Ministéio Público de Mato Grosso inicia projeto-piloto de Gestão de Pessoas por Competências

Ministeio Publico de Mato Grosso inicia projeto piloto de Gestao de Pessoas por Competencias

Está em execução no âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso projeto-piloto de Gestão de Pessoas por Competências. A experiência está sendo desenvolvida junto ao Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT. Planejamento, apresentação de solução tecnológica, mapeamento das competências organizacionais, dos cargos e perfis, dos produtos e dos processos de trabalho são algumas das fases do projeto. Haverá ainda o mapeamento das competências comportamentais de cada um dos 10 servidores lotados no Ceaf.

A subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão e coordenadora do Programa de Gestão por Competências, promotora de Justiça Hellen Ulliam Kuriki, explica que antes de iniciar a execução do projeto-piloto, 32 servidores participaram de capacitação com a empresa contratada para execução da iniciativa. O desenvolvimento das pessoas por meio da gestão por competência integra o rol de projetos prioritários do Planejamento Estratégico institucional.

“Este projeto propõe o fortalecimento do modelo de gestão de pessoas, por meio de capacitação e implantação de projeto-piloto em gestão por competências, por atender ao critério de excelência, proporcionando condições que auxiliam os gestores públicos a exercer, de maneira padronizada e sistematizada, sua governança com foco na busca da excelência de sua gestão. Portanto, mais preparados para enfrentar os desafios e mudanças necessários”, ressaltou.

O consultor de gestão de pessoas da  Leme Consultoria em Gestão de RH, Victor Barbalho, destaca que a gestão por competências alinha a atuação das pessoas aos objetivos das organizações, por meio de suas competências, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes. A proposta é ensinar os gestores e liderados a  falar sobre as competências uns dos outros de forma objetiva, respeitosa e voltada ao desenvolvimento humano. “Com isso acredita-se dar mais potência para os investimentos e ações de desenvolvimento, mais justiça para as ações de reconhecimento e mais saúde para as relações de trabalho”, enfatizou.

Segundo ele, no MPMT a técnica está pautada em duas grandes mudanças: implantação do Feedback como técnica oficial de desenvolvimento humano; e implantação da Avaliação de Desempenho com foco em Competências como processo organizacional periódico, ou seja, os servidores e gestores serão avaliados periodicamente por seus gestores e se autoavaliarão.

“Tudo isso está sendo construído com muito cuidado por um grupo de servidoras e servidores que estão imergindo na Gestão por Competências e realizando esse projeto- piloto para estudarem a melhor maneira para aplicar a Gestão por Competências nesta organização”, acrescentou.

Histórico – O desenvolvimento da gestão por competências no MPE/MT teve início em 2017 com a implementação da Política Nacional de Gestão de Pessoas. Dentre os trabalhos realizados, destacam-se a elaboração do projeto de gestão por competências; a realização de visitas institucionais a outros Ministérios Públicos; o mapeamento das competências comuns e a realização de evento institucional temático.

Em 2019, foi inserido no Plano Anual de Capacitação (PAC) do MPE/MT desenvolvido pelo Ceaf, as diretrizes da gestão por competências, sendo desenvolvidas no decorrer do ano as capacitações voltadas à promoção e aperfeiçoamento funcional dos integrantes nas competências comuns mapeadas. Foram realizados 21 cursos, estendidos e ampliados nos anos posteriores. Por essa razão, o Ceaf foi considerado unidade estratégica no que concerne à gestão por competências, sendo então escolhido como unidade piloto.