Profissionais de enfermagem fazem ato em Lucas do Rio Verde

manifesto enfermagem

Um grupo de profissionais que atuam em enfermagem em Lucas do Rio Verde participou de ato da categoria nesta quarta-feira (02). Vestidos de camisetas pretas, eles reforçaram a luta da categoria pela aprovação de projeto de lei que define jornada de trabalho e piso salarial nacional.

Os profissionais lembram a luta por melhorias para enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem que já dura cerca de 20 anos. A jornada de trabalho de 30 horas semanais e o piso salarial estão inseridos no projeto 2564/2020.

“Nós buscamos um piso salarial digno e uma jornada de trabalho digna”, ressaltou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Lucas do Rio Verde (Sinserpm), Karime Souto.

A presidente lembrou que a categoria é uma das mais envolvidas e sobrecarregadas no enfrentamento ao novo coronavírus. E este foi um dos motivos para o não comparecimento em massa ao ato público ocorrido no final da tarde de ontem.

“São profissionais extremamente responsáveis, não tem como deixar a população neste momento, tanto em hospitais, quanto nas unidades de saúde”, ressaltou.

Jornada de trabalho

A carga horária pleiteada pela categoria não é a ideal, principalmente pelo momento vivido. “É o mínimo que a legislação brasileira determina hoje. A gente sabe que ainda é pesado”, avalia.

Karime Souto observa que os serviços de saúde foram reforçados ao longo da pandemia e que reflete, por exemplo, na dificuldade em contratar profissionais pelos municípios. “Acreditamos que a jornada de 30 horas vai ajudar bastante”, conclui.