Covid-19: Com apoio das forças de segurança, município vai fiscalizar cumprimento de medidas restritivas

covid 19 com apoio das forcas de seguranca municipio vai fiscalizar cumprimento de medidas restritivas 1106325

As medidas básicas de prevenção ao coronavírus voltarão a ser cobradas em Lucas do Rio Verde. Representantes das forças de segurança e do município participaram de uma entrevista coletiva onde foram anunciadas medidas para conter o avanço da pandemia. Nos últimos dias o número de casos positivos aumentou de forma assustadora.

Coordenados pela Secretaria de Segurança e Trânsito, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícias Civil e Militar vão atuar no cumprimento das medidas básicas de enfrentamento a Covid-19.

O foco das ações será o cumprimento das medidas mais básicas de prevenção. Entre elas está o uso de máscara corretamente, distanciamento social e higienização de mãos.  Deverão ser visitados ambientes em locais com maior circulação de pessoas, como supermercados e outros estabelecimentos comerciais.

“Vamos fazer uma atuação de orientação. Não existe nenhuma orientação de restrição e de número de pessoas frequentando bares, boates e etc. Mas é importante que as pessoas colaborem pra isso”, assinalou o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Nunes.

Um plano de ação deverá ser traçado pelos representantes de forças de segurança para atuar junto à comunidade luverdense.

“Nós não queremos aplicar nenhuma medida restritiva nesse momento, até porque o decreto estadual vigente mantém apenas o uso de máscara e álcool. Contamos com a colaboração da sociedade para que as pessoas assumam a responsabilidade de tomar os cuidados mínimos de proteção”, pontuou o prefeito Miguel Vaz.

Situação de emergência

Nesta terça-feira (25), prefeito Miguel Vaz assinou Decreto Municipal que declara situação de emergência para fins de enfrentamento à pandemia de Covid-19 e surtos de síndrome gripal em Lucas do Rio Verde.

A medida foi tomada considerando o aumento significativo dos casos de influenza no município e em todo o território brasileiro, bem como o reconhecimento da pandemia do coronavírus pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do recente aumento de casos de Covid-19 confirmados.

Conforme o decreto, a situação de emergência autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional e internacional.

A Prefeitura informa que as medidas previstas no decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do município.