ao mesmo tempo, dando ao motorista mais segurança e conforto ao dirigir, em manobras e ao estacionar.

    O modelo é construído na plataforma e-platform 3.0 e está disponível nas cores verde Sprout Green com interior azul claro, preto Polar Night Black com interior azul escuro, Peach Pink com interior também rosa e branco Apricity White, com opção de acabamento interno azul escuro ou rosa.

  • BYD amplia portfólio no Brasil com o Song Pro DM-i

    BYD amplia portfólio no Brasil com o Song Pro DM-i

    A BYD apresentou seu décimo veículo para o mercado brasileiro: o Song Pro DM-i, SUV híbrido plug-in que chega nas versões GL e GS, preço a partir de R$ 189.800,00 e até 780 quilômetros de autonomia.

    “Queremos revolucionar o mercado nacional com a tecnologia híbrida plug-in e oferecer para os brasileiros cada vez mais opções para quem busca um carro urbano com soluções inovadoras, alta tecnologia, excelente custo-benefício e, ainda, sustentável. O que antes parecia inatingível agora está ao alcance de muitos, graças à crescente presença e a estratégia sólida e assertiva da BYD”, destaca Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

    A versão GL é a de entrada do Song Pro e tem preço a partir de R$ 189.800,00

    BYD amplia portfolio no Brasil com o Song Pro DM i Divulgacao 3

    A versão GL é a de entrada, com preço a partir de R$ 189.800,00 e a versão GS é a topo, com preço a partir de 199.800,00. Elas se diferenciam, principalmente, pelo tamanho da bateria, pois ambas são impulsionadas pela tecnologia DM-i Super Híbrida, equipado com um motor híbrido plug-in de 1.5L, sistema híbrido EHS e Bateria Blade.

    O sistema de última geração, com motor de 1.5L a gasolina e outro elétrico que, quando combinados, entregam na versão GS 235 cavalos de potência e 43 kgfm de toque máximo e aceleram a versão de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos.

    Pelo padrão PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o BYD Song Pro tem uma autonomia elétrica declarada de 68 quilômetros e autonomia total de 780 quilômetros. O novo SUV conta com um tanque de combustível com capacidade para até 52 litros.

    O BYD Song Pro DM-i incorpora uma fusão harmoniosa de tradição e modernidade. Essa filosofia de design é destacada pelas linhas fluídas e pela silhueta do SUV. Detalhes esportivos e difusores de ar em ambos os lados do para-choque dianteiro, conferem ao veículo uma aparência mais arrojada e agressiva.

    O BYD Song Pro DM-i incorpora uma fusão harmoniosa de tradição e modernidade

    BYD amplia portfólio no Brasil com o Song Pro DM-i

    O SUV possui uma aparência mais larga, com 1.710 mm de altura, 4.738 mm de comprimento e 1.860 mm de largura. Conta ainda com banco traseiro bipartido que pode ser totalmente rebatido, ficando nivelado com seu porta-malas de 520 litros, atendendo a diversas necessidades e cenários.

    Seu interior conta com acabamento premium e apresenta uma nova paleta de cores e um design bicolor de baixo contraste. Destaque para a tela giratória de 12,8” com borda estreita que exibe avisos de navegação em um formato limpo e de fácil leitura.

    O SUV conta com assento integrado, podendo ser ajustado entre 98° e 118°, que proporciona maior conforto e confere alta segurança – o banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições, no caso da versão GS. Além disso, os cintos de segurança dianteiros possuem pré-tensionamento e alerta sonoro, e possui seis airbags: dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais (bancos dianteiros) e dois de cortina (dianteiro e traseiro).

    Pensando em comodidade, o veículo tem compatibilidade para acesso com NCF (Near Field Communication ou, em português, Comunicação por Campo de Proximidade) onde é possível destravar o carro com um cartão ou até mesmo através de um aplicativo no smartphone.

    Quando se trata de inteligência, o BYD Song Pro DM-i oferece uma câmera panorâmica 3D de 360º, uma tela giratória sensível ao toque, carregamento sem fio para smartphones, conexão com internet, GPS integrado, controle automático de climatização de duas zonas, um painel de instrumentos LCD Full-View de 8,8” e o Sistema de Cockpit Inteligente da BYD, com comandos de voz intuitivos e atualizações de sistema Over-The-Air, que permite atualizações remotas do sistema do veículo assim como acontece com smartphones, por exemplo.

    O BYD Song Pro ainda conta com carregador portátil, como item de série, além do sistema e adaptador VtoL (Vehicle to Load) que transforma a bateria em uma fonte de energia. Com o uso do adaptador, você tem a disposição uma tomada que pode ser usada como fonte de energia que pode ser utilizada para ligar equipamentos externos como cafeteiras, notebooks e diversos outros produtos.

    No mercado brasileiro terá o BYD Song Pro DM-i estará disponível nas cores Branco, Cinza e Azul

    BYD amplia portfólio no Brasil com o Song Pro DM-i

    O BYD Song Pro DM-i conta com o Pacote 1 de segurança, que engloba funções que atuam para melhorar a segurança dos ocupantes em caso de emergência, como Sistema de Direção Assistida Elétrica (C-EPS), Freios ABS, Controle de Tração, Sistema de Distribuição da Força de Frenagem, Assistência de Partida em Rampas (HHC), Função de Frenagem Confortável, Controle de Cruzeiro (CC), Freio de Estacionamento Eletrônico (EPB), função Autohold (AVH), Sistema Direto de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS) e Controle Eletrônico de Estabilidade (VDC).

    Notas Rápidas, por Sérgio Dias

    Nissan lança versão online do projeto “Cartilha Racial Infantil”

    A Nissan apresentou a versão online de sua “Cartilha Racial Infantil”, ação inédita no país e que simboliza mais um passo na jornada da marca em se tornar uma empresa mais diversa, equitativa, inclusiva e que busca contribuir para disseminar valores de representatividade e inclusão para o público infantil.

    Agora, além de disponibilizar a versão online para que mais crianças possam ter acesso ao conteúdo, a fabricante japonesa também criou uma página em seu site oficial para compartilhar um pouco do processo criativo da cartilha (https://www.nissan.com.br/cartilha-racial-infantil.html abre em uma nova aba.). Na página, os usuários podem baixar tanto a versão para computador como para celular.

    Paolo Pininfarina conquista o maior prêmio de design da América

    Paolo Pininfarina recebeu o Prémio Americano de Design de 2024 pelo The Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design e pelo The European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies em conjunto com o Good Design 2024.

    Sua indicação para o prêmio foi aprovada pelo Comitê Consultivo Internacional do The Chicago Athenaeum um mês antes de sua morte prematura em abril de 2024, aos 65 anos. O prestigioso prêmio será apresentado postumamente no Simpósio “The City and The World”, em Atenas, na Grécia, em 21 de setembro de 2024.

    bp desenvolverá combustível sustentável para a Audi na Fórmula 1

    Audi e bp estão unindo forças em uma nova e extensa parceria estratégica na Fórmula 1. Durante a parceria, a bp e a sua divisão especial de lubrificantes Castrol vão contribuir para concretizar o objetivo da Audi de combinar tecnologia e inovação para alcançar o sucesso na competição mundial.

    A partir dessa cooperação técnica, as empresas também acordaram um patrocínio de longo prazo no qual a bp irá se tornar o primeiro parceiro oficial da futura equipa de fábrica da Audi na Fórmula 1, o que incluirá os direitos de uso de marca e marketing para bp, Castrol e Aral – marca líder em combustíveis e varejo da bp na Alemanha.

    Renault inicia exportação do Kardian para a Colômbia  

    A Renault iniciou a exportação do Kardian para a Colômbia. Depois do mercado brasileiro, onde o SUV fez a sua estreia mundial em março, e de ser lançado no México em junho, o modelo passa a ser oferecido no mercado colombiano. Depois, será na Argentina e ainda neste ano chegará a outros mercados da América Latina, totalizando 11 países.

    O Kardian é o primeiro veículo do Renault International Game Plan 2027, o plano estratégico para os mercados internacionais, anunciado em outubro de 2023 pelo CEO global da marca, Fabrice Cambolive. Até 2027 serão lançados outros sete novos modelos.

    A Ford Raptor T1+ está pronta para o Rally Dakar

    A Ford revelou a nova Ford Raptor T1+ que vai disputar o Rally Dakar 2025. A picape foi desenvolvida pela Ford Performance em parceria com a M-Sport especialmente para a competição off-road mais desafiadora do mundo.

    A Ford Raptor T1+ reúne o que a Ford Performance tem de melhor em termos de design e capacidade off-road. Ela é equipada com suspensão avançada, independente na dianteira e na traseira, amortecedores Fox ajustáveis, rodas de alumínio de 17×8,5 polegadas, pneus de 37 polegadas e freios de seis pistões com discos ventilados de 355 mm. O curso das rodas é de até 350 mm.

    Ducati faz um tributo ao seu motor mais sofisticado de dois cilindros

    A Ducati apresenta uma edição limitada de colecionador da Panigale V2, símbolo de gratidão e amor pelo Superquadro, o mais sofisticado motor de dois cilindros já produzido pela fabricante após uma longa série, que começou há mais de trinta anos, de motores V2 de 90° com distribuição desmodrômica de quatro válvulas por cilindro.

    A Panigale V2 Superquadro Final Edition estará disponível nas concessionárias em outubro de 2024, mas não tem previsão de venda no Brasil, será produzida em uma série limitada e numerada de 555 unidades, é uma homenagem ao motor Superquadro, cuja história se concretiza com a conquista do primeiro título mundial de Supersport por Nicolò Bulega.

    Estudo apresenta impactos ambientais do biometano comprimido na descarbonização

    A Iveco promoveu um estudo realizado pelo Instituto de poluição atmosférica do CNR – Conselho Nacional de Pesquisa Italiano para avaliar os impactos ambientais do uso de biometano comprimido proveniente da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos, comparando-a com os combustíveis tradicionais, como diesel e gás natural comprimido, usados em veículos que fazem a coleta de resíduos em áreas urbanas.

    Os resultados do estudo revelam o papel potencialmente decisivo do biometano comprimido para descarbonizar o setor de transportes e para reduzir a poluição atmosférica nas zonas urbanas. “Temos a honra de apoiar as pesquisas de tecnologias sustentáveis que sejam verdadeiramente capazes de nos ajudar a alcançar a descarbonização de uma forma eficaz e produtiva”, afirma Giandomenico Fioretti, chefe de Desenvolvimento de Negócios de Propulsão Alternativa da Iveco.

    Audi do Brasil e GreenV celebram parceria para carregamento elétrico residencial

    A Audi do Brasil e a GreenV anunciam um serviço inédito que irá auxiliar os proprietários de veículos híbridos e elétricos da fabricante a realizarem a instalação da estação de carregamento elétrica residencial com preço a partir de R$ 2.449,00.

    “A recarga residencial é hoje a mais utilizada pelos nossos clientes, porém ainda são frequentes as dúvidas em relação à infraestrutura necessária, formas de instalação e modelo apropriado de carregador. Por isso, estamos lançando este novo serviço em parceria com a GreenV com o objetivo de esclarecer esses pontos e auxiliar os nossos clientes na instalação da infraestrutura de carregamento doméstico”, destaca Marcos Quaresma, Gerente de Estratégia de Negócios da Audi do Brasil.

    Volvo Car Brasil anuncia cobrança para utilização de eletropostos

    A Volvo Car Brasil é a empresa que mais investe em eletrificação no País, com valores superiores a R$ 70 milhões para criar uma rede de mais de 100 eletropostos em todas as regiões. Agora a importadora, desde o dia 10 de julho, implementou tarifas de cobrança pelas recargas em carregadores conectados, com exceção de clientes da marca.

    “Ajudamos a pavimentar a eletrificação no Brasil e é gratificante acompanhar a consolidação crescente desse projeto que vai muito além da nossa marca”, diz Marcelo Godoy, Presidente da Volvo Car Brasil.

    MINI Countryman SE ALL4 elétrico chega ao Brasil

    O novo MINI Countryman SE ALL4 foi apresentado para o mercado brasileiro, disponível em duas versões: Exclusive a partir de R$ 294.990,00 e Top a partir de R$ 339.990,00. Ambas contam com motorização elétrica, visual externo e interno completamente renovados e repleto de tecnologia.

    Dois motores elétricos com uma potência total de 306 cavalos e torque de 494 Nm movem o MINI Countryman SE ALL4 em qualquer terreno. Com esse conjunto o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente.

  • A3 Sportback nem parece ser um Audi de entrada

    A3 Sportback nem parece ser um Audi de entrada

    A Audi tem um amplo portfólio de modelos no mercado brasileiro, sendo que tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar o de “entrada”: o A3 Sportback, que é oferecido nas versões S line 40 TFSI S tronic e Performance Black 40 TFSI S tronic, com preço a partir de R$ 288 mil.

    As versões S line e Performance Black são equipadas com uma motorização híbrida leve, composta por um motor de 2.0 litros turbo a gasolina, auxiliado por um motor elétrico com uma transmissão de dupla embreagem e sete velocidades, que entregam 204 cavalos de potência.

    A3 Sportback é o mais acessível da Audi, tem duas versões e une prazer e conforto de dirigir

    A3 Sportback nem parece ser um Audi de entrada Sergio Dias 15

    Um dos destaques do Audi A3 Sportback é o seu sistema de suspensão traseira independente, que combina um agradável conforto de condução com uma boa dinâmica.

    Com esse sistema, cada amortecedor se adapta permanentemente às condições da estrada e ao modo de direção, criando uma ampla distribuição entre um movimento de rolamento altamente confortável e um manuseio ágil.

    Sobre o modo de direção, a tecnologia do Audi drive select permite que o motorista experimente diferentes experiência de condução, como as comfort, dynamic, efficiency, auto e individual.

    Isso também traz mudanças nas características da resposta do acelerador, transmissão e da direção progressiva, por exemplo, que varia sua relação dependendo do ângulo de direção.

    O painel do Audi A3 Sportback tem foco total no motorista e está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas

    A3 Sportback nem parece ser um Audi de entrada

    Com a direção progressiva e ao sistema Audi drive select, o Audi A3 Sportback está preparado para qualquer jornada, pois é possível adaptar o carro a seu próprio estilo de direção e, se preferir, o modo eficiência pode ajudar na economia de combustível.

    O Audi A3 Sportback também apresenta proporções dinâmicas e design esportivo, com uma ampla grade frontal Singleframe e grandes entradas de ar na parte frontal. Os faróis e as lanternas são Full LED e contam com indicador dinâmico de setas na traseira.

    Os faróis LED Matrix iluminam a estrada com perfeição, reduzindo o ofuscamento causado por veículos à frente ou na direção contrária. Além disso, oferecem a exclusiva assinatura óptica Audi.

    Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback, dependendo da inclinação do banco traseiro, pode comportar entre 380 e 1.200 litros de bagagem. O piso ainda pode ser regulado em diferentes alturas.

    O design esportivo segue no interior, com as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha, com acionamento eletrônico que utiliza o conceito shift-by-wire, sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado para realizar a troca. Também possui acabamento do console central em alumínio texturizado.

    O modelo pode ainda contar com uma ampla lista de equipamentos

    Ainda no interior do Audi A3 Sportback, o pacote de luz ambiente opcional oferece 30 opções para o condutor personalizar o modelo de acordo com o seu perfil.

    O painel tem foco total no motorista e está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas. O Audi Virtual Cockpit de 12,3” de série complementa as informações para o motorista e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo. O Audi A3 Sportback pode se conectar ao smartphone do usuário através do Apple CarPlay ou Android Auto.

    Para completar a experiência que tivemos com o Audi A3 Sportback, o opcional sistema de som Bang & Olufsen 3D Premium proporciona uma inesquecível qualidade auditiva.

    O Audi A3 Sportback pode ainda contar com uma ampla lista de equipamentos, como keyless, volante em couro com shift-paddles e base aplanada, rodas de 18” Audi Sport exclusivas, faróis Full LED, seis airbags, park assist, sistema de direção dinâmica progressiva, ar-condicionado de duas zonas e porta-malas com abertura automática hands-free. sistema de som Audi com dez alto falantes e pacote de luzes internas customizáveis.

    Notas Rápidas, por Sérgio Dias

    Stellantis anuncia responsável pela marca Leapmotor para a América do Sul

    Fernando Varella, Vice-presidente da Stellantis para a Região Andina & América Central, assume cumulativamente a responsabilidade pela marca Leapmotor para a América do Sul, que está confirmada para chegar ao Brasil e Chile no início do próximo ano.

    “A chegada da Leapmotor abre uma série de possibilidades para a Stellantis no Brasil e América do Sul, e tenho certeza de que Fernando Varela contribuirá decisivamente para a chegada e o sucesso da marca na região”, afirma Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis para a América do Sul.

    Vibra traz o serviço de delivery de combustíveis para o seu portfólio

    A Vibra traz o serviço de delivery para o seu portfólio e reforça a entrega de valor para sua rede de revenda dos Postos Petrobras. A companhia lidera a rodada de investimento na Versa Fuel, uma startup pioneira no delivery de combustíveis para frotas corporativas, com um aporte de R$ 6 milhões.

    “Com o aporte na Versa, vamos ampliar a nossa oferta de serviços, fortalecer nossa proposta de valor e ajudar a fidelizar volume para nossa rede de postos. O objetivo é atender o nicho corporativo, atraindo empresas cujas frotas serão abastecidas pela Versa diretamente em suas garagens. A Versa não vai atender o cliente pessoa física, esse seguirá indo ao posto”, explica Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios, produtos e marketing da Vibra.

    Emplacamentos de veículos novos batem recorde em São Paulo

    Os registros de primeiros emplacamentos feitos pelo Detran-SP – Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo indicam aumento de 16,5% na demanda por placas para veículos zero quilômetro em 2024. Entre janeiro e junho deste ano, foram solicitadas 541.000 novas estampas, contra 464.200 no mesmo período de 2019.

    “Este crescimento, o maior desde a pandemia, reflete um claro retorno da confiança dos consumidores. O Detran-SP tem desempenhado um papel crucial ao incentivar a formalização do mercado, revendo normas, aprimorando serviços e ampliando a segurança nas transações”, diz Vinicius Novaes, diretor de Veículos do Detran-SP.

    Peugeot amplia potência e autonomia do e-2008  

    A Peugeot apresentou a nova geração do e-2008, que sem o preço informado tem como grande destaque seu powertrain elétrico mais potente, agora com 158 cavalos de potência, para tentar competir com os chineses da BYD e GWM disponíveis no mercado brasileiro.

    A potência teve um aumento foi de 15%, passando de 136 para 158 cavalos e torque de 260 Nm. Além disso a capacidade da bateria subiu de 50kWh para 54 kWh. Os ganhos de desempenho são complementados por um incremento da autonomia, que agora chega à máxima de 261 quilômetros de acordo com o PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro.

    Jeep Renegade ultrapassa meio milhão de unidades vendidas no Brasil

    A Jeep celebra a conquista de 500 mil unidades vendidas do Renegade no Brasil. Um dos protagonistas da história da marca no país, o modelo carrega a essência da marca, tanto é que ele é o único com tração 4×4 em seu segmento.

    “Aventura, liberdade, autenticidade e paixão são os pilares da Jeep e o que representa a essência do Renegade. Desde o início da sua comercialização, o modelo conquistou o mercado com todos os seus atributos, garantiu uma performance comercial excelente e chegar agora à marca de 500 mil unidades vendidas é incrível”, diz Hugo Domingues, vice-presidente da marca Jeep para a América do Sul.

    Seguro oferece proteção automática por R$ 2,90 ao dia

    O Sem Parar anuncia o seguro Auto Diário, criado em parceria com a Autoday by Kovr que propõe um tipo de apólice sob demanda ainda inédito no mercado de seguros para veículos. Entre seus diferenciais, o novo produto possui ativação automática, é válido por 24 horas, por R$ 2,90.

    Sua cobertura garante: auxílio em todos os casos de colisão e danos ao veículo, inclusive de acidentes oriundos de desastres naturais, ou reembolso de franquia de até R$ 3 mil para quem já possui seguro auto tradicional.

    Harley-Davidson faz a estreia de modelo exclusivo no Brasil

    A Harley-Davidson anuncia a estreia do exclusivo modelo Low Rider ST Enthusiast Tobacco Fade 2024 neste mês para o mercado brasileiro, com preço a partir de R$ 147.148,00. Os modelos da Coleção Enthusiast c elebram a essência dos motociclistas Harley-Davidson e são inspirados em suas histórias ao redor do mundo.

    A pintura Tobacco Fade e o esquema gráfico, inspirados no clássico acabamento em madeira sunburst visto pela primeira vez em guitarras, baixos e baterias de rock and roll dos anos 60, fazem desta moto uma obra de arte para qualquer amante da música.

    New Holland alcança marca histórica na produção de tratores

    A fábrica da New Holland, em Basildon, na Inglaterra, atingiu o marco de dois milhões de tratores fabricados, feito realizado por apenas algumas instalações desse tipo em todo o mundo. A unidade de número dois milhões é um T7.225, de 225 cavalos de potência.

    “Esse é um marco importante na vida de nossa fábrica em Basildon e uma marca da dedicação de nossos funcionários qualificados e da lealdade de nossos clientes em todo o mundo, aos quais somos extremamente gratos”, disse Carlo Lambro, presidente global da New Holland.

    FPT Industrial apresenta suas soluções na IAA TRANSPORTATION 2024

    A FPT Industrial marcará presença na IAA TRANSPORTATION 2024, a principal feira mundial de logística, veículos comerciais, ônibus e indústria de transportes, que acontecerá de 17 a 22 de setembro de 2024, no Deutsche Messe AG.

    A marca quer aproveitar sua participação na principal plataforma internacional de negócios de transporte para reafirmar sua posição no mercado do transporte rodoviário, sua liderança em Gás Natural, suas soluções avançadas em sistemas de propulsão a hidrogênio, sua oferta de linha completa de sistemas ePropulsion, baterias e Sistemas de Gerenciamento de Baterias para veículos comerciais, e seu compromisso em fornecer soluções eficientes e de alto desempenho para OEMs.

    BMW Group aumenta liderança em vendas na América Latina

    O BMW Group foi o líder de vendas no segmento automotivo premium na América Latina no primeiro semestre de 2024. Este primeiro semestre de 2024 foi o mais bem-sucedido em vendas desde 2018, graças à abertura tecnológica e à ampla oferta de produtos na região.

    “Somos mais de 4.700 pessoas que desenvolvem, produzem e vendem mobilidade premium na América Latina com foco total em nossos clientes. Temos três fábricas, escritórios de engenharia e representações oficiais de vendas no México, Argentina e Brasil. A estrutura e uma equipe de sucesso, apoiada por distribuidores e importadores focados no negócio, nos ajudam a levar as melhores opções de mobilidade premium aos nossos clientes, sejam modelos elétricos, com motor a combustão, flex fuel – como no Brasil – ou híbridos plug-in”, disse Reiner Braun, CEO e Presidente do BMW Group América Latina.

  • Honda pode mais com o ZR-V no mercado brasileiro

    Honda pode mais com o ZR-V no mercado brasileiro

    O modelo que conhecemos e avaliamos durante a última semana foi o Honda ZR-V, modelo que está distante dos líderes do segmento de SUVs médios, como os Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, mas consegue ter mais mercado que os Ford Territory, Volkswagen Tiguan Allspace, BYD Yuan Plus EV, Toyota RV4 e Chevrolet Equinox.

    Honda ZR-V tem versão única e deixa de oferecer opção híbrida

    Honda pode mais com o ZR V no mercado brasileiro Divulgacao 1

    O Honda ZR-V está posicionado no mercado brasileiro acima do HR-V e abaixo do CR-V e é oferecido na versão Touring, equipada com motor 2.0 16V DOHC i-VTEC a gasolina, 161 cavalos de potência e transmissão do tipo CVT, com paddle-shifts para troca de marchas – cadê a versão híbrida, Honda?

    Seu design, independente do gosto, é um dos destaques do Honda ZR-V, pois é diferente do padrão dos outros modelos. O conjunto ótico frontal conta com faróis full LED e as lanternas traseiras são amplas.

    Na dianteira, a grade é ladeada por tomadas de ar que direcionam o fluxo pelo para-choque e ao redor das rodas dianteiras, melhorando a eficiência aerodinâmica. Um detalhe de relevância estética vem dos limpadores de para-brisa, que se escondem sob a linha do capô quando não estão em uso.

    O Honda ZR-V está posicionado no mercado brasileiro acima do HR-V e abaixo do CR-V

    Honda pode mais com o ZR-V no mercado brasileiro

    Há também detalhes em preto brilhante aplicados na grade frontal, na região das portas e nos para-choques dianteiro e traseiro. Ainda na parte traseira, o aerofólio dá suave continuidade ao teto. As rodas de liga leve de 17 polegadas conciliam pintura cinza e acabamento diamantado.

    No interior o Honda ZR-V o console central flutuante abriga a alavanca de câmbio e o botão do freio de estacionamento. O volante multifuncional regulável em profundidade e altura é revestido em couro, sendo dotado de controles de áudio, telefone e de configuração do veículo no raio esquerdo e do controle de cruzeiro e o seletor de informações do carro no raio direito.

    A horizontalidade do painel do ZR-V é evidenciada pelo elemento com textura de colmeia, que cria uma linha divisória entre o sistema multimídia e os controles da climatização, ocultando as saídas de ar que se integram discretamente ao painel.

    O painel tem uma tela TFT digital colorida e personalizável de sete polegadas à esquerda e velocímetro analógico à direita. São múltiplas as funções selecionáveis pelo usuário, como configurações do Honda SENSING, informações do veículo e muito mais.

    O sistema multimídia, com tela sensível ao toque de nove polegadas, é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, possui botão de volume físico e ícones grandes e fáceis de reconhecer. A estrutura de navegação é simplificada, com menus intuitivos. Uma superfície horizontal plana ocupa a extensão inferior da tela e serve de ponto de apoio para a mão, facilitando a operação por toque com o carro em movimento.

    Os ocupantes dos bancos dianteiros desfrutam do sistema de estabilização corporal que oferece apoio lombar e pélvico, e resulta em grande conforto especialmente em longos trajetos. O motorista também dispõe de múltiplos ajustes elétricos no banco. Aqueles que viajam atrás desfrutam de uma estrutura otimizada para proporcionar uma postura relaxante. O revestimento dos bancos é em couro, que pode ser preto ou cinza, dependendo da cor da carroceria.

    O sistema multimídia, com tela sensível ao toque de nove polegadas, é compatível com Apple CarPlay e Android Auto

    Honda pode mais com o ZR V no mercado brasileiro Divulgacao 7

    Especial atenção foi dada à operação dos controles, incluindo força e resposta tátil de botões, hastes de comando e interruptores. Diversas áreas de armazenamento de objetos, ideal para itens como chaves, controles remotos de garagem, garrafas, smartphones e até mesmo tablets e pequenas bolsas estão espalhadas por toda a cabine.

    Entre os itens de conforto e bem-estar, podemos destacar o teto-solar elétrico e o sistema de ar-condicionado digital dual zone, enquanto no âmbito da praticidade, o Honda ZR-V oferece chave inteligente Smart Entry, botão start-stop, função Brake Hold, espelho retrovisor interno fotocrômico e exclusivas luzes de leitura eletrostáticas, com acionamento por toque.

    Quando o assunto é espaço para bagagem, o porta-malas se caracteriza pela amplitude da tampa de acesso e baixa altura do plano de carga em relação ao solo, o que facilita a acomodação e retirada de itens volumosos ou pesados.

    Os encostos dos bancos traseiros são divididos no padrão 60/40, possibilitando versatilidade na acomodação de bagagem. Uma vez rebatidos, os encostos criam um piso plano contínuo, proporcionando um volume de carga total de 1.306 litros até o teto e 885 litros até a linha inferior dos vidros. Com os bancos em posição normal, a capacidade é de 389 litros.

    Todos os ocupantes do ZR-V podem carregar seus smartphones simultaneamente. O modelo possui carregador de celular por indução, quatro portas USB-C (duas na dianteira e duas na traseira) e ainda uma USB-A na dianteira.

    Para completar a oferta tecnológica, o ZR-V também possui o myHonda Connect, plataforma de conectividade da marca. De uso intuitivo, o sistema entrega informações, segurança e controle do veículo de um modo prático e fácil, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone.

    O ZR-V será oferecido em sete opções de cores. Três delas são novas no portfólio da Honda: Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Vermelho Adrenalina. As demais são Branco Topázio Perolizado, Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico e Cinza Barium Metálico.

    A cor do revestimento interno varia em função da cor da carroceria. Para as cores externas Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Branco Topázio Perolizado, o interior será Cinza Claro. Para as demais cores de carroceria, o revestimento interno será preto.

    Notas Rápidas, por Sérgio Dias

    Grama bem cuidada pode evitar acidentes em rodovias

    Uma rodovia bem cuidada, sinalizada e iluminada é capaz de aumentar o conforto e a segurança das pessoas que trafegam por ela. Engana-se, no entanto, quem pensa que o asfalto é o único aspecto que deve ser levado em consideração. As margens, os canteiros e os taludes são fundamentais não apenas para garantir a beleza do cenário, mas principalmente para evitar acidentes e um item se torna de extrema importância: a grama.

    “O gramado, quando colocado e mantido da forma correta, é imprescindível para assegurar a visibilidade aos motoristas, sobretudo em curvas, evitar a propagação de incêndio e manter animais sempre à vista”, explica Éder Pires, engenheiro agrônomo e responsável técnico de vendas da Itograss.

    Stellantis abre novas vagas para o Programa de Estágio 2024

    A Stellantis abriu as inscrições para a 3ª rodada do Programa de Estágio 2024, que nesta nova etapa oferece mais de 200 vagas para as cidades de Betim, Belo Horizonte, Nova Lima e Itaúna (Minas Gerais), Goiana, Jaboatão e Recife (Pernambuco), Brasília (DF), São Paulo (São Paulo) e Porto Real (Rio de Janeiro).

    Os interessados podem ser inscrever até o dia 12 de agosto no site e os selecionados começarão o programa em setembro/outubro de 2024. Além disso, é necessário previsão de formação entre 2025 e 2027 (conforme modalidade do curso).

    General Motors anuncia a produção de modelo inédito no Brasil

    A General Motors América do Sul anunciou que a empresa vai investir R$ 1,2 bilhão no complexo industrial de Gravataí-RS para a produção de um novo veículo Chevrolet em um segmento ainda não explorado pela marca no Brasil.

    “Este novo carro será lançado em 2026 no Brasil e posteriormente exportado para a região, com o propósito de ampliar a linha Chevrolet. A escolha de Gravataí é estratégica por ser uma fábrica preparada para a produção em alto volume e reforça o nosso compromisso com o Estado do Rio Grande do Sul”, explica Santiago Chamorro, presidente da General Motors América do Sul.

    BMW X2 chega ao Brasil com design mais esportivo  

    A BMW apresentou para o mercado brasileiro o novo X2, que agora ficou maior e chega oferecido na versão xDrive20 M Sport, com preço a partir de R$ 388.950,00, mais portente e um amplo pacote de tecnologia.

    O novo BMW X2 xDrive20i usa um motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros, quatro cilindros em linha, de 204 cavalos de potência e 300 Nm de torque. O câmbio é Steptronic automático de sete velocidades. Com esse conjunto o BMW X2 xDrive20i acelera de 0 a 100km/h em apenas 7,4 segundos e a velocidade máxima é de 231 km/h.

    Mitsubishi desenvolve no Brasil a Triton Ultimate Racing

    A HPE Automotores, representante oficial da Mitsubishi Motors no Brasil, em parceria com a Spinelli Racing, está desenvolvendo em solo brasileiro a picape Triton Ultimate Racing, um carro de rally raid do mais alto nível, apto a competir na principal categoria das mais importantes provas do circuito mundial de Rally Raid, como o Sertões e o Dakar.

    “As competições de rally são o nosso melhor laboratório para desenvolvimento de sistemas e tecnologias para os veículos Mitsubishi Motors vendidos em todo o país. Esse projeto está nos dando um vasto conhecimento para o desenvolvimento dos nossos modelos para os consumidores em geral, em especial os do agronegócio, que usam tudo aquilo que a linha de picapes Mitsubishi Motors oferece”, explica Mauro Luis Correia, CEO da HPE Automotores.

    “Cachacinha” foi o primeiro carro a etanol fabricado em série no mundo

    Em 1979, mais precisamente no dia 05 de julho daquele ano, a Fiat do Brasil entrava para a história com o lançamento do primeiro carro movido a etanol produzido em série do mundo, o 147.

    “O Fiat 147 é um ícone que marcou a vida de milhares de brasileiros. Mais do que isso, ele entrou para a história da indústria automotiva ao ser o primeiro modelo com motor a etanol no mundo produzido em série. Seu legado se estende até hoje com a tecnologia dos motores flex, que está presente na maioria da frota brasileira de veículos leves”, destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.

    Cotações de seguros de carros elétricos cresce em 2024

    Entre abril de 2023 a maio de 2024 houve um aumento de mais de 800% na procura de seguros para carros elétricos no Brasil, de acordo com dados coletados pela Agger, plataforma de gestão e cotações de seguros.

    “Com a mudança de comportamento do consumidor, que está cada vez mais atento às questões sustentáveis, temos uma crescente adoção de veículos elétricos e, consequentemente, surge a necessidade de seguros específicos para esse tipo de veículo”, aponta Gabriel Ronacher, CEO da Agger.

    Mercedes-Benz E 300 2025 ganha configuração exclusiva para o Brasil

    A Mercedes-Benz apresenta uma configuração exclusiva para o mercado brasileiro do sedã Classe E 300 Exclusive, que conta com o sistema de serviços online Mercedes me Connect, motor 4 cilindros em conjunto com o sistema eletrificado híbrido leve de 48V.

    “O Classe E é um sucesso em todos os mercados onde nossa marca está presente. Essa nova configuração se alinha aos desejos de nossos clientes por um automóvel tecnologicamente avançado e amplamente conectado”, afirma Gabriel Valadão, Head de Vendas Automóveis da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

    Linha Haval H6 2025 ganha o serviço Assinatura GWM

    A GWM Brasil apresentou o Assinatura GWM, disponível para a linha Haval H6 2025 com planos competitivos em relação ao que já é oferecido no mercado: a partir de R$ 4.389, para o HEV2.

    “Esse é o primeiro passo para quem vai entrar no mundo da eletrificação. Ou seja: quem ainda não decidiu comprar um veículo híbrido ou elétrico vai encontrar no Assinatura GWM um modo seguro e confiável para conhecer e vivenciar a experiência do dia a dia com esses produtos”, afirma Alexandre Oliveira, Diretor de Vendas e Desenvolvimento de Rede da GWM Brasil.

    Volkswagen Argentina inicia produção da terceira geração da Amarok

    A Volkswagen Argentina iniciou a produção da terceira geração da Amarok, na fábrica de General Pacheco revelou as primeiras imagens da picape que será comercializada no Brasil.

    “Quem já teve a experiência de dirigir uma Amarok sabe como a entrega de dirigibilidade e potência são características exclusivas da Volkswagen e se assemelham a um SUV. Com a Nova Amarok, vamos reforçar essa marca registrada do carro, o nosso compromisso com a região e abrir uma nova etapa para a Amarok, ainda mais moderna, segura e pronta para qualquer aventura”, diz Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen Região América do Sul.

  • Scania vai produzir ônibus elétrico no Brasil

    Scania vai produzir ônibus elétrico no Brasil

    Fomos convidados pela Scania para conhecer, na sua fábrica em São Bernardo do Campo, São Paulo, o ônibus elétrico K 230E B4x2LB, que será fabricado no Brasil, entra para a história por iniciar a jornada de eletrificação da marca no País e que você conferir um vídeo nesse link https://youtu.be/LpYSc8rxAF4.

    O Scania K 230E B4x2LB tem autonomia de 250 a 300 quilômetros

    Scania vai produzir onibus eletrico no Brasil Divulgacao 7

    “É com muito orgulho que lançamos o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil. Estamos vivendo um ano muito especial para a história da marca no país. Nas vésperas de comemorar nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma”, disse Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

    O K 230E B4x2LB tem autonomia de 250 a 300 quilômetros, já dimensionado numa condição severa-extrema com ar-condicionado ligado e topografia irregular, e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias.

    O propulsor EMC 1-2 do Scania K 230E B4x2LB oferece 310 cavalos de potência e 1.750 rpm e torque de 2.200 Nm instantâneo

    Scania vai produzir onibus eletrico no Brasil Divulgacao 5

    Sua vocação principal é a aplicação urbana, tem tração 4×2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros, com capacidade média para 80 passageiros, na configuração de piso baixo ou normal.

    “O K 230E B4x2LB tem motor elétrico Scania, câmbio Scania e bateria Scania-Northvolt, importados. Vamos começar pela tração urbana 4×2 e potência de 230kW. Será um ciclo normal de aprendizagem de mercado, analisando as demandas dos clientes, como se desenvolverá a infraestrutura para atender aos veículos elétricos no Brasil. Ou seja, é uma jornada que não depende apenas da Scania”, revela Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

    O propulsor EMC 1-2 do Scania K 230E B4x2LB oferece 310 cavalos de potência e 1.750 rpm e torque de 2.200Nm instantâneo. Trata-se de um motor ligado a um câmbio com duas marchas. Ele vai modular nessas duas marchas e conectar no eixo traseiro. Ele tem um carregador de 130 kW, numa capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos.

    Scania vai produzir ônibus elétrico no Brasil

    O motor tem construção e design simples para facilitar a manutenção. Portanto, seu custo de manutenção é mais baixo comparado aos motores de combustão interna. Há também outra vantagem: menos ruído, o que aumenta a suavidade durante a operação. A caixa de transmissão de duas marchas traz maior conforto e eficiência em aclives e estradas irregulares.

    Na interface de carregamento, ele transforma a energia que recebe de um carregador externo, que neste primeiro momento será importado. O carregador proporciona maior segurança na recarga reduzindo o risco de acidentes. O sistema de manutenção é simples para diminuir o custo com trocas por danos na interface de carregamento. O módulo traseiro foi redimensionado e reforçado pra receber não só o motor, mas também a bateria.

    As baterias do K 230E B4x2LB serão de NMC – lítio-níquel-manganês-cobalto, diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado que são de LFP – lítio-ferro-fosfato. As baterias de NMC dispõem de uma maior densidade de carga, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar passageiros.

    Uma grande vantagem está no fato de que as baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW, com a opção do modelo ser equipado com quatro ou cinco pacotes de baterias. Dessa forma, é possível configurar as baterias em opções de três pacotes no teto e uma no fundo do ônibus, ou quatro baterias no teto e uma na posição traseira.

    Scania vai produzir onibus eletrico no Brasil Divulgacao 9

    As baterias serão importadas da Suécia via parceria entre Scania e a Northvolt, que as desenvolvem em conjunto para veículos elétricos. Em 2023, a Scania inaugurou uma nova fábrica de baterias em Södertälje, na Suécia, onde células de bateria são montadas para caminhões e ônibus elétricos pesados.

    Amplo portfólio

    A linha Scania de ônibus 2024/2025 tem modelos que estão se destacando no mercado. No segmento dos urbanos, os três modelos de maior procura são o K 280 4×2 (tamanho padron de 12,5m a 14m), K320 6×2*4 (tipo padron 15m) e articulado K320 6×2/2, de 18m a 21m.

    Nas opções de chassis rodoviários, os modelos mais procurados são: K 320 4×2 (feito para fretamento, linhas rodoviárias de curtas distâncias), K 370 4×2 e 6×2 (linhas rodoviárias de curtas e médias distâncias), K 410 6×2 (trajetos rodoviários de médias e longas distâncias, além do turismo), e, por fim, o K 450 e o K 500 8×2 – linhas rodoviárias em longas distâncias e turismo.

    Notas Rápidas, por Sérgio Dias

    Gulf Oil Brasil quer estar entre as maiores do mercado

    A subsidiária brasileira da Gulf Oil International Limited, que chegou ao País no ano passado, quer colocar a marca entre as maiores do mercado e para isso um dos passos é elevar a produção para 4.500.000 litros/mês nos próximos meses e ampliar seu portfólio de produtos.

    A oferta de produtos, anteriormente disponibilizados por distribuidor no Brasil, é agora fabricada no País, em planta própria, e recebeu acréscimos, alinhados com o portfólio global da marca, ampliando a gama de lubrificantes, especificações e aplicações.

    ZF amplia uso de veículos autônomos no Brasil

    A ZF introduziu dois veículos autônomos guiados em sua unidade de Limeira, localizada no interior de São Paulo. Conhecidos como AGVs – Automated Guided Vehicles, esses veículos são projetados para atender as divisões de freios, direções e eletrônicos da empresa, além de reduzir as emissões.

    “Após experiência em outras unidades ZF, conseguimos aperfeiçoar ainda mais todo o processo, resultado do aprendizado já absorvido ao longo dos últimos anos em outras unidades”, avalia Daniela Beltrame, diretora de logística da ZF América do Sul.

    Stallantis comemora importante marca do Fiat Pulse

    O Pulse foi o primeiro SUV da Fiat desenvolvido e produzido no Brasil, chegou ao mercado brasileiro em outubro de 2021 com o objetivo de ampliar a linha de produtos da marca e agora acaba de atingir a marca de 150 mil unidades produzidas no Polo Automotivo Stellantis de Betim.

    Graças ao seu design contemporâneo e tecnologia de ponta, o Fiat Pulse obteve rapidamente a preferência dos consumidores, posicionando-se como um dos B-SUVs mais desejados de sua categoria. Além de ser comercializado no Brasil, o veículo é exportado para 12 países da América Latina.

    Volvo Car Brasil completa 50 eletropostos rápidos em estradas

    A Volvo Car Brasil acaba de completar 50 instalações de eletropostos rápidos em estradas, sendo hoje a marca de automóveis que mais investe em mobilidade elétrica no País.

    “Investir em eletropostos é investir em um futuro melhor para o nosso país. O plano de eletrificação da Volvo favorece muito mais do que apenas o consumidor de carro elétrico, que agora ganha mais autonomia e praticidade para realizar viagens interestaduais”, comemora Guilherme Galhardo, head de Eletrificação e diretor de Digital da Volvo Car Brasil.

    Quarta geração do Kia Carnival chega por R$ 649.990,00

    A Kia anunciou o início da comercialização da quarta geração da Carnival, em versão única, modelo 2025 e preço a partir de 649.990,00. A Carnival 2025 é equipada com motor V6 Lambda III MPi à gasolina de 3,5 litros, que gera até 272 cavalos de potência e 332 Nm de torque, com transmissão é automática de oito velocidades.

    “Após um período de ruptura de oferta da Carnival no mercado brasileiro, estamos felizes em poder anunciar a normalização de sua comercialização. Mais moderna e atualizada, a Carnival continuará a atender com excelência nossos clientes que necessitam de amplo espaço para até 8 pessoas e mais bagagens. Não poupamos esforços em oferecer o máximo disponível em recursos de segurança, de tecnologia e de conforto”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.

    Volkswagen Polo é o carro mais vendido do Brasil em 2024

    O Volkswagen Polo é o veículo mais comercializado no País neste 1º semestre de 2024, considerando todos os segmentos do mercado. De janeiro a junho deste ano foram 57.864 unidades, crescimento de 53,4% em relação ao 1º semestre de 2023.

    “A Volkswagen fecha o 1º semestre de 2024 com resultados impressionantes, que comprovam a paixão e preferência dos brasileiros pela marca. O Volkswagen Polo é um fenômeno e se consagra como o veículo mais amado e mais vendido do Brasil, considerando todos os segmentos”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.

    Mercedes-Benz lança chassi de ônibus OF 1621

    A Mercedes-Benz amplia o seu portfólio de chassis de ônibus com o modelo OF 1621 com tecnologia BlueTec 6, atendendo à legislação de emissões Proconve P8/Euro 6. Este modelo é desenvolvido especialmente para fretamento contínuo de funcionários de empresas, indústrias e outras demandas corporativas.

    Com entre-eixos de 5.950 mm e PBT – Peso Bruto Total de 16,5 toneladas, o OF 1621 pode receber carroçarias de até 12,5 metros de comprimento. Esta configuração permite montagem de até 48 assentos para passageiros, mais o DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que oferece segurança e acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

    Foton lança no Brasil duas versões do caminhão Aumark S 315

    A Foton apresentou o Aumark S 315 nas configurações MT e AMT, caminhão semileve com PBT – Peso Bruto Total de 3.500 quilos ideal para operações logísticas de pequenas e médias empresas que necessitam transportar mercadorias, ferramentas e equipamentos, tanto na área urbana como rural.

    As duas versões são equipadas com motor Cummins 2.5, que possui 150 cavalos de potência e 400 Nm de torque. Na versão S 315 MT, a transmissão é manual de cinco marchas da ZF e na versão S 315 AMT a transmissão é semiautomática, ou manual automatizada, de cinco velocidades também fabricada pela ZF.

    Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta o Delivery 13.180 6×2

    Os clientes Volkswagen Caminhões e Ônibus podem contar com mais um diferencial da família Delivery: a versão 13.180 6×2 com novo entre eixos de 4.400 mm de fábrica. Nova versão Delivery 13.180 6×2 é equipada com motor Cummins ISF 3.8, de 175 cavalos de potência e 600 Nm de torque

    O modelo veio para aumentar ainda mais a versatilidade da família, que já é a mais completa do segmento com seis modelos: Express, 6.170, 9.180, 11.180, 11.180 4×4 que tem aplicação mista — urbano e fora de estrada — e o 13.180 6×2. Evidenciando a flexibilidade dos modelos, estão disponíveis até quatro opções de entre eixos.

    Volvo opera ônibus elétrico regularmente em Curitiba

    O Volvo BZL Elétrico entrará em operação de forma regular em Curitiba, capital paranaense, após uma bem-sucedida fase de testes. A marca tem uma cooperação histórica com a cidade, em dezenas de projetos de veículos especiais para o sistema público de transporte, com foco em segurança, eficiência e redução de emissões por passageiro transportado.

    O Volvo BZL Elétrico foi adquirido pela Viação Redentor, um dos operadores do sistema de transporte urbano de Curitiba. A tecnologia elétrica é uma das alternativas da Volvo para zerar emissões de CO².

  • Iveco inicia sua fase elétrica no Brasil com o eDaily

    Iveco inicia sua fase elétrica no Brasil com o eDaily

    A Iveco nos convidou para acompanhar a primeira novidade que é resultado dos investimentos na casa dos R$ 100 milhões para o desenvolvimento e comercialização de produtos elétricos, no período entre 2024 e 2026: o eDaily, a versão com baterias elétricas do Daily.

    Iveco eDaily chega em versões de chassi cabine e furgão, com peso variando de 4,2 a 7,2 toneladas

    Iveco inicia sua fase elétrica no Brasil com o eDaily

    “Este é só o começo da nossa história com veículos de zero emissões no Brasil e na América Latina. Um marco significativo em nossa jornada para um futuro mais sustentável”, afirmou Marcio Querichelli, presidente da Iveco, durante a apresentação para a imprensa.

    Com uma plataforma de chassi modular, o eDaily oferece versões de chassi cabine e furgão, com peso variando de 4,2 a 7,2 toneladas. Sua tração traseira e baterias escaláveis permitem um alcance máximo de até 300 quilômetros e potência de 100 a 140 kW, garantindo um bom desempenho em diversas aplicações profissionais.

    O Iveco eDaily permite ao motorista otimizar o desempenho de acordo com as necessidades da operação por meio de diferentes modos de condução

    Iveco inicia sua fase eletrica no Brasil com o eDaily Divulgacao 4

    “O eDaily não atende apenas às demandas do mercado por veículos comerciais elétricos, mas também define novos padrões de desempenho e praticidade. Com sua plataforma modular e recursos inteligentes, o produto oferece um pacote completo e adaptável para as necessidades de missões como e-commerce, que cresce ano após ano no Brasil”, explica Carlos Fraga, diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede da Iveco para a América Latina.

    O Iveco eDaily permite ao motorista otimizar o desempenho de acordo com as necessidades da operação por meio de diferentes modos de condução. Seja no modo Natural, Power ou Eco, o veículo oferece um equilíbrio entre desempenho e economia de energia, garantindo eficiência em todas as situações.

    A conectividade é um dos destaques do eDaily. Por meio do Iveco ON, a marca tem como objetivo promover uma gestão de frota integrada para o cliente. Com a capacidade de acessar os principais parâmetros de operação do veículo a qualquer momento, incluindo estado de carga, autonomia de alcance, status da bateria e tempo restante de carga, os gestores de frota podem tomar decisões mais assertivas e eficientes.

    Por meio do Iveco ON, a marca tem como objetivo promover uma gestão de frota integrada para o cliente

    Iveco inicia sua fase eletrica no Brasil com o eDaily Divulgacao 6

    “Com os pacotes de telemetria e com os planos de manutenção para o eDaily, a gestão de frotas alcança um novo patamar de eficiência e confiabilidade. Além disso, preparamos a Rede para proporcionar um atendimento personalizado ao cliente que comprar o eDaily por meio de investimentos na estrutura física da concessionária com box específico, carregador, portfólio de ferramentas, estoque de peças e no treinamento dos colaboradores”, ressalta Bernardo Brandão, diretor geral de Peças e Serviços da Iveco para a América Latina.

    O eDaily vem equipado com a tomada de carregamento frontal (carregador on board), que torna possível a utilização de carregadores AC off board. Este conversor inteligente é responsável por transformar a corrente alternada em corrente contínua, alimentando a bateria do veículo de forma eficiente e confiável. Completam o portfólio o carregador portátil “Cabo”, o carregador de parede “Wallbox” e o carregador rápido “Fast Charger”.

    Com opções que atendem desde a conveniência do uso diário até as necessidades de carregamento rápido em viagens mais longas, o eDaily, que proporciona redução no custo da manutenção preventiva de 70% em relação ao modelo diesel, lidera a revolução da mobilidade elétrica urbana com alta tecnologia.

    Antes de chegar ao mercado, o eDaily passou por testes e validações na Europa e no Brasil. Componentes críticos foram testados em bancadas específicas, enquanto o veículo completo foi submetido a rigorosos testes de durabilidade em condições reais, incluindo diversas missões de uso urbano, intermunicipal e rodoviário.

    “Com o eDaily, ofereceremos aos nossos clientes uma solução de transporte confiável, eficiente e ecologicamente consciente, com a qualidade e a robustez características da linha. É o Daily, só que elétrico. Temos certeza de que o eDaily se tornará a escolha preferida para o transporte de cargas e de passageiros em diversos segmentos que buscam reduzir sua pegada de carbono sem comprometer a performance”, finaliza Querichelli.

    Notas Rápidas, por Sérgio Dias

    Mais Iveco: Iveco Bus entrega os primeiros ônibus do “Novo PAC Seleções”

    A Iveco Bus fez a entrega dos primeiros 100 ônibus escolares do “Novo PAC Seleções”: 50 unidades do BUS 10-190 ORE 2 – Ônibus Rural Escolar 2 com carroceria Mascarello e 50 unidades do BUS 15-210 ORE 3 – Ônibus Rural Escolar 3 com carroceria Caio.

    “Desde que iniciamos nossa trajetória neste segmento, construímos uma jornada de transporte escolar eficiente, confiável e com melhor TCO no Brasil. O PAC Seleções tem um papel decisivo na continuidade das políticas públicas voltadas à educação brasileira”, pontua Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco Bus para América Latina.

    Pioneer entrega som de qualidade com o subwoofer TS – WX140DA

    A Pioneer apresenta para o mercado brasileiro o subwoofer TS – WX140DA, produto que chega com a proposta de entregar três modos selecionáveis de graves para cada estilo musical e perfil de consumidor: Deep, Natural e Dynamic, com preço a partir de R$ 1.349,00.

    “O nosso lançamento pode ser colocado sob o banco do passageiro ou até no porta-malas. Sua cor e design não brigam com o interior do veículo, e a originalidade dele pode ser mantida. Isto é algo muito desejado pelos nossos consumidores. Além disso, ele pode escolher o grave que mais gosta”, diz Patrícia Mota, Gerente de Marketing e Trade MKT da Pioneer do Brasil.

    Mileto lança o Spike Super Charge

    A Mileto, startup de mobilidade elétrica fundada em 2022, lançou o carregamento de moto elétrica Spike Super Charge. A nova tecnologia, desenvolvida no Brasil permite recarregar a bateria em apenas 100 minutos, em redes 220v de 20A.

    ‘’Estamos sempre em busca de maneiras de tornar nossos produtos ainda mais sustentáveis e eficientes. Com a inovação da Spike Super Charge, alcançamos esse objetivo através de um desenvolvimento 100% próprio e nacional, valorizando nossas pesquisas e destacando o diferencial que a Mileto oferece aos seus clientes’’, conta Alexandre de Oliveira, cofundador da Mileto.

    BYD aprimora atendimento ao cliente no Brasil  

    A BYD anunciou a ampliação em duas horas no seu horário de atendimento por telefone, que agora vai até às 20h, visando aprimorar cada vez mais a excelência da CRC – Central de Relacionamento com Cliente.

    “Nosso time da Central de Relacionamento com Cliente está crescendo e, atualmente, realizamos um amplo programa de treinamento com nossos atendentes especializados, além de diversas práticas com os nossos produtos”, comenta Micheli Perri Aihara, Supervisora de Relacionamento com Cliente da BYD do Brasil.

    Mais da BYD: empresa promove a “ponte” entre Camaçari e Shenzhen

    A BYD iniciou o processo de troca de experiências entre brasileiros que trabalham na fábrica de Camaçari, na Bahia, com os colegas que trabalham na sua sede em Shenzhen, na China. A equipe é formada por especialistas, engenheiros e líderes das áreas de qualidade, processos, planejamento, logística e armazenamento.

    Serão três meses de intercâmbio na China para os profissionais conhecerem o funcionamento de toda a cadeia de produção de automóveis que é desenvolvida pela matriz da BYD. Os participantes irão interagir com engenheiros e profissionais técnicos que cuidam dos projetos e da linha de produção dos carros elétricos da companhia

    Pirelli equipa lendários supercarros Porsche

    O trabalho em equipe entre Pirelli e Porsche resultou em quatro pneus esportivos P Zero para o 911: Trofeo e Corsa para o 911 GT3, bem como Trofeo R e Corsa para o 911 GT3 RS. Todos foram especificamente projetados para oferecer uma condução segura e prazerosa tanto na estrada quanto na pista.

    Os pneus precisam realçar as características do veículo na estrada, mas também entregar um desempenho próximo ao de um carro de corrida, graças à extrema aerodinâmica e leveza do veículo.

    TEXA traz para o Brasil equipamento para calibrar o sistema ADAS

    A TEXA do Brasil anunciou o lançamento do RCCS 3 EVO, um dispositivo avançado destinado à calibração de sistemas ADAS – Advanced Driver Assistance Systems. O equipamento permite uma configuração intuitiva, reduzindo o tempo necessário para iniciar o processo de calibração e aumentando a eficiência operacional das oficinas mecânicas.

    Projetado para atender às necessidades de precisão e eficiência na calibração de câmeras, radares, lidars, uma tecnologia de sensoriamento remoto que usa feixes de laser para medir distâncias e movimentos, e sensores, o RCCS 3 EVO possui componentes essenciais para o funcionamento correto dos sistemas de assistência ao motorista.

    Foton Wonder SC estreia no mercado brasileiro

    A Foton apresentou ao mercado brasileiro o Wonder SC, minicaminhão cabine simples para atender às necessidades dos mais diversos tipos de transporte, incluindo entregas de última milha, combinando tecnologia avançada, segurança e versatilidade.

    O Wonder SC é equipado com motor 1.6L a gasolina da Harbin Dongan Automobile Power, de 4 cilindros e aspirados. Com 120 cavalos de potência e 152 Nm de torque, garantem um desempenho ágil e eficiente, mesmo quando totalmente carregado.

    Fiat Pulse supera a marca de 150 mil unidades produzidas

    Primeiro SUV da Fiat desenvolvido e produzido no Brasil, o Pulse chegou ao mercado brasileiro em outubro de 2021 com o objetivo de ampliar a linha de produtos da marca e fazer com que a Fiat ingressasse na categoria que mais cresce no País.

    O modelo vem cumprindo bem sua missão e acaba de atingir a marca de 150 mil unidades produzidas no Polo Automotivo de Betim (MG). Além de ser comercializado no Brasil, o veículo é exportado para 12 países da América Latina.

    Scania, Fidens e Hexagon apresentam caminhão 8×4 teleoperado

    Uma parceria entre Scania, Fidens e Hexagon faz história na mineração nacional: o lançamento do primeiro caminhão 8×4 teleoperado da história do Brasil.

    O modelo é o Scania G 500 8×4 XT. A Hexagon oferece toda a alta tecnologia de adaptação, instalação elétrica, câmeras e a cadeira remota de comando e a Fidens, prestadora de serviços de mineração, foi a pioneira no desenvolvimento e operação do veículo.

  • Pioneer entrega som de qualidade com o subwoofer TS – WX140DA

    Pioneer entrega som de qualidade com o subwoofer TS – WX140DA

    A Pioneer apresenta para o mercado brasileiro o subwoofer TS – WX140DA, produto que chega com a proposta de entregar três modos selecionáveis de graves para cada estilo musical e perfil de consumidor: Deep, Natural e Dynamic.

    O modo Deep foi pensado para reproduzir graves profundos como os do jazz e das músicas clássica e latina. Já o modo Natural tem uma característica acústica, gerando um som mais natural como o que encontramos nas músicas Pop. E o modo Dynamic estimula todos os sentidos, reverberando os graves por todo o veículo. Ideal para quem gosta de música eletrônica e rock.

    Modelo Pioneer tem design moderno, ocupa pouco espaço e preço a partir de R$ 1.349,00

    Pioneer entrega som de qualidade com o subwoofer TS – WX140DA

    “O nosso lançamento pode ser colocado sob o banco do passageiro ou até no porta-malas. Sua cor e design não brigam com o interior do veículo, e a originalidade dele pode ser mantida. Isto é algo muito desejado pelos nossos consumidores. Além disso, ele pode escolher o grave que mais gosta”, diz Patrícia Mota, Gerente de Marketing e Trade MKT da Pioneer do Brasil.

    Um dos destaques do subwoofer Pioneer TS – WX140DA é o seu tamanho diferenciado, com medidas de 20cm x 13cm, que não ocupa o espaço interno dos veículos. Embora pequeno, seu som de qualidade garante uma experiência sonora única, graças ao amplificador digital Classe D, que não distorce o som, e aos tipos diferenciados de graves.

    Com design ultracompacto, este novo modelo de subwoofer da Pioneer foi projetado para operar com baixo consumo de corrente. Aceita entrada RCA de áudio ou SPK, sendo compatível com a maioria dos sistemas de som do mercado, originais de fábrica ou não.

    Além de possuir um circuito magnético de alta performance e carcaça rígida, que suporta graves nítidos e pesados, o novo subwoofer da Pioneer possui estrutura honeycomb para reduzir a distorção e é composto de diafragma de alumínio e cone de polpa, e uma centragem de fibra de aramida, que garante deslocamento estável.

    O subwoofer da Pioneer TS – WX140DA chega ao Brasil com preço a partir de R$ R$ 1.349,00 e pode ser adquirido através dos parceiros oficiais da marca.

  • O rugido da BYD com o King DM-i vai assustar a concorrência?

    O rugido da BYD com o King DM-i vai assustar a concorrência?

    Aqui no Brasil é comum dizer “não mexer no vespeiro” quando queremos evitar um problema que dificilmente vamos conseguir resolver. Mas, a BYD não quer saber disso e apresentou o sedã médio híbrido plug-in King DM-i com o claro objetivo de fazer frente ao Toyota Corolla, líder absoluto do segmento.

    Sedã médio híbrido plug-in BYD King DM-i chega em duas versões, autonomia de até 1.200 quilômetros e preço a partir de R$ 175.800,00

    O rugido da BYD com o King DM i vai assustar a concorrencia Divulgacao 5

    “Trazemos um novo conceito que irá revolucionar o segmento dos sedãs, um dos mais importantes do mercado, que perdeu espaço nos últimos anos. Queremos que os brasileiros embarquem no BYD King, onde o futuro da mobilidade converge com a elegância e a sustentabilidade, e cada jornada se torna um exemplo do estilo de vida moderno”, explica Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

    Numa breve pesquisa, em 2013 quem liderou o segmento de sedãs médios foi o Honda Civic, que já deixou de ser fabricado aqui no Brasil. A partir de 2014 só deu o Toyota Corolla na liderança. Esse ano, até maio, já foram 13,3 mil emplacamentos contra 2 mil do segundo colocado, o Nissan Sentra.

    As duas versões do BYD King DM-i são equipadas com um sistema que combina um motor de 1.5L a gasolina e outro elétrico

    O rugido da BYD com o King DM-i vai assustar a concorrência?

    Mas será que o rugido da BYD com o King DM-i vai assustar a concorrência? A marca afirma que o modelo vai “reinar no mercado nacional” e trouxe até o “Rei Pelé” para a sua campanha publicitária.

    Para encarar o desafio a BYD oferece o King DM-i nas versões intermediária GL, com preço a partir de R$ 175.800,00, e a topo GS, com preço a partir de R$ 187.800,00. Como referência de preço, as versões do Toyota Corolla híbridas têm preço de R$ 190 mil na versão de entrada e 201 mil na topo.

    As duas versões do BYD King DM-i são equipadas com um sistema que combina um motor de 1.5L a gasolina e outro elétrico capazes de gerar, na versão BYD King GS, 235 cavalos de potência 33,1 mkgf de torque máximo. Essa combinação resulta em uma experiência de condução marcada por agilidade, eficiência, conforto e sustentabilidade com 0 a 100km/h em 7,3 segundos.

    Com a bateria totalmente carregada, o veículo torna-se puramente elétrico, único no segmento, chegando até a 80 quilômetros de autonomia no ciclo Inmetro no modo elétrico. Quando a capacidade da bateria está baixa, ele se transforma em um veículo híbrido.

    O sistema DM-i prioriza a energia elétrica com dependência mínima de combustível. A integração da bateria Blade de 18,3 kwh na versão GS garante segurança e sinergia com as demandas de energia do sistema híbrido, resultando em um consumo de combustível de apenas 25,6km/l, e um alcance total, com tanque cheio e carga completa, de até 1.200 quilômetros.

    Importante observar que as duas versões do sedã têm capacidades de baterias diferentes: no BYD King GL é de 8,3 kWh e no BYD King GS é de 18,3 kWh.

    No design a linha King tem, de acordo com a BYD “um design dinâmico e elegante que ecoa o suave movimento das ondas do mar por meio de uma grade com padrões de gotas de água, acentuada por peças de acabamento que expandem sua presença.”

    O rugido da BYD com o King DM-i vai assustar a concorrência?

    O sedã médio possui 1495mm de altura, 1837mm de largura, 4780mm de comprimento e 2718mm de entre-eixos, com rodas de aro 17” e pneu 215/55R17 que completam seu visual moderno e esportivo. Seu porta-malas de 450 litros oferece amplo espaço e conforto e, na versão BYD King GS, os faróis de LED são evidenciados por uma faixa de Luz Diurna Integrada.

    Para comodidade e segurança do motorista, seu banco possui ajuste elétrico em seis posições, e no caso do BYD King GS, o banco do passageiro também pode ser ajustado em até quatro posições.

    Os cintos de segurança dianteiros contam com pré-tensionamento e alerta sonoro, e possui 6 airbags: dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais (bancos dianteiros) e dois de cortina (dianteiro e traseiro).

    O rugido da BYD com o King DM-i vai assustar a concorrência?

    O interior conta com linhas contínuas que fluem do painel, resultando em uma cabine espaçosa, confortável, elegante nos mínimos detalhes. Destaque para a tela flutuante de 12,8” e rotação elétrica, com Android Auto e Apple CarPlay, conexão com internet, um painel de instrumentos LCD Full-View de 8,8”, seletor de câmbio eletrônico por botão rotativo e o Sistema de Cockpit Inteligente da BYD, com comandos de voz intuitivos e atualizações de sistema Over-The-Air, que podem ser feitas remotamente, assim como acontece com nossos smartphones, por exemplo.

    Ambas as versões contam com amplos recursos tecnológicos, como o Monitoramento Direto da Pressão dos Pneus (TPMS), saída de climatização traseira, controle de cruzeiro, espelhos laterais elétricos e retráteis, além de quatro portas USB-A e tomada 12V.

    O BYD King DM-i ainda vem com carregamento por indução para smartphone, Assistência de Partida em Rampa (HHC), Controle de Cruzeiro (CC), Sistema de Monitoramento de Calibragem de Pneus (TPMS), Freio de Estacionamento Eletrônico (EPB), função Autohold (AVH), sensores de estacionamento, câmera 360º e compatibilidade com cartão NFC (Near Field Communication ou, em português, Comunicação por Campo de Proximidade).

    E no quesito segurança o sedã médio incorpora recursos como Sistema de Direção Assistida Elétrica (C-EPS), Frenagem Inteligente, Controle de Tração, Controle de Desaceleração do Freio de Estacionamento e Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem.

    O BYD King DM-i chega ao mercado brasileiro nas cores Branco, Cinza e Preto, com interior Preto e Cinza. A garantia do veículo é de seis anos, sem limite de quilometragem. A bateria Blade contará com garantia de oito anos, sem limite de quilometragem.

    Notas Rápidas, por Sérgio Dias

    BMW Group amplia assistências rumo à direção autônoma

    A BMW é a primeira fabricante de automóveis no mundo a receber aprovação para a combinação de um sistema de assistência à direção autônoma de Nível 2, BMW Highway Assistant, e um sistema de Nível 3, na forma do BMW Personal Pilot L3, no mesmo veículo.

    O novo Série 7 estabelece um marco no campo da condução automatizada ao oferecer uma oportunidade única de desfrutar dos benefícios de ambos os sistemas no mesmo carro.

    Brasil ganha primeira fábrica da Bajaj fora da Índia

    A Bajaj oficializou a inauguração de sua fábrica de motocicletas na cidade Manaus, Amazonas. A nova planta é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia e conta com equipamentos da mais alta tecnologia.

    “Todo o time da Bajaj do Brasil está muito orgulhoso em contribuir para este novo momento da marca no País. Começamos a nossa operação em dezembro de 2022 e ver que hoje, apenas 18 meses depois, já temos 21 concessionárias, comercializamos mais de 7.500 motocicletas e estamos inaugurando a nossa fábrica, é uma realização enorme e um grande indicativo de que estamos no caminho certo”, declara Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.

    Circuitos sem condições técnicas saem do calendário da Stock Car 2024  

    A Vicar, empresa promotora da Stock Car Pro Series, anunciou alterações no calendário 2024 motivadas em parte por deficiências técnicas e de estrutura em autódromos nacionais.

    “Neste aspecto, acredito que estamos em um dos piores momentos da história do automobilismo brasileiro, no qual poucas pistas conseguem abrigar as maiores categorias em condições técnicas satisfatórias, o que inclui segurança, algo que nos preocupa”, destacou Fernando Julianelli, CEO da Vicar, que também promove as categorias Stock Series, Turismo Nacional, BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA, TCR Brasil e TCR South America.

    Rampage já vendeu mais de 19 mil unidades no Brasil

    A Rampage celebra seu primeiro aniversário e, com apenas um ano presente em alguns mercados da América do Sul, a picape já superou a marca de 20 mil unidades vendidas na região.

    Apenas no Brasil a Ram Rampage já vendeu mais de 19 mil unidades nos primeiros doze meses de sua comercialização. Se considerarmos somente 2024, já são pouco mais de 10 mil unidades no acumulado do ano até aqui e presença constante no ranking de picapes mais vendidas.

    Empresas revelam protótipo de ônibus elétrico com carregamento ultrarrápido

    A parceria entre as empresas CBMM, Toshiba e VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou os primeiros testes em operação real de um protótipo conceito de ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com nióbio, uso inédito na indústria automotiva mundial.

    O período de testes é indeterminado e será definido de acordo com a evolução da aplicação. No médio prazo, deve expandir para uma pequena frota destinada à essa validação.

    Foton estreia no segmento de semipesados com o Auman 17T

    A Foton marca sua estreia no segmento de semipesados no Brasil com o caminhão Auman 17T, que chega para atender às necessidades dos transportadores mais exigentes, oferecendo um desempenho superior e uma experiência de condução confortável e produtiva.

    O Foton Auman 17T deve chegar no segundo semestre, com preço a partir de R$ 400 mil e chega equipado com motor Cummins F4.5L, 4 cilindros, com sistema Common Rail seguindo as normativas de emissões Proconve P8. Com 220 cavalos de potência e 820 Nm de torque, este motor oferece alto desempenho, e permite ao caminhão enfrentar aclives e manter velocidade constante em longas distâncias.

    Volvo inicia testes com caminhão elétrico em Curitiba

    Um caminhão elétrico Volvo FM Electric estará em operação na frota da Cavo, empresa do grupo Estre, que faz a coleta de resíduos da capital paranaense, numa ação que está sendo conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e faz parte das análises para redução das emissões de CO2 dos veículos de serviços da cidade.

    O teste em Curitiba vai durar três meses. O caminhão é um Volvo FM Electric 4×2 rígido, dotado de dois motores elétricos que combinados geram 450 cavalos de potência e quatro baterias de 360 kWh de energia total.

    JLR e Chery decidem recriar a marca Freelander como elétrico

    Com base no relacionamento de 12 anos a JLR – Jaguar Land Rover e Grupo Chery assinaram uma carta de intenções para fortalecer a oferta de produtos da CJLR – Chery Jaguar Land Rover para a próxima geração de veículos eletrificados na China com a marca Freelander.

    Os veículos serão projetados em colaboração com as equipes criativas da Chery e da JLR para criar um posicionamento no mercado de rápido crescimento de NEV – Veículos de Nova Energia da China. Os produtos serão construídos nas instalações de fabricação existentes da CJLR em Changshu.

    Icônico Mercedes-AMG SL 63 S E PERFORMANCE chega ao Brasil

    Por “apenas” R$ 1.689.900,00 já é possível encomendar aqui no Brasil o novo Mercedes-AMG SL 63 S E PERFORMANCE, mais um produto de sua marca de alta performance equipado com a tecnologia híbrida plug-in criada para a Fórmula 1.

    No SL 63 S E PERFORMANCE, o motor V8 biturbo AMG de 4,0 litros no eixo dianteiro também é combinado com uma unidade de propulsão elétrica no eixo traseiro.

    Linha Ford F-150 2024 chega ao Brasil no segundo semestre

    Está confirmado: a linha Ford F-150 2024 será lançada no Brasil no segundo semestre. A versão atualizada da picape, lançada no começo do ano nos Estados Unidos, traz aprimoramentos no design, na tecnologia e nos equipamentos.

    A nova F-150 2024 traz tecnologias e recursos desenvolvidos com propósito para avançar ainda mais na capacidade de enfrentar qualquer desafio, com o desempenho e robustez característicos da família de picapes Raça Forte da Ford. Todas as especificações da linha serão apresentadas mais próximo do lançamento.

  • BYD aprimora atendimento ao cliente no Brasil

    BYD aprimora atendimento ao cliente no Brasil

    A BYD anunciou a ampliação em duas horas no seu horário de atendimento por telefone, que agora vai até às 20h, visando aprimorar cada vez mais a excelência da CRC – Central de Relacionamento com Cliente.

    “Central de Relacionamento com Cliente” da BYD teve o horário no atendimento por telefone ampliado

    “Nosso time da Central de Relacionamento com Cliente está crescendo e, atualmente, realizamos um amplo programa de treinamento com nossos atendentes especializados, além de diversas práticas com os nossos produtos”, comenta Micheli Perri Aihara, Supervisora de Relacionamento com Cliente da BYD do Brasil.

    Com um serviço diferenciado à disposição do consumidor, a BYD possui canais de contato direto para tratar assuntos nas áreas de atuação da marca no Brasil: Vendas, Marketing e Pós-Vendas.

    Seus números mostram importantes conquistas, como, por exemplo, média de três mil consultas registradas por mês, com um nível de serviço de 98% no canal de voz, tempo médio de respostas nos canais digitais (e-mail e Reclame Aqui) inferior a quatro horas e mais 65% dos atendimentos sendo resolvidos logo no primeiro contato.

    Entre os contatos mais procurados, estão os assuntos relacionados ao suporte do BYD APP, funcionalidades e informações sobre os veículos, dúvidas sobre carregamento e carregadores e assuntos gerais de Pós-Vendas.

    “A BYD é uma empresa que traz diversas soluções para melhorar a vida das pessoas e tem uma estratégia assertiva para conquistar a confiança do consumidor. Queremos potencializar a satisfação do consumidor, oferecendo uma experiência positiva em toda interação com a marca”, finaliza Aihara.

    É possível entrar em contato com a Central de Relacionamento com Cliente da BYD nestes canais disponíveis: telefone: (11) 5118-9098, de segunda à sexta, das 8h às 20h ; e e-mail: cliente@byd.com.